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Projecto “Cuidar de Nós”- Odivelas

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Apresentação em tema: "Projecto “Cuidar de Nós”- Odivelas"— Transcrição da apresentação:

1 Projecto “Cuidar de Nós”- Odivelas
Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Coordenadora: Elisabete Carriço Psicóloga 18 de Junho de 2007

2 Equipa Técnica 2006: Elisabete Carriço Vera Reis Inês Gonçalves
“Cuidar de Nós”- Odivelas Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Equipa Técnica 2006: Elisabete Carriço Vera Reis Inês Gonçalves Helena Gomes Rita Guerreiro Manuela Policarpo

3 “Cuidar de Nós”- Odivelas
Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Rua Principal nº 34A – R/c A Pedernais/Ramada - Odivelas

4 CAAI: “Cuidar de Nós”- Odivelas
Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) CAAI: “Cuidar de Nós”- Odivelas Projecto da Liga Portuguesa Contra a Sida Parceria com a Câmara Municipal de Odivelas Co-financiado pelo Programa ADIS/SIDA.

5 “Cuidar de Nós”- Odivelas
Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Visita dos Representantes da CMO ao CAAI “Cuidar de Nós”

6 Perfil do Utente Apoiado:
“Cuidar de Nós”- Odivelas Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Perfil do Utente Apoiado:

7 Perfil do Utente Apoiado:
“Cuidar de Nós”- Odivelas Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Perfil do Utente Apoiado:

8 Perfil do Utente Apoiado:
“Cuidar de Nós”- Odivelas Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Perfil do Utente Apoiado:

9 Perfil do Utente Apoiado:
“Cuidar de Nós”- Odivelas Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Perfil do Utente Apoiado:

10 Perfil do Utente Apoiado:
“Cuidar de Nós”- Odivelas Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Perfil do Utente Apoiado:

11 Perfil do Utente Apoiado:
“Cuidar de Nós”- Odivelas Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Perfil do Utente Apoiado:

12 Perfil do Utente Apoiado:
“Cuidar de Nós”- Odivelas Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Perfil do Utente Apoiado:

13 “Cuidar de Nós”- Odivelas
Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Objectivos: Dotar o Concelho de Odivelas de um recurso especializado na área do VIH/SIDA; Apoiar a nível psicológico, social e jurídico pessoas infectadas e afectadas pelo VIH/SIDA; Potenciar a experiência da LPCS através da criação de um “novo” Centro de Atendimento e Apoio Integrado; Contribuir para o diagnóstico na área do VIH/SIDA.

14 “Cuidar de Nós”- Odivelas
Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Distribuição dos casos notificados acumulados VIH/SIDA, segundo os Concelhos do Distrito de Lisboa, 2006 1º Lisboa 2º Cascais 3º Loures 4º Amadora 5º Sintra 6º Oeiras 7º Vila F. de Xira 8º Odivelas Fonte: INS – 31/12/06

15 Resposta/Actividades Realizadas:
“Cuidar de Nós”- Odivelas Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Resposta/Actividades Realizadas: Apoio Psicológico/Aconselhamento Pré e Pós-teste; Apoio Jurídico; Apoio Social; Apoio a nível da Reinserção Social e Profissional; Atendimento/Aconselhamento telefónico e presencial; Encaminhamento para o CAAI:LPCS – Lisboa e outros organismos; Reuniões (internas e externas); Actividades no âmbito da Prevenção/Promoção e Educação para a Saúde.

16 A intervenção do CAAI baseia-se:
“Cuidar de Nós”- Odivelas Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) A intervenção do CAAI baseia-se: Conceito de Saúde da OMS (1948); Modelo Integrado de Intervenção: Ecológico/Sistémico, Ético, Humanista, Eclético, Aberto/Dinâmico e Justo a nível social e legal. Pressupõe: Prevenção Primária: promoção e educação para a saúde. Prevenção Secundária: avaliação clínica, apoio e suporte emocional, restruturação cognitiva, modificação comportamental e treino de aptidões e psicoeducação. Prevenção Terciária: rede de apoio social e seguimento pós-alta.

