David Ausubel – Sua História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "David Ausubel – Sua História"— Transcrição da apresentação:

1

2 David Ausubel – Sua História
É certo que a vida não explica a obra, porém certo é também que se comunicam. A verdade é que essa obra a fazer exigia esta vida (Merleau-Ponty, 1980)

3 David Ausubel – Contexto Histórico
No fim do século XIX e começo do século XX, os movimentos migratórios judaicos tomaram uma nova direção, a da América. Juntavam-se milhões que deixavam uma Europa empobrecida e dilacerada pelos conflitos, em busca de uma nova vida. A maior parte ia para os Estados Unidos, só no período de , setecentos mil judeus chegaram. A população judia sofria muitos preconceitos nesta época, afirmavam que o banditismo não era produto americano, mas que os imigrantes europeus da "classe baixa" é que tinham trazido para a América esse fenômeno. Existiam também muitos choques religiosos¹. A Revolução Russa de 1917 e a consequente Guerra Civil foram acompanhadas de vários pogrom. Progrom: É uma palavra russa que significa "causar estragos, destruir violentamente". Historicamente, o termo refere-se aos violentos ataques físicos da população em geral contra os judeus, tanto no império russo como em outros países. 1. Disponível em: Data de acesso: 08/05/2017.

4 Biografia Ausubel David Paul Ausubel nasceu no bairro do Brooklyn, Nova York, EUA, no ano de Filho de família judia e pobre de imigrantes vindos da Europa Central, Ausubel cresceu insatisfeito com a educação que recebeu. Formou-se médico-cirurgião, psiquiatra e psicólogo educacional, e demonstrava extremo interesse pelo estudo da aprendizagem e da educação.

5 Biografia Ausubel Descreveu criticamente as experiências de castigos e humilhações que vivenciou na escola e posicionou-se radicalmente contrário à educação tradicional e conservadora. Em um de seus mais conhecidos livros, Psicologia educativa: um punto de vista cognoscitivo (1978, p. 31) relatou algumas experiências escolares de punição e humilhação: “Escandalizou-se (um professor) com um palavrão que eu, patife de seis anos, empreguei certo dia. Com sabão de lixívia lavou-me a boca. Submeti-me. Fiquei de pé num canto o dia inteiro, para servir de escarmento a uma classe de cinquenta meninos assustados. (...) A escola é um cárcere para meninos. O crime de todos é a pouca idade e por isso os carcereiros lhes dão castigos.” “O importante não é o que fazem do homem, mas o que ele faz do que fizeram dele” (SARTRE)

6 David Ausubel David Paul Ausubel foi um psicólogo
da educação estadunidense. Nascimento: 25 de outubro de 1918, Brooklyn, Nova Iorque, EUA Falecimento: 9 de julho de 2008, Hyde Park, Nova Iorque, EUA Nacionalidade: Americano Formação: Middlesex University, Universidade Columbia, Universidade da Pensilvânia

7 Biografia Ausubel – Vida Acadêmica
Estudou medicina, especializando-se em psicologia na Universidade da Pensilvânia. Terminou sua residência clínica no hospital de Gouverneur em Nova Iorque, no sudeste de Manhattan perto de ChinaTown e Little Italy. na Universidade de Middlesex em Massachussets iniciou o mestrado. Começou o serviço militar como cirurgião assistente e psiquiatra residente do Serviço Público de Saúde dos Estados Unidos. Aí tinha cargo equivalente ao de capitão do exército. Ele serviu em alto mar na Alemanha, na Guatemala e na Nicarágua. Mais tarde, para a O.N.U., trabalhou na Alemanha no tratamento médico de pessoas desaparecidas.

8 Biografia Ausubel – Vida Acadêmica
Realizou suas residências em psiquiatria no Hospital da Universidade de Lexington em Kentucky, no Centro Psiquiátrico de Buffalo em Nova Iorque e na Escola de Medicina Albert Einstein, também em Nova Iorque. Depois de seu serviço militar com o Serviço de Saúde Pública dos EUA, Ausubel conclui seu doutorado em psicologia do desenvolvimento da Universidade de Columbia. Neste ano, Ausubel aceitou trabalho na Universidade de Illinois, onde publicou extensivamente sobre psicologia cognitiva até 1966. Nesse ínterim recebeu bolsa do programa Fulbright para um estudo comparativo da motivação profissional do povo Maori e dos europeus, o que o levou para a Nova Zelândia nesse período. Quando retornou, decidiu com sua família retornar a Illinois.

9 Biografia Ausubel – Vida Acadêmica
Foi posteriormente professor de Psicologia, Educação e Educação Médica na Universidade de Toronto. Foi professor visitante no Instituto de Educação de Ontário, na Universidade de Berna na Suíça, na Universidade Salesiana de Roma na Itália, e participou da Mesa e Escola de Capacitação em Munique, na Alemanha. Foi diretor do departamento de Psicologia Educacional na Universidade de Nova Iorque, onde trabalhou até ser jubilado. retirou-se da vida acadêmica para dedicar-se em tempo integral à prática psiquiátrica (psicopatologia geral, desenvolvimento do ego, vicío em drogas e psiquiatria forense).

