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Alejandro Mena¹, Thelma Caballeros De Molina²

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Apresentação em tema: "Alejandro Mena¹, Thelma Caballeros De Molina²"— Transcrição da apresentação:

1 Alejandro Mena¹, Thelma Caballeros De Molina²
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Psicologia Grupo de Pesquisa Neurociência Afetiva e Transgeneracionalidade RELAÇÃO ENTRE AUTOESTIMA E NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO EM JOVENS DE DUAS EQUIPES DE FUTEBOL DA CIDADE DA GUATEMALA Alejandro Mena¹, Thelma Caballeros De Molina² Introdução Segundo a teoria da necessidade de realização, indivíduos realizam práticas que permitem alcançá-la com o intuito de desenvolver ou demonstrar competência (Nicholls, 1989). Atualmente, a grande maioria das pesquisas ao respeito tem sido conduzidas no domínio dos esportes. No entanto, esse domínio pode ir além do contexto de treino e da competição sendo um reflexo das circunstâncias individuais (Harwood, 2002). A autoestima torna-se também um fator importante que vai além do contexto esportivo e é um ingrediente essencial para o sucesso em uma ampla gama de domínios; tais como, desempenho no trabalho, saúde mental para esportes e o contexto social (Kanter 2004). Assim, tanto a autoestima quanto a necessidade de realização tornam-se fatores decisivos no contexto da competição esportiva. Objetivo Geral O propósito deste trabalho foi verificar a existência de relação entre autoestima e necessidade de realização em jovens jogadores de futebol, de duas equipes da cidade da Guatemala. Objetivos Específicos Além de avaliar a relação entre autoestima e necessidade de realização, a pesquisa procurou verificar a relação entre autoestima e as variáveis: nível de aspirações, nível de organização/metodologia de trabalho e constância no trabalho. Método Para a realização da presente pesquisa foi utilizado um delineamento quantitativo, transversal e correlacional. Amostra não probabilística, composta por 60 participantes com idades entre anos, membros das categorias Sub-20 de dois clubes de futebol da Guatemala. Utilizou-se o teste 5-Scale Test of Self-Esteem de Pope(1998), adaptado para a Guatemala. No entanto, para avaliar a necessidade de realização foi utilizada a Escala de Necessidade de Realização elaborada e adaptada para Guatemala por Morales (1998), a escala avalia, além da necessidade de realização, nível de aspirações, nível de organização/metodologia de trabalho e constância no trabalho. Resultados Os resultados evidenciaram que a média de autoestima global foi de 15,7 (DP =3.5), a média de necessidade de realização foi de 47,4 (DP =5.26). O teste de correlação de Pearson constatou correlação positiva entre autoestima e organização e método de trabalho (r = 0,27, p ˂ 0,05), correlação negativa entre autoestima e constância no trabalho (r= -0,16, p ˂ 0,05) e ausência de correlação entre autoestima e as variáveis: necessidade de realização e nível de aspirações. Discussão A partir dos resultados obtidos no presente estudo, verificou-se correlação positiva entre autoestima e organização/método de trabalho e a presença de correlação negativa entre autoestima global e constância no trabalho. Por tanto, os resultados apóiam a hipótese de que uma alta autoestima global poderia estar associada a menores níveis de constância no trabalho. É necessária a realização de novas pesquisas que propiciem mais evidências a respeito, levando em conta que a autoestima e a necessidade de realização tem sido vinculadas à independência, assunção de responsabilidade, tolerância à frustração e a vontade de buscar novos desafios (Ferkany, 2008). Referencias Bibliográficas Afari, E. (2012) Global Self-Esteem and Self-Efficacy Correlates: Relation of Academic Achievement and Self-Esteem among Emirati Students Canadian Center of Science and Education 5, Ferkany, M. (2008). The educational importance of self-esteem. Journal of Philosophy of Education, 42, 119–132. Morales, P. (1988) Problemas metodológicos en la medición de actitudes. Tesis inédita. Madrid. Universidad Complutense de Madrid.


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