A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CPC 02 – Efeitos das alterações nas taxas de câmbio IAS 21

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CPC 02 – Efeitos das alterações nas taxas de câmbio IAS 21"— Transcrição da apresentação:

1 CPC 02 – Efeitos das alterações nas taxas de câmbio IAS 21

2 Efeitos das alterações nas taxas de câmbio
Objetivo Prescrever como as transações, conduzidas no exterior, ou mais especificamente, em outra moeda funcional por uma empresa devem ser devidamente registradas e apresentadas em suas demonstrações financeiras, bem como o de determinar os critérios a serem adotados para a conversão das referidas demonstrações.

3 Efeitos das alterações nas taxas de câmbio
Expansão das operações no exterior: Direta Prestação de serviços; Venda de bens e produtos. Indireta Investimentos em subsidiárias Gerou a necessidade de criação de regras contábeis

4 Efeitos das alterçações nas taxas de câmbio
Operações no exterior (1) Transações denominadas em moeda estrangeira, utilizando um ou mais tipos de moedas diferentes, resultam na necessidade de conversão dos resultados das operações conduzidas para uma única moeda; ou Investimento autônomo/dependente

5 Efeitos das alterações nas taxas de câmbio
Operações no exterior (2) Conduzir operações no exterior por meio de investimento direto em uma entidade localizada no exterior, cujos registros contábeis sejam preparados e mantidos em moeda estrangeira (moeda corrente da localidade onde se encontra a entidade investida). Investimento autônomo/independente

6 Efeitos das alterações nas taxas de câmbio
Operações no exterior (3) Emissão de títulos e valores mobiliários no mercado externo

7 Efeitos das alterações nas taxas de câmbio
Moeda funcional (preparação) Moeda de apresentação (divulgação)

8 Efeitos das alterações nas taxas de câmbio
Critérios para definição da moeda funcional Moeda que reflete o ambiente econômico; Moeda do país cujas forças competitivas e regulamentos determinam os preços de venda dos bens e serviços; Moeda que influência os principais custos que compõem o custo total de formação dos bens e serviços.

9 Efeitos das alterações das taxas de câmbio
Moeda de apresentação Se a moeda de apresentação diferir da moeda funcional, deve-se converter seus resultados e posição financeira para a moeda de apresentação.

10 Efeitos das alterações das taxas de câmbio entidades autônomas
Conversão em economias estáveis: Os ativos e passivos (exceto PL) devem ser convertidos pelas taxas de câmbio de fechamento de cada data-base;

11

12

13 Efeitos das alterações das taxas de câmbio entidades autônomas
Conversão em economias estáveis: As receitas, custos e despesas devem ser convertidos com base nas taxas de câmbio vigentes nas datas das respectivas transações, ou por uma taxa média. Entidade não autônomas = registro direto nas demonstrações da investidora

14

15 Efeitos das alterações das taxas de câmbio entidades autônomas
Conversão em economias estáveis (continuação): Todas as diferenças de câmbio (variações cambiais) apuradas em decorrência do processo de conversão de ativos, passivo e resultados devem ser registradas em conta específica do PL, lá permanecendo até a venda do investimento ou baixa.

16

17

18

19 Economia estáveis (índice de inflação dos últimos 3 anos inferior à 30%acum)

20 Efeitos das alterações das taxas de câmbio
SE a moeda funcional for a moeda de uma economia hiperinflacionária, as demonstrações das subsidiárias deverão ser atualizadas (restabelecimento do poder aquisitivo da moeda) ANTES da conversão.

21 Efeitos das alterações nas taxas de câmbio
Na ocasião do encerramento das demonstrações contábeis: Os itens monetários são convertidos em moeda funcional, com base na taxa de câmbio vigente; Os itens não monetários são convertidos em moeda funcional da data em que foram “adquiridos”, no caso de custos e, na data em que foram reavaliados, no caso de valor justo.

22

23 Efeitos das alterações das taxas de câmbio
As diferenças de câmbio resultantes de liquidação de itens monetários devem ser contabilizadas no resultado do exercício em que forem apuradas.

24

25

26 +6,5% de 2011 +5,84% de 2012

27 VARIAÇÕES CAMBIAIS Receita / despesa contra a conta de origem
Débito: Contas a receber (AC) Crédito: Receita de Variação Cambial (Resultado) Débito: Despesa de Variação Cambial (Resultado) Crédito: Contas a pagar (PC)


Carregar ppt "CPC 02 – Efeitos das alterações nas taxas de câmbio IAS 21"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google