A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS"— Transcrição da apresentação:

1 PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS
Aula 09 Poli Design Fair – gestão do projeto

2 Avisos Dia 11 de outubro não haverá aula.
Dia 25 de outubro: palestra do Eng. Daniel Toledo sobre Complexidade do Trabalho e Avaliação da Capacidade para Executá-lo.

3 Iniciativa Stephen Covey, six levels of initiative
Here are the six levels of initiative, as summarized by Stephen Covey in Principle Centered Leadership: Wait until told Ask Recommend Act and report immediately Act and report periodically Act on own

4 Uma visão macro do evento: planejamento (PLAN)
Definir a missão do evento Educar a comunidade? Obter patrocínio para projetos de inovação? Homenagear algum grupo de pessoas? Escolha uma missão.

5 Planejamento 2. Defina metas O que realmente você quer atingir? Montar uma associação com uma equipe de 20 pessoas trabalhando nela? Obter R$ ? Mudar mentes? Excitar as pessoas com o tema? Escolha três metas (uma meta financeira, uma meta social, uma meta pessoal)

6 Planejamento 3. Junte uma equipe PDF PLAN DIV EXEC LOG GP

7 Planejamento 4. Prepare um escopo do evento O que acontecerá antes, durante e depois do evento?

8 Planejamento 5. Liste todos os trabalhos a serem executados, colocando-os num cronograma. Trabalhos podem ser desde pequenos projetos até pequenas tarefas. Seja completo – não deixe nada de fora.

9 Planejamento 6. Prepare um orçamento para o evento. Estipule um valor máximo de custo para cada trabalho. Não esqueça que o recurso mais valioso para quem é aluno da Poli é o tempo de dedicação. Cronograma em dias – tempo de dedicação em horas de um colaborador em cada trabalho.

10 Planejamento 7. Defina um tempo e um lugar O tempo já está definido? 10 e 11 de novembro é razoável? Como esses dias se encaixam no calendário letivo? Haverá algum impedimento ou obstáculo para a realização do evento? Onde o evento acontecerá (em detalhes)? Quantas salas utilizará?

11 Logística (LOG) 8. Pense em tudo que será necessário para que o evento aconteça. Equipamentos? Itens extras (água para palestrantes, crachás, brochuras)? Quantas pessoas serão necessárias na equipe logística? Imagine absolutamente tudo que pode dar errado e corrija antes. Passe para PLAN todos os trabalhos a serem feitos, e o orçamento máximo para cada trabalho.

12 Marketing e Divulgação (DIV)
9. Quais sãos os segmentos alvo? Alunos? Empresas? Quais empresas?

13 Marketing e Divulgação
10. Qual será a identidade visual do evento?

14 Marketing e divulgação
11. Qual material será necessário para mídia impressa? E para mídia digital? Quais serão os canais de relacionamento?

15 Execução 12. O que precisa ser feito de imediato? Veja com PLAN

16 Gestão (GES) 13. Quais são as linhas de base do projeto? Escopo (requisitos do produto) – quais já foram atendidos? Entregas programadas – quais já foram feitas? Trabalhos a serem feitos, definidos no tempo – quais já foram executados? Responsáveis por cada trabalho Gastos previstos versus gastos reais

17 Hoje: equipes ligadas ao mesmo subprojeto se reúnem e se coordenam
Usar uma tabela ARCI para definir os papeis e o fluxo de informações. Papeis A- quem assume a responsabilidade pelo resultado (cada trabalho tem um e apenas um) R- quem realiza o trabalho (cada trabalho tem pelo menos um; pode ser o A) C- quem precisa dar o OK para que o trabalho possa começar a ser executado I- quem precisa ser informado quando o trabalho começou e quando acabou Todos estes dados sobre papeis devem ser passados para o PLAN, que organiza e passa para a GES acompanhar.

18 Papeis dentro da equipe
Conduíte (elemento de contato com o professor) Relator (registra decisões tomadas nas reuniões de trabalho; atua como blogger se não houver um – veja papel 7) Controlador de escopo (mantem em ordem a relação de trabalhos a serem executados pela equipe, indicando quem assumiu a responsabilidade pelo resultado)

19 Papeis dentro da equipe
Radar de riscos (lista todos os riscos associados a cada trabalho e acompanha todos eles) Gestor interno (mantem controle sobre planejamento e execução dos trabalhos) Organizador (vai atrás de modelos e formulários para ajudar os outros membros da equipe a trabalharem com uniformidade)

20 Papeis dentro da equipe
7. Blogger (publica semanalmente no fórum de notícias um resumo do andamento dos trabalhos da sua equipe, mas com uma pegada mais leve; o primeiro relatório tem que sair até a próxima sexta dia 7)

21 Trabalho em sala de aula
Todas as equipes de PLAN, EXEC e GP irão se reunir formando a superequipe PEG, em uma sala a definir. As equipes de DIV e LOG irão se reunir formando a superequipe DL, em uma outra sala . Ao término da aula cada sala emitirá um relatório de decisões, que entregará para o professor. Não esqueçam de entregar uma cópia também para a outra superequipe.


Carregar ppt "PEF3111 – EMPREENDEDORISMO E MODELAGEM DE NEGÓCIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google