10 Biografia Ausubel O pensamento de David Ausubel foi introduzido no Brasil no início da década de 70 pelo Prof. Joel Martins, quando começou a ministrar cursos de Pós-Graduação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, baseados nas idéias desse pesquisador norte americano. Em 1975, Ausubel esteve no Brasil na, PUC-SP, e coordenou um Seminário Avançado que reuniu 25 pesquisadores de todo o Brasil.

11 Biografia Ausubel – Vida Acadêmica
Ausubel esteve no Brasil na, PUC-SP, e coordenou um Seminário Avançado que reuniu 25 pesquisadores de todo o Brasil. foi premiado pela Associação Americana de Psicologia (Prêmio Thornike) por sua distinta contribuição à psicologia e à educação. Retornou à prática psiquiátrica no Centro de Educação Psiquiátrica para crianças em Rockland, Massachusetts. Curiosidade: as teorias de Ausubel foram por muito tempo rechaçadas pela comunidade científica em revistas do meio acadêmico. As publicações de Joseph Novak ajudaram a popularizar os princípios de Ausubel. Aos 75 anos, Ausubel aposenta-se como professor emérito e decide dedicar-se integralmente à escrita.

12 Biografia Ausubel Pesquisou a aprendizagem de caráter cognitivo: a integração dos novos conteúdos às estruturas cognitivas previamente existentes no sujeito. Defendia a abolição da aprendizagem repetitiva e baseada em memorização. Representante do cognitivismo, propôs uma aprendizagem que tivesse uma “estrutura cognitivista”, de modo a intensificar a aprendizagem como um processo significativo.

13 Onde esteve Ausubel?

14 Mapa Conceitual de Aprendizagem Significativa
Disponível em:

15 Biografia Ausubel - Obras
Ausubel dedicou-se à escrita, publicando quatro livros: Ego development and Psychopathology [O desenvolvimento do ego e a Psicopatologia] (1996) The Acquisition and Retention of Knowledge [A Aquisição e a Retenção do Conhecimento] (2000) Theory and Problems of Adolescent Development [Teoria e Problemas do Desenvolvimento Adolescente] (2002) Death and Human Condition [A Morte e a Condição Humana] (2002)

16 Obras Ego development and Psychopathology
Tradução: O desenvolvimento do ego e a Psicopatologia Editora: Transaction Publishers Numero de Páginas: 301 USD 55.95 Ano: 1996

17 Obras Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva
The Acquisition and Retention of Knowledge: A Cognitive View Editora: Springer; 232 páginas R$ 905,80 Edição: 2000 (30 de setembro de 2000) Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva Tradução: Lígia Teopisto Editora: Alicerce Editora

18 Obras Theory and Problems of Child Development
Tradução: Teoria e Problemas do Desenvolvimento Infantil Co-Autor: Edmund V. Sullivan   Editora: Grune & Stratton Inc. Páginas: 661 USD 7.34 Ano: 1958

19 Obras Death and Human Condition Tradução: A Morte e a Condição Humana
Editora: iUniverse Páginas: 286 Edição: 2002 USD: 20.95

20 Outras Obras Educational Psychology
Tradução do título: Psicologia Educacional: Uma Visão Cognitiva Autor: David Ausubel USD 74.45 1968

21 Outras Obras Maori Youth: A Psychoethnological Study of Cultural Deprivation Tradução: Juventude Maori: Um Estudo Psicoetnológico da Privação Cultural Editora Holt, Rinehart and Winston Original de Universidade da Califórnia Numero de Páginas: 221 USD 12,00 Ano: 1961

22 Outras Obras The Fern and the Tiki: An American View of New Zealand National Character, Social Attitudes, and Race Relations  Tradução: O FERN (samambaia – maori) e o TIKI (obter – maori) Visão americana do caráter nacional de Nova Zelândia, atitudes sociais e relações raciais Editora: Angus and Robertson Páginas: 256 USD 9,90 (Usado) 1960 (Primeira edição)

23 Outras Obras What every well-informed person should know about drug addiction Tradução: O que toda pessoa bem informada tem que saber sobre o vicio em drogas Editora: Nelson-Hall (1980) Páginas: 161 USD Ano: 1980

24 Outras Obras Learning Theory and Classroom Practice Tradução: Teoria da Aprendizagem e Prática em Sala de Aula Editora: Ontario Institute for Studies in Education (1967) Páginas: 31 Ego Development and the Personality Disorders: A Developmental Approach to Psychopathology Tradução:O Desenvolvimento do Ego e os Distúrbios da Personalidade: Uma Abordagem do Desenvolvimento da Psicopatologia Editora: Grune & Stratton, Original da Universidade de Michigan Páginas: 564 Ano: 1952

25 Obra sobre Ausubel Aprendizagem Significativa – A Teoria de David Ausubel Autores: Elcie F Salzano Masini e Marco Antonio Moreira Editora: Centauro Páginas: 111 Preço: R$ 22,90 Ano: 2001

26

27 Integrantes do grupo: Carolina Da Silva Ferrarezi – TIA 3165199-2
Fabio Safi Freire Felipe Soares Forti – TIA Gabriela Gois Ramos – TIA Pedro Henrique Lima Andrade – TIA Thiago Vinícius de Souza Santos – TIA


Carregar ppt "David Ausubel – Sua História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google