A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coordenação: André Rangel e Carla Marize Augusta da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coordenação: André Rangel e Carla Marize Augusta da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Coordenação: André Rangel e Carla Marize Augusta da Silva
Grupo de Trabalho para Revisão do Plano de Enfrentamento às Violências Sexuais Contra Crianças e Adolescentes e para Elaboração do Plano de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes Coordenação: André Rangel e Carla Marize Augusta da Silva

2 Apresentação: O Grupo de Trabalho foi instituído pela Deliberação 1.188/2016 DS/CMDCA. Participações Institucionais: CMDCA-Rio Associação Amor e Vida Centro de Teatro do Oprimido Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro Fundação Roberto Marinho INATOS Participações pessoas físicas: Alessandra Franca de Menezes Elizabeth do Nascimento Silva Soares Kátia de Lourdes Freire Livian Cristine Merlino Pereira Vânia Izzo de Abreu

3 Temas Norteadores: Conceituação e tipificação das violências.
Expressões sociais e institucionais da violência: intrafamiliar; extrafamiliar; escolar; em situação de rua e outras. Aspectos culturais da violência e seu atravessamento nas políticas públicas (escolas, unidades de internação) – caminhos para a intersetorialidade.

4 Temas Norteadores: Valorização de estratégias para implementação de uma “cultura de paz” – por meio da legitimação de metodologias e experiências exitosas. Perspectiva de transversalidade com as demais políticas e planos existentes: CFC; Primeira Infância; Crianças e adolescentes com deficiência; SINASE e outros.

5 Decisões pontuais: Notificação ao CONANDA; CEDCA; SES/SEASDH/RJ; SUBDH/SMDS; UNICEF e FIOCRUZ sobre a criação do GT e consulta a esses órgãos sobre existência de discussão semelhante, em andamento em seus fóruns. Alinhamento conceitual entre os membros do GT - Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e a versão preliminar elaborada pelo CMDCA. Realização de amplo debate público - para mobilização e envolvimento de todos os segmentos do SGD por territórios.

6 Decisões pontuais: 3 Etapas: formulação; execução e avaliação de um plano municipal de ação. Garantia a crianças do seu direito à participação ativa, por meio de parcerias institucionais que desenvolvam metodologias específicas. Estímulo à criação de um grupo de participação de adolescentes, conforme a Resolução 159 do CONANDA.

7 Agenda de Reuniões O grupo de Trabalho se reúne ordinariamente 1 (uma) vez por mês. Contatos através da Secretaria Executiva do CMDCA / Obrigado!


Carregar ppt "Coordenação: André Rangel e Carla Marize Augusta da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google