Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRicardo Lagos Henriques Alterado mais de 6 anos atrás
2
APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA
3
APRESENTAÇÃO QUAL O PAPEL DA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA
4
UMA CONCEPÇÃO DE DIDÁTICA AINDA PRESENTE:
Trabalhar técnicas de ensino Acreditamos que, uma vez apropriado o conteúdo, devemos saber como ensiná-lo Tivemos professores cujas atuações docentes, particu-larmente em sala de aula, são modelos de atuação e a serem imitados ou não, dependendo da avaliação que fazemos deles sobre o que se denomina “a didática do professor”. UAB - FÍSICA DIDÁTICA
5
A Concepção de que: Haveria uma maneira de se ensinar qualquer conteúdo a qualquer aluno, sendo a tarefa dos professores a de transmitir conteúdos. UAB - FÍSICA DIDÁTICA
6
Na área da Educação novas demandas se apresentam, principalmente devido a:
Própria produção de conhecimentos científicos e tecnológicos que ocorrem na atualidade e sua relação com o momento em que vivemos; 2. Ao fato de que houve democratiza-ção do acesso ao ensino Fundamental no Brasil a partir de 1970, ocorrendo pela primeira vez na nossa história o ingresso na escola de um público oriundo de classes e culturas que até então a frequentavam, salvo exceções. UAB - FÍSICA DIDÁTICA
7
Para além do COMO ENSINAR, a Didática envolve outro aspectos:
UAB - FÍSICA DIDÁTICA
8
O QUE ENSINAR? Estabelecer critérios para selecionar o que se ensina e o que se deixa de ensinar na escola. Por exemplo, ensinar ou não Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio? UAB - FÍSICA DIDÁTICA
9
PARA QUE ENSINAR? Queremos ensinar Física para alunos que serão físicos ou engenheiros? E os que não o serão, que farão com a Física ensinada? O que desejamos que façam com o conhecimento de que nós, professores de Física, somos portadores? UAB - FÍSICA DIDÁTICA
10
PARA QUEM E PORQUE SE ENSINA?
Quem são nossos alunos? Que falta farão para os alunos conhecimentos que temos que eles, eventual-mente, não? UAB - FÍSICA DIDÁTICA
11
Em busca dessas questões lembramos que:
DIDÁTICA Não se reduz apenas ao como ensinar Concepção tradicional da didática e que precisa ser modificada em função das transformações na produção e no papel dos conhecimentos científicos e tecnológicos; da mudança do perfil dos alunos que freqüentam as escolas e das alterações do papel do professor, que no conjunto exigem transformar o ensino. UAB - FÍSICA DIDÁTICA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.