Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRaquel Felícia Marques Bastos Alterado mais de 6 anos atrás
1
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
Autora: Kátia Cristina Reimer Siedschlag (UNISOCIESC) Co-autor: José Maria Melim (UNISOCIESC) Colaboradoras: Vania Maria da Conceição Lopes e Yara Silva Daniele (UNISOCIESC)
2
INTRODUÇÃO Educação deve ser vista como uma prática social, ligada à formação de valores e práticas do indivíduo, possibilitando e encaminhando para uma autonomia, liberdade e diferenciação. Tecnologia; (é fria, EaD não é uma máquina de ensinar); Vínculos Afetivos; Tutoria como elemento chave.
3
OBJETIVO Apresentar as características importantes para uma relação saudável e proveitosa entre tutores e alunos, abordando os principais aspectos da tutoria on-line.
4
TUTOR
5
TUTOR No conceito do MEC, o tutor é um dos sujeitos que participa de forma ativa na prática pedagógica. Suas atividades podem ser desenvolvidas de forma presencial ou on-line, com seu envolvimento direto na contribuição do processo de ensino-aprendizagem (BRASIL, 2007).
6
AFETIVIDADE COMO FATOR MOTIVACIONAL
7
“A motivação nasce no interior de cada um
“A motivação nasce no interior de cada um. A única coisa que pode fazer para manter pessoas motivadas é conhecer suas necessidades e oferecer fatores de satisfação de tais necessidades”. (BERGAMINI)
8
ACOLHIMENTO O olhar não precisa estar vinculado ao ato de enxergar, mas sim, ao perceber. O olhar e o escutar é o sair de si e ver no outro a história que o motiva, seus pontos de vista (FREIRE, 1996).
9
ACOLHIMENTO
10
O tutor não pode ser visto como um super-herói mas, precisa ser aquele que vai ao encontro de que quem caminha isoladamente que sua caminha seja, SOLIDÁRIA e não SOLITÁRIA.
11
CONSIDERAÇÕES SOBRE O TUTOR
Problematizador de situações Conhecimento adquirido Experiências vividas Manter conexões Estabelecimento de vínculos Confiança Ter empatia Colocar-se no lugar do outro Estimular participação colaborativa Aluno como agente atuante Ter acuidade Saber quando intervir
12
CONSIDERAÇÕES FINAIS O tutor tem a responsabilidade da criação de vínculos afetivos, que irão determinar o sucesso da aprendizagem na modalidade a distância.
13
CONSIDERAÇÕES FINAIS Ser tutor é preciso querer ser, atuar, estar em constante formação, se abrir para aprender e sentir com o outro.
14
MENSAGEM FINAL O aluno é a visita mais importante da nossa instituição; Ele não depende de nós; Nós dependemos dele; Ele não é uma interrupção em nosso trabalho; Ele é o propósito deste trabalho; Nós não estamos fazendo um favor em atendê-lo; Ele está nos fazendo um favor em nos dar esta oportunidade. (adaptado de Mahatma Gandhi)
15
Obrigada! Contato:
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.