A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bioética, Ética e Deontologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bioética, Ética e Deontologia"— Transcrição da apresentação:

1 Bioética, Ética e Deontologia
Fisioterapia Profa. Ilana Cruz

2 Introdução O que é Ética ?
A palavra Ética deriva do grego “ethos” que significa “costumes” e através do latim “mos” (ou no plural mores), costumes, de onde se derivou a palavra moral. Corresponde assim ao comportamento humano de determinado povo.

3 Ética e moral são dois sinônimos, de origem etimológica diferente, que significa a mesma coisa. Ética é a ciência da moral, ou seja , seria a “reconstrução intelectual, organizada pela mente humana, acerca da moral.” Este, pois seria o objeto da ciência ética.

4 A ética é uma parte do saber (filosofia) que trata precisamente dessa realidade que é a moral ou amoralidade do humano agir. A conduta é sempre moral (boa) ou imoral (má).

5 Fundamentos da Ética A ética estuda o caráter moral dos atos humanos, porque o homem atua sempre bem ou mal ? O fundamento do estudo ético é a natureza humana, pois é dela que vem a moralidade.

6 Ética Justificativa Ação Moral Direito Regras Voluntária Obrigatória

7 Ética Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom.
Moore GE. Princípios Éticos. São Paulo: Abril Cultural, 1975:4 A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano. Clotet J. Una introducción al tema de la ética. Psico 1986;12(1)84-92

8 Moral Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas. "a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas." Augusto Comte ( )

9 Direito " A lei é uma submissão exterior. A lei se relaciona a uma comunidade em particular, bem determinada e situada geograficamente (Estado). A lei se preocupa, a curto prazo, com a organização atual das liberdades. A lei se contenta em impor um mínimo de regras constritivas, que solicitam esforços mínimos." Durant G. A Bioética: natureza, princípios, objetivos. São Paulo: Paulus, 1995:11.

10 Os avanços do conhecimento humano da natureza humana em seus aspectos biológicos, contribuem muito para a ciência ética. Todo crescimento científico traz consigo um maior enriquecimento ético.

11 Ética Prática É sempre uma resposta a problemas.

12 Ética Prática Problemas que provocaram reflexões
Papel da Mulher/Feminismo Usos e Abusos de Animais Direitos das Crianças Degradação do Ambiente Guerra/Paz Pesquisa em Seres Humanos Direito à Saúde

13 Porque sendo o homem livre, sua natureza apreende o mesmo bem
Porque sendo o homem livre, sua natureza apreende o mesmo bem ? Porque está dotada de um órgão ético ? A resposta a essas questões aponta Deus, criador da natureza humana : “ A consciência é um oráculo de Deus que está em todas as mentes”. Antef, heraldo de Tutmosis III, XV a.C

14 Natureza moral do homem
A palavra “natureza” deriva do verbo latino nascere ou nasci. É algo biológico, embriológico, ligado á reprodução dos seres vivos. O homem não pratica apenas atos institivos, ex. digestão, sono... Mas atos humanos – e todo ato humano é moral. Ato humano é todo ato voluntário, livre, que o homem realiza conscientemente, porque quer.

15 Inteligência Prática Inteligência atenta à ação, inteligência que se prepara para que intervenha a vontade. Na linguagem comum, inteligência pratica significa inteligência para a ação,para a técnica, para empreender negócios ou atividades. É nesse âmbito que se preparam nossas ações, e o homem sabe se aquilo que quer fazer, faz ou fez é bom ou mal.

16 Consciência moral É uma operação instantanea da inteligencia pratica que consiste em julgar a propria conduta. É uma operacao prático-intelectual conhecida em todas as culturas. Depende diretamente do exercicio de faculdades superiores, e concretamente, da inteligencia pratica, que anteve a acao que realizaremos e ve a que realizamos ou já temos realizados.

17 É portanto uma função reflexiva da inteligência prática, pela qual a pessoa autojulga aquilo que vai fazer, faz ou fez segundo sua bondade ou malícia.

18 Sindérese e prudência O registro da ética é a consciência moral. A ética, em seu núcleo fundamental, está integrada por um tripé: a consciência propriamente dita, a sindérese e a prudência. São três instâncias ou sensores presentes no agir humano. O nervo do agir humano está integrado pela sindérese e pela prudência, que interdependem. A consciência é terceira instância, distinta, mas inseparável delas, do agir.

19 Sindérese

20 Prudência Capacidade de distinguir previamente o que convém, cautela, precaução.

21 O orgão prático-racional da ética
Está constituído pela sindérese e pela prudência e, pariando sobre elas, pela consciência. Um órgão tripartido. Esse orgão da moral é comum a todos os homens de todas as culturas, tanto árabes, chineses, americanos ou europeus. Todos tem sindérese, prudência e consciência – embora o estudo científico da ética esteja mais aprimorado em umas culturas do que em outras.

22 Todos os homens estão dotados de órgão ético
Todos os homens estão dotados de órgão ético? Não poderia ocorrer que cada homem possuísse a sua conduta pessoal boa, emanada de seu próprio órgão ético, distinta ou até contraditória de outrem ? Existe uma ética única ? Uma só lei moral para todos os homens? A ética é cultural ?

23 Instrumentos artificiais X naturais
Instrumentos artificiais X naturais . Artificiais : são os que o homem faz: pente, martelo, computador. Naturais : pulmões, estomago. Os primeiros são determinados para uma função, martelo para pregar pregos, mas serve para ferir uma pessoa. Os segundos claramente se destinam para um uso próprio.

24 O órgão ético de todo homem, por ser um instrumento da sua natureza racional, destina-se a uma função precisa e determinada: á boa conduta, a agir bem. Certamente, o homem pode embaçar esse seu órgão moral, mas, quando assim procede, está atuando de forma anti natural. É bom que o homem desenvolva a aprimore o uso do órgão moral-natural.

25 A família, a tribo e cidade
A família é o mais forte núcleo informativo das pessoas, desde as origens da humanidade. Historicamente encontram-se em quatro etapas sucessivas : família, tribo, cidade e nação. Na atualidade, iniciamos a quinta etapa, a globalização.

26 Globalização

27 Códigos de Ética

28 Ética Profissional é compromisso social
Pontos para sua reflexão:  É imprescindível estar sempre bem informado, acompanhando não apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos da sua área profissional, mas também nos aspectos legais e normativos. Vá e busque o conhecimento. Muitos processos ético-disciplinares nos conselhos profissionais acontecem por desconhecimento, negligência. Competência técnica, aprimoramento constante, respeito às pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerância, flexibilidade, fidelidade, envolvimento, afetividade, correção de conduta, boas maneiras, relações genuínas com as pessoas, responsabilidade, corresponder à confiança que é depositada em você... Comportamento eticamente adequado e sucesso continuado são indissociáveis!

29 Boa noite, alunos !!!!!


Carregar ppt "Bioética, Ética e Deontologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google