A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó"— Transcrição da apresentação:

1 ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria no Rastreamento e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama, na UBS de Colinas/RS. ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó

2 Introdução O Brasil é um dos primeiros países do mundo a introduzir o exame de Papanicolau para rastreamento do câncer do colo do útero, e mamografia para câncer da mama. O câncer de colo de útero e o câncer de mama são afecções progressivas que podem evoluir para câncer invasor após 10 anos de iniciada a doença.

3 Caracterização do Munícipio
Introdução Caracterização do Munícipio O município de Colinas é uma comunidade pequena, de 65 km quadrados. Predomina a população rural. Economia agrícola com renda familiar média. Não existe nenhuma família em limite de pobreza. A origem germânica predomina na comunidade.

4

5 Introdução O município está localizado na Região Vale da Luz, parte da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. População de 2593 habitantes, e 880 famílias. O grupo etário que prevalece é o acima de 60 anos. Prevalência das doenças crônicas não transmissíveis. A principal causa de morte é a Neoplasia Malígna.

6

7 Introdução Caracterização da UBS

8 Introdução A Unidade Básica no modelo de atenção de ESF.
Equipe completa. Localizada na periferia da zona urbana de Colinas. População de 2593 pessoas, feminina é de 50,1 % (1299), masculina 49,9 % (1294), menores de 01 ano 1 % (22), menores de 05 anos 4 % (114), de 05 e 14 anos 10 % (255), de 15 a 59 anos 59 % (1532) e maior de 60 anos 26 % (692).

9 Introdução Estrutura física adequada;
ESF integrada por 2 médicos, 1 Enfermeira, 3 técnicas enfarmagem, 6 ACS; Oferece serviço de 07: 30 as 19 horas desde segunda até sexta; Especialistas que oferecem serviço de uma ou duas vezes por semana, além da nutricionista, Programa de Infância Melhor.

10 Situação programática antes da intervenção:
Introdução Situação programática antes da intervenção: Não possuíam os registros na UBS. Não eram registrados os indicadores de qualidade. Não existia monitoramento dos dados. Não existiam protocolos escritos na UBS. Não existiam arquivos para o registro do resultado.

11 Objetivo Geral Objetivo Geral.
Melhoria do controle do Câncer de Colo de Útero e de Mama, na UBS de Colinas/RS.

12 Metodología Metodologia
O trabalho foi realizado no período de 16 semanas Participarão da intervenção 652 mulheres na faixa etária de 25 a 64 e 363 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos de idade. As ações foram desenvolvidas em quatro eixos norteadores: Organização e gestão do serviço, (2) Monitoramento e avaliação, (3) Engajamento público, (4 )Qualificação da prática clínica.

13 Objetivo, metas e resultados
Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Meta 1.1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 45%. . Figura 5- Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero

14 Objetivo, metas e resultados
Meta 1.2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 40%. Figura 6- Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama.

15 Objetivo, metas e resultados
Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 2.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. 100% de coleta com amostras satisfatórias nos 4 meses de intervenção.

16 Objetivo, metas e resultados
Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia. Meta 3.1 Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Não houve exames alterados no período da intervenção.

17 Objetivo, metas e resultados
Meta 3.2 Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Meta 3.3 Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde.

18 Objetivo, metas e resultados
Metas 3.4. Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde.

19 Objetivo, metas e resultados
Objetivo 4: Melhorar o registro das informações. Meta 4.1: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Figura 7- Proporção de mulheres com registro adequado do exame citopatológico de colo de útero.

20 Objetivo, metas e resultados
Meta 4.2: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Figura 8- Proporção de mulheres com registro adequado da mamografia.

21 Objetivo, metas e resultados
. Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5.1: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo). Figura 9- Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com pesquisa de sinais de alerta para câncer de colo de útero.

22 Objetivo, metas e resultados
Meta 5.2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. Figura 10- Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos.

23 Objetivo, metas e resultados
Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Figura 11- Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos que receberam orientação sobre DST e fatores de risco para câncer de colo de útero.

24 Objetivo, metas e resultados
Meta 6.2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. Figura 12- Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos que receberam orientação sobre DST e fatores de risco para câncer de mama.

25 Importância para o serviço:
Discussão Importância para o serviço: Propiciou a unidade entre os integrantes da ESF. Melhoria na ampliação da cobertura e adição em cada ação programática. Atualização do cadastro da área da UBS. Melhor classificação de riscos para ambos os grupos. Melhoria na qualificação da atenção.

26 Discussão Importância para a comunidade.
Ajudou a afirmar a ação preventiva da UBS. Ampliação do exame de 2 para 12 vagas semanais, realizados 174 exames CP Duplicando as mamografias com a intervenção de oito vagas que historicamente possuíam o município para dezesseis por mês, realizando-se 67 mamografias.

27 Importância para a equipe.
Discussão Importância para a equipe. Exigiu que a equipe se capacitasse e contribuiu para enriquecer o conhecimento profissional. Promoveu o trabalho integrado em equipe do médico, da enfermeira, das técnicas de enfermagem, das agentes comunitárias de saúde e da recepção. Desenvolvimento do trabalho na comunidade.

28 Desenvolvimento do curso em relação às minhas expectativas iniciais:
Reflexão crítica Reflexão critica Desenvolvimento do curso em relação às minhas expectativas iniciais: O curso aumentaria a minha qualificação como profissional da APS. Enriquecer meus conhecimentos sobre o SUS. Graduação do curso de especialização. Contribuir à melhoria da saúde da população brasileira.

29 Reflexão crítica Significado do curso para a prática profissional.
Exigiu aprofundamento no estudo do câncer de colo de útero e de mama. Foi uma experiência na utilização da metodologia para implementar a ação programática. Elevou meus conhecimentos sobre o funcionamento do serviço, organização e gestão da UBS. Fortaleceu o SUS dentro do território da UBS de Colinas.

30 SEM MOTIVOS NÃO HÁ AMOR, SEM AMOR PELO QUE SE FAZ NÃO HÁ RESULTADOS

31 Obrigado Melhoria no Rastreamento e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama, na UBS de Colinas/RS. 2015


Carregar ppt "ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google