A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização de eventos II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização de eventos II"— Transcrição da apresentação:

1 Organização de eventos II
Docente Prof. Ms. Marcelo A. Mascarenhas

2 “Não adianta ficar preocupado com variáveis que você não controla, atrapalha seu foco no objetivo principal.” Bob Bowman (técnico de natação) Objetivos da aula Refletir sobre a abordagem que a Lei Geral do Turismo desenvolve sobre o campo de eventos. Apresentar e refletir sobre alguns elementos da área de planejamento e como estes se relacionam com o universo da organização de eventos.

3 Planejamento O que é a atividade de planejamento? Remete à idéia de organização do futuro, que tende a ser incerto. Trabalha com eventos prováveis de monitoramento acessível e eventos prováveis de difícil monitoramento. Também pode sofrer a influência de eventos “improváveis” (provenientes de erro em diagnóstico profissional ou incapacidade de avaliação adequada). Ex: um engenheiro que garante a incapacidade de um terreno deslizar, até que um dia este evento acontece.

4 Planejamento (cont.) Planejamento: tentativa de orientar uma atividade presente para determinado futuro, partindo-se sempre do pressuposto de que existem várias alternativas possíveis (DIAS, 2003, p. 87). Ao citar Bromley (1982), Dias (2003, p. 87) também afirma que [...] o planejamento busca definir e alcançar objetivos para o futuro, de tal maneira que as transformações que ocorram nas sociedades humanas não sejam determinadas por circunstâncias fortuitas ou externas, mas como resultado de decisões e propósitos gerados por um conjunto de pessoas determinadas. - Planejamento é uma tentativa de definir e seguir uma direção desejada (Dias, 2003, p. 87).

5 Planejamento (cont.) Planejamento: processo dinâmico (pode ser modificado casa ocorram mudanças no contexto usado como base para o plano inicial). Processo contínuo. Não pode ser trabalhado a partir de ações pontuais. Demanda monitoramento constante. Ex: Planejamento quadrienal pede momento críticos de avaliação pelo menos uma vez a cada ano. Semestralmente também é importante manter a atenção sobre os resultados observados. - Como envolve a orientação de eventos em ambientes complexos, deve levar em considerações todas as especificidades que podem interferir no seu resultado. Identificar e monitorar as variáveis de influência.

6 Atores do planejamento e organização de eventos: os stakeholders
Stakeholders: palavra designada para referir a um grupo de indivíduos e/ou organizações que fazem parte de um determinado processo, ou seja, podem afetar ou serem afetadas pela realização de uma atividade. Em razão deste envolvimento, também podem ser considerados como grupos de interesse. - Os stakeholders podem interagir com um processo das seguintes maneiras: Voluntária – quando se participa de uma atividade por vontade própria. Ex: Opção de ser acionista de uma empresa, ou de investir em um determinado mercado, etc.). Não voluntária – quando a participação em uma atividade não ocorre de maneira voluntária. Ex: Um morador que se muda de cidade em busca de sossego, mas de repente se vê incomodado pela criação de uma casa noturna próximo à sua casa).

7 Atores do planejamento e organização de eventos: os stakeholders (cont
Quem são os stakeholders no trabalho de planejamento e organização de um evento?

8 Atores do planejamento e organização de eventos: os stakeholders
(cont.) Stakeholders: múltiplo atores, múltiplos interesses – jogo de forças. Planejamento e organização do turismo: Para quem? Com que finalidade? O desafio dos planejadores e gestores de eventos: De fato os stakeholders são aqueles que devem orientar o direcionamento das ações de planejamento e organização de um evento. O desafio é saber o momento, a pertinência e a forma de equilibrar o atendimento aos interesses diversos.

9 Dica de site Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Entidade governamental com foco no aperfeiçoamento de funcionários da área educacional. A entidade apresenta uma linha de trabalho de cuida do apoio à realização de eventos na área acadêmica. Site:

10 Questões trabalhadas nesta aula (cont.)
Breve reflexão sobre a forma como que a Lei Geral do Turismo aborda a área de eventos. Reflexões sobre a área de planejamento e suas implicações para o campo de eventos. Sugestão de atividade: Entrar no site do Ministério do Turismo e de outras instituições (INEP, CNPq, CAPES, etc.) para verificar como é feito o apoio à realização de eventos.


Carregar ppt "Organização de eventos II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google