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NEUROFISIOLOGIA DA COGNIÇÃO: INTEGRAÇÃO NEURAL E PERCEPÇÃO AULA Nº 6

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Apresentação em tema: "NEUROFISIOLOGIA DA COGNIÇÃO: INTEGRAÇÃO NEURAL E PERCEPÇÃO AULA Nº 6"— Transcrição da apresentação:

1 NEUROFISIOLOGIA DA COGNIÇÃO: INTEGRAÇÃO NEURAL E PERCEPÇÃO AULA Nº 6
FUCAMP – Fundação Carmelitana Mário Palmério NEUROFISIOLOGIA DA COGNIÇÃO: INTEGRAÇÃO NEURAL E PERCEPÇÃO AULA Nº 6 Prof. Mestrando Douglas Ataniel Alves Xavier Disciplina: Neurofisiologia Curso: Psicologia

2 INTRODUÇÃO AS FUNÇÕES SUPERIORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

3 NEUROFISIOLOGIA COGNITIVA
Pode ser definida como o estudo de como a cognição e a emoção são implementadas no cérebro , procurando ser uma ponte entre Mente e Cérebro, e objetiva estudar as representações neurais dos atos mentais. (Catarino)

4 “ ... a aprendizagem é um processo mental que envolve o processamento de informação e a sua passagem da memória de curto prazo para a de longo prazo. Neste processo, o conhecimento prévio do aluno e a construção de sentido tem um papel determinante em toda a aprendizagem. “O que cada um é capaz de aprender num dado momento depende em grande parte daquilo que ele já sabe”. (Doolittle, 2002, p. 2).

5 CICLO PERCEPÇÃO-AÇÃO AÇÃO SENSORIOMOTORA
Uma das finalidades da percepção é permitir uma interação com o ambiente. Interações podem incluir andar de um lugar para outro, pegar um objeto, conversar com uma pessoa ou dirigir um carro.

6 PERCEPÇÃO Perceber algo, derivado do latim, significa “apoderar-se” – logo a atenção tem que estar correlacionada. E é só por meio da percepção atenta que temos de um estímulo que sentimos, de um evento que presenciamos ou de uma resposta que emitimos, que poderemos mais tarde nos lembrar desse objeto, desse evento ou dessa resposta, resgatando uma memória arquivada por meio de um processo de aprendizado.

7 Refere-se a capacidade de discernir. CONSTÂNCIA PERCEPTUAL
Produto do Sistema Nervoso Central, que depende do entendimento dos sistemas sensoriais, indo além destes. Refere-se a capacidade de discernir. CERTO OU ERRADO? Logo: Não somente perceber alguma coisa, mas reconhecer as implicações relacionando-as a memória, cognição ou APRENDIZADO. CONSTÂNCIA PERCEPTUAL Retirado de Gazzaniga, Ivry e Mangun (2006).

8 PERCEPÇÃO ANIMAL EXPERIÊNCIA:

9 AH É VOCÊ!!!!

10 CAPACIDADE ÚNICA DE ABSTRAÇÃO
Humanos são únicos em sua capacidade de abstração, capazes de ver um tronco cortado em uma floresta e imediatamente pensar: “Que bom! Um banco para descansar!”.

11 MECANISMOS DE PERCEPÇÃO
Tais pessoas se tornaram incapazes de reconhecer objetos ou pessoas que antes lhes eram muito familiares. Porém podem descrever em detalhes o que lhes é pedido, o que descarta problemas de memória. Incapacidade de percepção AGNOSIA. Acredita-se que a memória possa ser formada em circuitos corticais reverberantes ajustados por mudanças na “resistência sináptica”. Na memória de curto prazo, a atividade continua após a estimulação por um longo período. Esta atividade prolongada permite consolidação gradual na memória declarativa de longo prazo. Ex.: a memória ultra-rápida está no circuito reverberante. Exemplo: alguém lhe diz um número de telefone desconhecido. Se o circuito reverberante for bem atuante, ele consegue segurar isso por mais tempo. Depois de um certo tempo, ele sai desse circuito. Se a informação for importante, ela é transferida para a memória de longo prazo. Os circuitos reverberantes estão todos no córtex temporal. Se ele for incorporado, ele passa para outra região, desta vez subcortical (hipocampo). O hipocampo tem a propriedade de aumentar permanentemente a eficácia da sinapse. Aí já não é mais circuito reverberante; é mudança de sinapse. Mas ele tem que ser evocado através do lobo temporal. Se considermos uma informação mais importante que não seja um número telefônico, você já iniciou o processo de passar para o hipocampo. Isto porque o seu cérebro decidiu que essa informação tem que ser lembrada. Mas se não reforçar a informação permanente, ela também se perde, ou seja, essas sinapses se "descolam". Um abraço. Silvia

