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ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1

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Apresentação em tema: "ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1"— Transcrição da apresentação:

1 ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
Professor Marcelo Menezes Reis

2 Conteúdo Conceito de Estatística. Conceito de Variabilidade.
Subdivisões da Estatística. Importância para o Administrador. Planejamento estatístico da pesquisa

3 Estatística? “Estatística é a ciência de obter conclusões a partir de dados”. Paul Velleman. Perguntas do mundo real: Há mercado para um novo produto? Qual político venceria a eleição?

4 Variabilidade Existência da VARIABILIDADE, inerente à natureza, obriga a utilização de métodos estatísticos (em todas as áreas): “A Estatística estuda como controlar, minimizar e observar a variabilidade INEVITÁVEL de todas as medidas e observações”.

5 Subdivisões Pergunta do Planejamento mundo real! Censo Amostragem
Análise Exploratória de Dados Conclusões Inferência Estatística Probabilidade

6 Importância Qual é a função do administrador em QUALQUER organização?
TOMAR DECISÕES! Sem informações apropriadas as decisões podem levar à catástrofes. Estatística possibilita obter informações confiáveis.

7 Planejamento Estatístico
Definir a “pergunta do mundo real”. Exemplo: pesquisa do CRA. Opinião dos registrados sobre o curso onde se graduaram (se em SC). Objetivos, população, variáveis, delineamento, instrumento de pesquisa.

8 Objetivos da pesquisa Objetivo geral: ÚNICO; resume o que se pretende fazer. Objetivos específicos: aqueles que uma vez atingidos irão permitir a consecução do objetivo geral; definem o que a pesquisa irá medir: preferências, opiniões sobre fatos ou pessoas, resultados de experimentos, entre outras.

9 População Toda pesquisa estatística tem interesse no comportamento da População. “População é o conjunto de medidas da(s) característica(s) de interesse em todos os elementos que a(s) apresenta(m)”. Estimar tamanho da população.

10 Variáveis Sua medição permite atingir os objetivos específicos.
Para cada elemento pesquisado, em dado momento, cada variável pode assumir APENAS um valor: pesquisa planejada de maneira a garantir tal condição.

11 Variáveis As hipóteses de pesquisa são formuladas para as variáveis:
Definem-se os valores que esperamos que as variáveis assumam. Definem-se os relacionamentos que esperamos que as variáveis devam apresentar entre si.

12 Nível de mensuração

13 Nível de manipulação

14 Delineamento Objetivos, população e variáveis definidos.
Tipo de pesquisa: levantamento ou experimento. Forma de coleta dos dados: Censo ou amostragem. Dados secundários ou primários. Pode dividir a aula a partir deste slide (1-13; )

15 Levantamento População: opiniões dos registrados no CRA de Santa Catarina, graduados no estado Amostra: parcela da opinião dos registrados Aplicação de instrumento de pesquisa Dados observados

16 Levantamento Pouco controle por parte do pesquisador.
Apenas avaliar associação e correlação entre as variáveis. Precisa de muitos dados para retratar adequadamente a variabilidade.

17 Resposta ao questionário de motivação
Experimento Aula expositiva Estudo de Casos Turma A Turma B Resposta ao questionário de motivação

18 Experimento Muito controle por parte do pesquisador.
Permite avaliar relações de causa e efeito. Não precisa de muitos dados pois as fontes de variabilidade foram reduzidas.

19 Censo x Amostragem Todos: Censo Análise Exploratória dos Dados
População Parte: Amostra Análise Exploratória dos Dados + Inferência Estatística

20 Dados secundários Existentes

21 Dados primários Novos

22 Instrumento de pesquisa
Definidos os objetivos, variáveis, população, delineamento: como as variáveis serão medidas? Instrumento de pesquisa: Planilha de registros. Questionário.

23 Planilha Geralmente para situações em que basta apenas observar os elementos da população. Movimento em lojas de um shopping. Monitoramento climático. Número de acessos em um site.

24 Questionário Geralmente para situações em que é necessário obter as manifestações dos elementos da população (atitudes, preferências, crenças). Pesquisas de mercado. Pesquisas de opinião eleitoral. Pesquisas de comportamento.

25 Tô afim de saber... Sobre experimentos, consulte MOORE, D.S., McCABE, G.P., DUCKWORTH, W.M., SCLOVE, S. L., A prática da estatística empresarial: como usar dados para tomar decisões. Rio de Janeiro: LTC, 2006, na seção 3.2. Sobre elaboração de questionários, consulte BARBETTA,P. A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 8ª. ed. – Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008, capítulo 2.

26 Próxima aula Amostragem: O que é? Quando usar e quando não usar.
Tipos. Procedimentos. Cálculo de tamanho de amostra.


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