A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Universidade Federal do Maranhão Departamento de Saúde Público Disciplina: Gestão em Saúde Professor: Janice PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE São Luís-Ma 2011

2 Componentes Carlos Eduardo Ribeiro Soares Israel Amâncio Mendes
Jesus Nilson Torres Rafael Christian Soares Moraes Ronald Mendes Silva Thiago Rusevelt Morais Matteucci

3 Planejamento em Saúde Planejamento é em um conjunto de normas para serem seguidas por todos que trabalham numa dada instituição; Corresponde ao cálculos dos recursos materiais humanos ou financeiros necessário para que um determinado programa ou serviço funcione; planejar consiste em decidir com antecedência o que fazer para mudar as condições atuais,de a alcançar os objetivos a serem alcançados.

4 Planejamento em saúde na América latina
Que tem amplo campo das ações de saúde realizado por um sistema público; Costuma-se considerar dois grandes momentos em seu desenvolvimento “normativo”, representado pelo método cendes-opas e o Planejamento Estratégico; O método CENDES-OPAS foi desenvolvido em 1963.

5 O Método CENDES - OPS O método CENDES, propunha quatro critérios que determinam a ordem em que problemas de saúde deveriam ser atacados. 1. A magnitude do dano (doença ou problema), expresso pelo número de mortes causadas; 2. A vulnerabilidade função do impacto que as técnicas disponíveis poderiam exercer sobre a doença.

6 O Método CENDES - OPS 3. A transcendência pretendia medir a relevância que teria para uma determinada sociedade o grupo social mais afetado pela enfermidade em questão; 4. O custo da técnica mais eficaz disponível para evitar uma morte provocada pelo dano em consideração.

7 Planejamento Estratégico
Vertentes básicas do enfoque estratégico. 1. Pensamento estratégico de Mário Testa: discute e o poder e a organização como um espaço onde se materializa o poder social e articulação entre o poder técnico. 2. Planejamento situacional de Carlos Matus: sua reflexão e consequente proposta para a ação centra-se na necessidade de aumentar a capacidade de governar. 3. Enfoque estratégico da escola de Medelli: Enfoque estratégico para alcançar a Saúde para todos no ano 2000 (SPT/2000) nas Américas.

8 Característica do enfoque estratégico
O sujeito que planeja está dentro da realidade (histórica) e coexiste com outros atores; Há diferentes explicações, situações ou diagnostico condicionados pelo lugar que os atores ocupam nessa realidade; O enfoque trabalha com sistema de final (probabilismo).

9 O processo de planejamento
Identificar problemas atuais e futuros; Identificar os fatores que contribuem para a situação observada; Definir estratégicas cursos de ação que podem ser seguidas para solucionar os problemas; Definir os responsáveis pelo desenvolvimentos destas ações

10 Quatro momentos do PES EXPLICATIVO: o ator que planeja está permanentemente indagando sobre as oportunidades os problemas que enfrenta e tenta explicar as causas que o geram. O NORMATIVO: a ponta ao que é o desenho do “deve ser” ESTRATÉGICO: o ator que planeja deve construir viabilidade para seu desenho normativo se torne realidade TÁTICO-OPERACIONAL:condução do plano de operacionalização

11 Enfoque do PES na saúde ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE
Problema de saúde e problema do sistema de serviços; Necessidades riscos e danos que afetam indivíduos e grupos; Insuficiência (de recurso), ineficiência (gerencial), ineficácia (dos serviços),iniqüidade (do sistema); Inadequação (das respostas sociais e do sistema de saúde aos problemas e necessidades).

12 Enfoque do PES na Saúde FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS E DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES. em diversos níveis de governo (nacional, estadual, municipal ) gestão e gerência do sistema de saúde com diversos níveis de abrangência segundo problemas/grupos sociais (geral, particular, singular) Em diversos níveis de governo(nacional, estadual, municipal) gestão e gerência do sistema de saúde; Com diversos níveis de abrangência segundo problemas grupos sociais (geral particular singular).

13 Enfoque do PES na Saúde PROGRAMAÇÃO
Programação de ações em sistemas de saúde; Ações programáticas em unidades de saúde. GERENCIAMENTO DA EXECUÇÃO Condução e organização do processo de trabalho; Seleção de tecnologias.

14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Gestão Municipal em Saúde: textos básicos. Rio de Janeiro: Brasil. Ministério da Saúde, p.

15 OBRIGADO.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google