17 Centro de Atendimento e Apoio Integrado CAAI: “Cuidar de Nós”
Circuito do Utente: Utente CAAI: “Cuidar de Nós” Administrativo Atendimento ao utente Face ao pedido do utente Quando solicita um apoio específico Apoio Social Apoio Psicológico Apoio Jurídico Quando não solicita um apoio específico Triagem; Atendimento Social; Encaminhamento para Técnico.

18 Centro de Atendimento e Apoio Integrado CAAI: “Cuidar de Nós”
Implementação do CAAI “Cuidar de Nós” (1º ano) FASES 1ªPlaneamento e Organização 2ªIntervenção junto do Público-alvo 3ªAvaliação do Projecto

19 Horário de funcionamento/atendimento:
Centro de Atendimento e Apoio Integrado CAAI: “Cuidar de Nós” Horário de funcionamento/atendimento: Das 10:00h às 18:30h, sem interrupção para almoço (dias úteis). Em situações pontuais, para dar resposta ao utente/doente, foram realizadas consultas para além das 18:30h.

20 “Cuidar de Nós”- Odivelas
Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Resultados: 122 utentes/doentes atendidos no âmbito dos apoios psicológico, social e jurídico; 45 encaminhamentos/orientações para outros serviços; 8 apoios no âmbito da reinserção social e profissional; 7 utentes/doentes integrados no(s) Banco(s) Alimentar(es) locais; 73 atendimentos/aconselhamentos telefónicos a utentes; 197 reuniões internas e externas;

21 “Cuidar de Nós”- Odivelas
Centro de Atendimento e Apoio Integrado (CAAI) Resultados: Elaboração/aplicação de instrumentos de avaliação do projecto a utentes, técnicos externos e internos; Elaboração/produção/distribuição de documentos de informação/divulgação folhetos/cartazes: CAAI e prevenção; 10 artigos e 3 entrevistas para órgãos de comunicação social local; Distribuição de preservativos (cerca de 4000); Estabelecimento de contactos junto de associações comunitárias concelhias.

22 Questionários de Avaliação – Utentes:
Centro de Atendimento e Apoio Integrado CAAI: “Cuidar de Nós” Questionários de Avaliação – Utentes:

23 Centro de Atendimento e Apoio Integrado CAAI: “Cuidar de Nós”
Questionários de Avaliação - Utentes:

24 Questionários de Avaliação - Técnicos Externos:
Centro de Atendimento e Apoio Integrado CAAI: “Cuidar de Nós” Questionários de Avaliação - Técnicos Externos:

25 Centro de Atendimento e Apoio Integrado CAAI: “Cuidar de Nós”
Questionários de Avaliação - Técnicos Externos:

26 Centro de Atendimento e Apoio Integrado CAAI: “Cuidar de Nós”
Questionários de Avaliação - Técnicos Externos:

27 Questionários de Avaliação - Técnicos Externos:
Centro de Atendimento e Apoio Integrado CAAI: “Cuidar de Nós” Questionários de Avaliação - Técnicos Externos:

28 Investimento aprovado pelo ACS:
Centro de Atendimento e Apoio Integrado CAAI: “Cuidar de Nós” Investimento aprovado pelo ACS: ACS (74,70%) ,74€ LPCS (18,67%) ,44€ CMO (6,63%) ,00€ TOTAL ,18€

29 Centro de Atendimento e Apoio Integrado CAAI: “Cuidar de Nós”
Reflexões Finais:

30 Centro de Atendimento e Apoio Integrado CAAI: “Cuidar de Nós”
Apostas para 2007: Abranger um maior número de utentes; Continuar a diligenciar junto da CMO no sentido de: concretização do Protocolo previsto com os Centros de Saúde, os CAT e o Instituto da Segurança Social de Odivelas; mudança do CAAI “Cuidar de Nós” das instalações provisórias. Dar continuidade aos contactos com os técnicos de saúde no sentido do encaminhamento de utentes; Reforçar a divulgação do CAAI “Cuidar de Nós”.


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