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13 MEMÓRIAS ATENTAS AO CONTEXTO
Como já vimos o neurônio recebe um estimulo, ainda que inconsciente. Percepção da região anterior do Lobo Frontal Ativação da Memória Operacional e Atenção Ganha maior processamento neural - ATENÇÃO - Integração com memórias passadas Acredita-se que a memória possa ser formada em circuitos corticais reverberantes ajustados por mudanças na “resistência sináptica”. Na memória de curto prazo, a atividade continua após a estimulação por um longo período. Esta atividade prolongada permite consolidação gradual na memória declarativa de longo prazo. Ex.: a memória ultra-rápida está no circuito reverberante. Exemplo: alguém lhe diz um número de telefone desconhecido. Se o circuito reverberante for bem atuante, ele consegue segurar isso por mais tempo. Depois de um certo tempo, ele sai desse circuito. Se a informação for importante, ela é transferida para a memória de longo prazo. Os circuitos reverberantes estão todos no córtex temporal. Se ele for incorporado, ele passa para outra região, desta vez subcortical (hipocampo). O hipocampo tem a propriedade de aumentar permanentemente a eficácia da sinapse. Aí já não é mais circuito reverberante; é mudança de sinapse. Mas ele tem que ser evocado através do lobo temporal. Se considermos uma informação mais importante que não seja um número telefônico, você já iniciou o processo de passar para o hipocampo. Isto porque o seu cérebro decidiu que essa informação tem que ser lembrada. Mas se não reforçar a informação permanente, ela também se perde, ou seja, essas sinapses se "descolam". Um abraço. Silvia

14 MEMÓRIAS ATENTAS AO CONTEXTO
Para que um estimulo receba atenção depende do contexto. Ex.: Sinal da Escola no horário do lanche. Círculos vermelhos (dirigindo) ATIVAÇÃO DA MEMÓRIA

15 LOGO PERCEBO QUE: “A aprendizagem está ligada ao processo de desenvolvimento biológico. A evolução é determinada pela genética da espécie. Nosso cérebro demora vinte anos para amadurecer. Por isso, a criança faz atividades que interessam ao amadurecimento. Se você quiser jogar damas com uma menina de 3 anos, ela vai relacionar-se com as pedrinhas, não com as regras.

16 EVOLUÇÃO DO PROCESSO Aos 6 ou 7 anos, ela começa a organizar suas ações em razão de outros elementos: é capaz de se concentrar, ficar sentada ouvindo o professor, compreender orientações externas. Mesmo louco para jogar futebol, um garoto sabe que precisa primeiro fazer a lição. Com os adultos, o processo de aprendizagem é diferente. Com o passar do tempo, os hormônios passam por transformações que afetam os processos da memória. Por isso, sabemos hoje que os adultos aprendem mais lentamente, mas precisam aprender sempre. Nossa saúde mental depende da ampliação de experiências anteriores, de novas experiências práticas.” (Lima)

17 ILUSÕES E HEMISFÉRIOS CEREBRAIS
Memória: Aprender sobre o ambiente Associadas a percepção não é raro ocorrência de visões distorcidas. ILUSÃO OU REALIDADE?

18 ILUSÃO DE PONZO

19 TRIÂNGULO DE KANISA

20 HEMISFÉRIOS De forma mais ampla, somos influenciados por diferenças entre nossos hemisférios cerebrais. HEMISFÉRIO ESQUERDO: PERCEPÇÃO E DETALHES. HEMISFÉRIOS DIREITO: CARACTERISTICAS GLOBAIS.

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22 SINESTESIA CASA AMARELO
É modalidade sensorial que gera estimulação de outra modalidade sensorial. Vale lembrar: A estimulação de um percepto induzido não gera a percepção do estímulo indutor pareado. Ex.: Geralmente a percepção induzida é a de cores. CASA AMARELO

23 REFERÊNCIA Tratado de Fisiologia Médica: Arthur C. Guyton, 11ª edição.


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