A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise Documentária e Representação da Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise Documentária e Representação da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Análise Documentária e Representação da Informação
Disciplina: CBD0294 - Introdução à Análise Documentária Orientação: Giovana Deliberali Maimone Membros do grupo: Ana Eliza Duarte Eduardo Dias Eduardo Marquioli Henrique Rodrigues Pena Patricia Freitas

2 Pontos abordados no artigo “Análise documentária e representação da informação”, de Kobashi (1996)
Contextualização sobre Análise Documentária e a Representação da Informação; Principais modelos teóricos para a fundação da AD; Estratégias de Organização e Representação da Informação Documentária; A representação Documentária da Informação; A significação nos processos documentários; O problema da Análise de Texto baseada na Inteligência Artificial

3 Introdução

4 Alguns modelos teóricos à Análise Documentária
JUAN BARCELÓ - Base de dados inteligentes, a partir da articulação de conhecimentos já disponíveis: Um cjto. de conceitos que se relaciona a um problema Uma representação “ativa” do conceito, onde o mesmo permite-se ligar a perguntas dos usuários; Meta-Conhecimentos sobre: problema/estrutura/estratégia JEAN-CLAUDE GARDIN - É creditado a ele a denominação do campo Análise Documentária, criando a base sobre processos documentários e contribuindo à terminologia adotada pela Ciência da Informação. A ideia da necessidade de se promover a aproximação entre linguística e documentação

5 A organização e a representação de informações documentárias
A representação de informações documentárias serve para a recuperação de informações contidas no texto original, e deve seguir três passos: - leitura do texto, - selecionar o conteúdo relevante para o uso e - transformar este conteúdo em informações manipuláveis.

6 A representação documentária
São dois tipos de representação produtos da Análise Documentária: RESUMOS: o texto-base é desestruturado, e um novo texto é construído a partir de fragmentos do original, mantendo seu sentido. ÍNDICE: a condensação é ainda maior, e os fragmentos do textos se caracterizam por meio de palavras.

7 Base de dados: IndexPsi
A base de dados IndexPsi Periódicos Eletrônicos, faz uso de resumo e indexação para facilitar ao usuário, o acesso aos textos que armazena

8 Linguagens Documentárias
A indexação tem como instrumento as linguagens documentárias, consideradas ferramentas, tencionando “traduzir” o conteúdo dos documentos. (CINTRA, 2002).

9 Linguagens Documentárias
Alfabéticas: tesauros e vocabulários controlados Exemplo: Consulta ao DeCS (Descritores em Ciências da Saúde)

10 Linguagens Documentárias
Hierárquicas: sistemas de classificação bibliográfica

11 A significação nos processos documentários
Relações entre a Análise Documentária e a Semiologia. Aproximação ou afastamento entre as ciências. Resumo – Semântica Textual. Linguagem. Diferentes escolas. Saussure e Peirce. Saussure – Arbitrariedade do signo.

12 O texto como objeto: algumas abordagens
Linguagem natural – Plurisignificação Linguagem Documentária – Univocidade de sentido. Terminologias. Significação – Resíduo não explicável.

13 Comparação entre Análise Documentária e outras ciências como:
Análise do Conteúdo Análise do Discurso Linguística do texto A Análise Logicista e a Análise de Textos segundo a Inteligência Artificial.

14 Análise do Conteúdo condições de produções de textos
textos de natureza diversa Análise Documentária x Análise de Conteúdo

15 Análise do Discurso interdisciplinar
relações históricas, sociais e econômicas análise interna vs. externa análise do discurso vs. análise documentária

16 Linguística do Texto texto como um todo; unidade de sentido
coerência, coesão e superestrutura textual superestrutura textual e a Análise Documentária

17 A Análise Logicista Metodologia voltada aos textos científicos, produzida pelas ciências ditas humanas. Leva a raciocínios esquematizáveis. Baseados em proposições descritivas e interpretativas. Avalia a validade das interpretações.

18 Problema da Análise Logicista
Lentidão na análise do texto científico. Comprometimento da produção de representações.

19 A análise de texto na perspectiva da Inteligência Artificial
I.A.: área que se preocupa com o comportamento inteligente [humano] e com sua simulação computacional. Hipótese fundamental da análise de texto baseada em I.A.: processos de pensamento são mecanizáveis, simuláveis em computador.

20 Problemas da análise de texto baseada em Inteligência Artificial
Nem sempre compreende a linguagem natural. Impossibilidade de transpor procedimentos, de uma área para outra, de forma mecânica. Programas computacionais geralmente supõem que um enunciado tem sempre sentido literal. Normalmente não interpretam contextos.

21 Problemas relacionados ao uso da Inteligência Artificial
[... A meta do Google agora é otimizar os seus algoritmos de compreensão de fala natural. Quando isso acontecer, falar com um desses robôs do Google será tão simples quanto conversar com uma pessoa. Porém, a linguagem natural ainda é um dos maiores desafios da inteligência artificial, de acordo com a empresa. …]

22 Exemplos de problemas da análise de texto baseada em Inteligência Artificial
Como ela trataria um texto que tem sentido ambíguo? Ou um que não tem sentido? Como identificaria um texto metafórico, irônico ou com outras figuras de linguagem? Importância de identificar objetivos do interlocutor e de inferir seu plano, para interpretar corretamente o que ele diz.

23 Considerações Finais O artigo é enriquecedor, pois esclarece diversos conceitos e fundamentos importantes que permeiam o desenvolvimento da Ciência da Informação, juntamente à Análise Documentária, considerado um dado contribuinte à geração de novos conhecimentos pertinentes à práticas biblioteconômicas.

24 Referências CINTRA, Anna Maria Marques et. al. Para entender as linguagens documentárias. 2.ed. ver. ampl. São Paulo: Polis, Cap. 2. KOBASHI, N. Y. Análise documentária e representação da informação. INFORMARE, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 5 – 27, jul. / dez MARTINS, Agnaldo Lopes. Potenciais aplicações da Inteligência Artificial na Ciência da Informação.. Informação & Informação, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 1-16, jul

25 Referências SABAH, G.. L'intelligence artificielle et le langage. Représentation des connaissances, Hermès, Paris,1988 VOGEL, M. J. M.. A influência de Jean-Claude Gardin e a linha francesa na evolução do conceito de linguagem documentária. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso), v. 14, p , 2009.


Carregar ppt "Análise Documentária e Representação da Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google