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PublicouSebastião Bugalho Sintra Alterado mais de 6 anos atrás
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Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
FACULDADE INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
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Física: Termodinâmica & Óptica
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Reflexão...
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O nosso curso de Física Alguns experimentos. Algumas simulações.
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Abordagem Metodológica Recursos Didáticos Avaliação Bibliografia
Plano de Ensino Objetivos Ementa Abordagem Metodológica Recursos Didáticos Avaliação Bibliografia
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Objetivos da LEC A Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM habilita educadores para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e também no Ensino Médio, através de nova estratégia de formação docente, cuja principal característica é formação multidisciplinar, capacitando estes futuros educadores para o desenvolvimento de práticas docentes em grandes áreas de conhecimento.
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Objetivos do curso de Física
O principal objetivo da disciplina é formar cidadãos capazes de aplicar os modelos científicos e de compreender a Ciência com ousadia e criatividade. Nesse sentido, é importante que essa disciplina atenda à diversidade de interesses dos alunos, contemplando:
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Objetivos do curso de Física
• a capacidade de pensar em Ciências e tecnologia em um exercício democrático de cidadania; • a formação de cidadãos capazes de fazer escolhas individuais e coletivas, morais e eticamente responsáveis em um mundo cada vez mais permeado pela Ciência e tecnologia; • o desejo contínuo de saber e de aprender a Física em níveis mais avançados (a apropriação de uma cultura do aprender a aprender).
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Ementa Leis da Termodinâmica, temperatura e fenômenos caloríficos.
Ondas, Óptica e funcionamento de instrumentos Ópticos; Fluidos e termodinâmica; Tópicos de Física Moderna; Aplicações de Física a Sistemas Biológicos; Diagnóstico de aplicação da física no meio local.
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Aulas teórico-demonstrativas;
Abordagem Metodológica Aulas teórico-demonstrativas; (simulações computacionais e experimentos com abordagem investigativa); Aulas práticas; Atividades individuais e em grupo.
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Recursos Didáticos Quadro branco Projetor de Multimídia
Apostila produzida especialmente para o curso Livro didático (Referência Bibliográfica) Infraestrutura do laboratório de Física do ICT
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Avaliação TEMPO UNIVERSIDADE: (48 horas)
Relatório das práticas experimentais: 10,0 pontos; Avaliação a distância: 10 pontos; Avaliação individual: 20,0 pontos. TEMPO COMUNIDADE: (12 horas) 30,0 pontos: Trabalho da Disciplina: Construção e validação experimental para obtenção da Umidade Relativa do Ar (URA) da comunidade, utilizando-se de instrumentos de baixo custo e fácil aquisição baseado na Metodologia Investigativa. 30,0 pontos: avaliação global do Módulo – Relatório do Tempo Comunidade. 40 pontos
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Termômetro Digital: Trabalho de Tempo Comunidade (TC) Valor: 30 pontos
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Obtenção da Umidade Relativa do Ar (URA)
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Avaliações: Serão duas avaliações ao longo da disciplina:
1ª avaliação presencial com valor de 20 pontos; 2ª avaliação a distância com valor de 10 pontos. Atividades realizadas no laboratório de Física (roteiros) Cada roteiro terá o valor de 10 pontos. Serão realizados, a priori, cerca de 8 experimentos, ao final da disciplina adiciona-se todos os valores dos roteiros entregues por você e extrai-se a média aritmética.
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Bibliografia Básica: HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K.S. Fundamentos de física. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, v.3. OKUNO, E.; CALDAS, I. L.; CHOW, C. Física para ciências biológicas e biomédicas São Paulo: Harper & Row do Brasil, TIPLER, P. Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, v.3; v. 4. TIPLER, P. A.; LLEWELLYN, R. A. Física moderna. Rio de Janeiro: LTC, p. VENCATO, I.; PINTO, A. V. Física experimental II - Eletromagnetismo e Óptica
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Bibliografia complementar ALONSO, M.; FINN, E. Física: um curso universitário. São Paulo: Edga d Blücher, p. BONJORNO, R. A. et al. Física fundamental. São Paulo: FTD, 1993. CALDER, N. O universo de Einstein. Brasília, 1988. EISBERG, R. M.; LERNER, L. S. Física: fundamentos e aplicações. São Paulo: Editora MacGraw-Hill do Brasil, 1983. v. 1; v. 2. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K. R. Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1984. v. 1; v. 2. HALLIDAY, D. Física. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996. 4v. LUZ, A. M. R. Curso de física. São Paulo: Scipione, 2000. 3v. MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B. Curso de física. 4. ed. São Paulo: Scipi ne, 1997. 3v. POMPIGNAC, F. Física geral experimental IV: texto de laboratório. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1984. 174 p. WILLIANS, S.; BROWNSTEIN, K.; GRAY, R. Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e científicos, 1973. 3v. YOUNG, H. D; FREEDMAN, R. A. S. Z. Física. 10. ed. São Paulo: Pearso Education, 2003. 3v.
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