A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Reflexo inato.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Reflexo inato."— Transcrição da apresentação:

1 O Reflexo inato

2 O que é reflexo? A relação entre estímulo e resposta O que é estímulo?
É uma parte ou mudança em parte do ambiente O que é resposta? Uma mudança no organismo

3 O que é reflexo? “…relações entre estímulo e resposta que especificam que determinada no ambiente produz determinada mudança no organismo” (Moreira e Medeiros, 2007, p. 19). “…o reflexo é uma relação entre um estímulo e uma resposta na qual o estímulo elicia a resposta (p. 19). S  R

4 O Que é reflexo? “Essa relação fidedigna entre um evento ambiental, um estímulo, e uma mudança resultante no comportamento, uma resposta, tem sido denominada de reflexo” (Catania, 1999, p. 61)

5 O que é inato? Alguns reflexos já fazem parte do repertório comportamental desde o nascimento Todas as espécies já apresentam comportamentos reflexos inatos Qual a importância?

6 Intensidade do estímulo e magnitude da resposta
Ambos os termos referem-se à força do estímulo ou da resposta Um choque de 50 volts produziu uma contração muscular de 100 N. Exposto a uma temperatura de 42 º C por 5 minutos, um homem de 25 anos produziu 4 mililitros de suor.

7 Leis (ou propriedades) do reflexo
Lei da intensidade-magnitude A intensidade do estímulo é diretamente proporcional à magnitude da resposta

8 Leis (ou propriedades) do reflexo
Lei do limiar Para todo reflexo, existe uma intensidade minima do estímulo para que a resposta seja eliciada S abaixo do liminar –> não elicia R S acima do limiar –> elicia R IMPORTANTE: o limiar não é um valor definido

9 Leis (ou propriedades) do reflexo
Lei da latência Latência = intervalo entre dois eventos Nos reflexos = tempo entre a apresentação do estímulo e ocorrência da resposta A lei: quanto maior a intensidade do estímulo, menos a latência entre a apresensação desse estímulo e a ocorrência da resposta Além da latência para ocorrência da resposta, a intensidade do estímulo também afeta a duração da resposta

10 Exercício I Uma solução ácida de concentração 0,1 g/ml, ao ser colocada na língua de uma pessoa, faz com que ela salive. Ao fazer este teste com um sujeito experimental, um cientista registrou que depois que o ácido é colocado na língua,demorou apenas 1 segundo para que o sujeito começasse a salivar. Além disso, o tempo pelo qual o sujeito ficou salivando foi 2 minutos e ele produziu 20 ml de saliva Qual a Intensidade do estímulo? E a magnitude da resposta? Qual a latência da resposta? Qual a duração da resposta?

11 Exercício 2 Para entender melhor a relação entre a intensidade do estímulo e as medidas da resposta que havia realizado, o cientista, em um segundo momento do experimento, resolveu repeti-lo, mas desta vez aumentando a concentração da solução ácida para 0,3 g/ml. A partir disto, responda: A magnitude da resposta manteve-se a mesma que no exemplo anterior? Justifique. E a latência? Justifique. E a duração da resposta? Justifique.

12 Efeitos de eliciações sucessivas da resposta: habituação e potenciação
Habituação: quando um mesmo estímulo é apresentado várias vezes em sucessão, podemos perceber um decréscimo na magnitude da resposta. Potenciação: as eliciações sucessivas podem aumentar a magnitude da resposta

13 O reflexo e o estudo das emoções
“…boa parte (não tudo) daquilo que entendemos como emoções diz respeito à fisiologia do organismo” (Moreira e Medeiros, 2007, p. 26)

14 O reflexo e o estudo das emoções
Por que, então, parece tão difícil controlar nossas emoções? “Os organismos, de acordo com suas espécies, nascem de alguma forma preparada para interagir com seu ambiente. Assim como nascemos preparados para contrair um músculo quando uma superfície pontiguda é pressionada contra nosso braço, nascemos também preparados para ter algumas respostas emocionais quando determinados estímulos surgem em nosso ambiente” (p.26).


Carregar ppt "O Reflexo inato."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google