A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA"— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Unidade1_Encontro1 Profª Especialista Tânia Caramigo /08/17

2 “A cultura histórica tem o objetivo de manter viva a consciência que a sociedade humana tem do próprio passado, ou melhor, do seu presente, ou melhor, de si mesma. “ Benedetto Croce

3 Apresentação Professor e alunos Horário – Carga Horária
Princípios Teóricos e Metodológicos do Ensino de História – 3 aulas por semana - quinta-feira 60h Apresentação da disciplina – Plano de Curso

4 Competência Geral Conhecer os fundamentos teóricos e metodológicos do ensino e aprendizagem de História nos anos iniciais do ensino fundamental.

5 Competência Técnica Conhecer os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de História e refletir sobre o ensino nas primeiras séries do Ensino Fundamental.

6 ESTRUTURA DA DISCIPLINA
Unidades de Ensino (Conteúdo Programático) UNIDADE I - Fundamentos históricos e políticos dos processos de ensino e aprendizagem de História no Brasil. UNIDADE II - Metodologias do Ensino de História. UNIDADE III Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de História nos Anos Iniciais: 1º Ciclo. UNIDADE IV - Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de História nos Anos Iniciais: 2º Ciclo.

7 Introdução A História é a disciplina que nos fornece os referenciais culturais básicos para que compreendamos de onde viemos e qual é nossa posição e nosso papel diante da complexidade da realidade que nos cerca. Ela nos dá, portanto, a noção de nossa própria identidade ao conectar nosso presente com as vivências das gerações passadas.

8 Esse conhecimento ajuda a compreender as ações humanas no presente e relacioná-las aos acontecimentos ocorridos em outros tempos, bem como a projetar escolhas e tomar decisões quanto ao presente e ao futuro criando condições para a construção do pensamento histórico.

9 No estudo da História , a prioridade é desenvolver a consciência dos alunos. Para tanto, o professor pode se fazer valer dos eixos temáticos como estratégia de ensino. Assim, para o primeiro ciclo, o eixo temático é a “História local e do cotidiano” e para o segundo ciclo é a “História das organizações populacionais”.

10 Exposição do conteúdo Até o começo dos anos 80, o ensino de História estava voltado para criar uma identidade nacional no aluno. Esse objetivo não foi muito bem sucedido, dado que independente de nossa cor, éramos tidos todos como descendentes dos portugueses. Pouco se falava sobre as contribuições dos índios e negros. Até esse período, as estratégias para o ensino focavam a memorização de datas e nomes. Os recursos utilizados, em sua maioria, era o livro didático.

11 O ensino mudou e dentre os fatores que contribuíram para essa alteração estão a expansão escolar, o acesso mais democrático às informações e uma nova concepção pedagógica, que tende a considerar os alunos como participantes ativos no processo de construção do conhecimento. Busca-se, agora, a conscientização sobre as diferenças e semelhanças entre grupos sociais distintos e o estabelecimento de relações entre identidades individuais, sociais e coletivas.

12 A proposta para a disciplina de História no Ensino Fundamental é trabalhar com “eixos temáticos”. No primeiro ciclo, o eixo temático é História local e do cotidiano. No segundo, o eixo se refere à História das organizações populacionais. O trabalho com eixo objetiva substituir o ensino simplificador do passado, que dava razão à memorização de datas, fatos e sequências de períodos históricos. Em torno dos eixos temáticos, várias atividades podem ser desenvolvidas e que veremos em cada um dos ciclos do ensino.

13 Mão na massa... Figura 1

14 Figura 2

15 Referências Bibliográficas
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. História: a arte de inventar o passado. São Paulo:Edusc,2007. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º,2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, dez CHERVEL, André. A história das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n.2, p. XX, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais. História. Brasília. MEC/SEF.


Carregar ppt "PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google