A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti"— Transcrição da apresentação:

1 Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
FAESO – Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos BachareladoS em Engenharia CIVIL, Engenharia de Produção E Engenharia de CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Aula 04 Movimento Harmônico Simples (MHS) Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti OURINHOS-SP 2017

2 Movimento Harmônico Simples
Nosso cotidiano está repleto de oscilações, nas quais objetos se movem repetidamente de um lado para outro. Muitas são simplesmente curiosas ou desagradáveis, mas outras podem ser economicamente importantes ou perigosas. Exemplos: Vento em linha de transmissão elétrica (linha “galopa”) podendo rompê-lo; Oscilação das asas do avião por causa da turbulência do ar; (vídeo) Terremotos; (vídeo) Pontes balançando com o vento. (vídeo)

3 MHS e (MCU) Movimento Circular Uniforme
Movimento Harmônico Simples (MHS) É um movimento de oscilação repetitivo, ideal, que não sofre amortecimento, ou seja, permanece com a mesma amplitude ao longo do tempo. MHS e (MCU) Movimento Circular Uniforme

4 Resumo – Cinemática do MHS
O comprimento de onda () é a distância, em linha reta, entre duas cristas ou entre dois vales de uma onda. (Unidade de medida no SI: metro - m) A frequência (f) é a quantidade de oscilações completas por segundo que a onda possui. (Unidade de medida no SI: Hertz – Hz) A frequêcia angular () é a quantidade de radianos de arco de circunferência percorridos a cada segundo. (Unidade de medida: radianos por segundo – rad/s). A amplitude (A) é a distância entre o eixo horizontal e a crista ou o vale da onda. (Unidade de medida: metro – m) O período (T) é o tempo necessário para que a onda complete uma oscilação. (Unidade de medida: segundo – s)

5 Resumo – Cinemática do MHS
Frequência angular Amplitude Instante Fase inicial Frequência Período Constante elástica da mola

6 Calculadora deve estar no modo RAD
Atenção Calculadora deve estar no modo RAD Na calculadora Casio: Pressione a tecla Mode duas vezes e digite 2. Deve aparecer um R no alto do display da calculadora! Pressionando uma vez “MODE” Pressionando a segunda vez “MODE”

7 Não pode aparecer D e nem G.
Atenção Não pode aparecer D e nem G. Tem que aparecer R aqui!!!

8 Exemplo 1. (Halliday, p.91) Um bloco cuja massa é 680g está preso a uma mola cuja constante K=65N/m. O bloco é puxado sobre uma superfície sem atrito por uma distância de 11cm a partir da posição de equilíbrio em x=0 e liberado a partir do repouso no instante t. Determine a frequência, a frequência angular e o período do movimento Determine a amplitude; Qual é a velocidade máxima do bloco e onde ele estará nesse momento? Qual é o módulo da aceleração máxima do bloco?


Carregar ppt "Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google