A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELATÓRIO DE GESTÃO DA FGTAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELATÓRIO DE GESTÃO DA FGTAS"— Transcrição da apresentação:

1 RELATÓRIO DE GESTÃO DA FGTAS

2 FUNDAÇÃO GAÚCHA DO TRABALHO E AÇÃO SOCIAL
Fundação de direito privado, vinculada à Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do RS Diretor Presidente: Anápio Ferreira Estrutura Física: 142 agências em 136 municípios

3 OBJETIVOS Implementar e desenvolver no RS as políticas de relações de trabalho e de promoção social

4 ATRIBUIÇÕES Planejar ações e executar projetos de assistência e promoção social, Assessorar entidades e grupos sócio-assistenciais, comunitários ou sindicais e prefeituras, Apoiar as organizações de trabalhadores nas áreas de formação e administração sindical, saúde e segurança do trabalho, Articular e celebrar convênios e outros ajustes, visando cooperação técnica e/ou financeira com órgãos públicos e privados,

5 ATRIBUIÇÕES Realizar estudos sistematizados da realidade social para subsidiar a elaboração da política social do poder público Apoiar e administrar o sistema público de emprego, Estimular o desenvolvimento do artesanato, Promover ações de formação profissional para os mercados formal e informal de trabalho, Estender e diversificar programas voltados ao idoso, Articular-se com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras visando a execução de seus programas

6 PRINCIPAIS PROGRAMAS E AÇÕES
Desenvolve atividade permanentes de: Intermediação de mão-de-obra Emissão da Carteira de Trabalho Encaminhamento ao Seguro-desemprego Promoção de ações de formação profissional Informações sobre mercado de trabalho Também é responsável por: Programa Gaúcho do Artesanato Vida Centro Humanístico Parque de Recreação do Trabalhador Espaço Social e Comunitário (ESC)

7 PÚBLICO ALVO Jovens sem experiência profissional
Pessoas portadoras de deficiência Pescadores artesanais Artesãos Trabalhadores autônomos Trabalhadores empregados e desempregados Empresários e pessoas usuárias de serviços de autônomos Crianças, adolescentes e idosos (atendidos no ESC- Espaço Social Comunitário PRT- Parque de Recreação do Trabalhador e no Vida Centro Humanístico)

8 RESULTADOS Intermediação de mão-de-obra
Carro chefe da instituição. Exige constante relacionamento com os empresários e estrutura adequada para atendimento aos desempregados.

9 RESULTADOS Seguro-desemprego
Encaminha o benefício e orienta empresários para a correta emissão de documentos.

10 RESULTADOS Emissão de Carteiras de Trabalho
Atende trabalhadores e encaminha documentos para DRT.

11 RESULTADOS Centro do Trabalhador Autônomo -CTA
Este programa tem 852 trabalhadores autônomos cadastrados. A queda no atendimento deve-se à falta de recursos para investir na divulgação da atividade.

12 RESULTADOS Programa Gaúcho do Artesanato - PGA
Atua na legalização da profissão e auxilia na comercialização com as lojas, feiras e eventos que realiza ou subsidia.

13 RESULTADOS Vida Centro Humanístico
Complexo existente da Zona Norte. Desenvolve atividades sócio- educativas e de lazer.

14 RESULTADOS Parque de Recreação do Trabalhador - PRT
Área de 87 hectares em São Leopoldo. Realiza diversas atividades sócio educativas para os moradores da região.

15 RESULTADOS Espaço Social e Comunitário - ESC
Atividade existente na Vila Farrapos, em Porto Alegre. Atua exclusivamente com crianças e pré-adolescentes com atividades extra classe.

16 RESULTADOS Pesquisa de Emprego e Desemprego PED/RMPA
Em parceria com a FEE , Dieese e Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) de São Paulo.

17 DIFICULDADES Falta de pessoal;
Falta de recursos para manutenção e investimentos; Atraso das verbas do convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego; Falta de recursos para projetos de melhorias no Programa Gaúcho do Artesanato, Centro do Trabalhador Autônomo, Parque de Recreação do Trabalhador, Vida Centro Humanístico; Falta de recursos para confecção de material de formação e divulgação.

18 EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA COMO GESTOR
Administrar sem recursos; Buscar a parceria dos funcionários para superar as crises; Buscar parceria com a iniciativa privada e/ou instituições afins, para qualificar os serviços; Manter bom relacionamento com todas as esferas do governo. Além disso, passamos a conhecer a realidade do Estado por outra ótica que não a do consumidor, visto que o contribuinte tem direito ao serviço e não pode ser deixado em segundo plano.

19 RESULTADOS POLÍTICOS Aumentamos em 30% o numero de agências, de 109 em 2002 para 142 em Essas 33 agências também levaram o PTB para 33 novos municípios. Reforçamos as administrações municipais em que o PTB atua como parceiro ou é o administrador principal. Ex.: Butiá Incrementamos o Programa Gaúcho do Artesanato beneficiando mais de 60 mil artesãos com a criação da logomarca, a nova Carteira de Artesão e os convênios assinados com a Caixa de Fomento RS, Ulbra Saúde e Banrisul. Este Programa teve a frente dois membros do PTB.

20 RESULTADOS POLÍTICOS Saímos vitoriosos na relação com os servidores da FGTAS, através da sua associação representativa. E no encaminhamento à STCAS de antigas reivindicações, tais como: Regimento Interno, Estatuto e Plano de Cargos e Salários. No âmbito pessoal, os resultados também foram positivos porque a oportunidade de administrar a FGTAS reforçou e consolidou o PTB não só em Charqueadas, mas na Região Carbonífera, facilitou a mobilização e a motivação dos militantes na base a partir do momento em que estes vêem as lideranças sendo consolidadas e, propiciou resultados positivos, como os conquistados na ultima eleição.


Carregar ppt "RELATÓRIO DE GESTÃO DA FGTAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google