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Epidemiologia Analítica

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Apresentação em tema: "Epidemiologia Analítica"— Transcrição da apresentação:

1 Epidemiologia Analítica
Estudos transversais Site:

2 O método Epidemiológico – estudos descritivos
Epidemiologia descritiva: Observação da frequência e distribuição de um evento relacionado à saúde-doença Hipertensão arterial Qual a frequência de hipertensão?

3 O método Epidemiológico – estudos analíticos
Observação da frequência e distribuição de um evento relacionado à saúde-doença Formulação de hipóteses : Existe associação entre atividade física e hipertensão arterial. Atividade física aumenta ou diminui doença cardiovascular. Estudos epidemiológicos quantitativos com teste de hipóteses

4 Tipos de estudo epidemiológico (adaptado de Almeida Fº, 2003)
Investigador Temporalidade População Tipo de estudo Observacional Transversal Individual Estudo transversal Agregado Estudo ecológico Longitudinal Estudo de coorte Estudo caso-controle Série temporal (ecológico) Intervenção ou Experimental Ensaio clínico Ensaio comunitário

5 Tipo de estudos epidemiológicos observacionais
A) “causa” (exposição) e “efeito” (desfecho) são mensurados em um único momento no tempo. B) Parte-se da exposição (presente/ausente) e, em pelo menos em um momento posterior no tempo, mensura-se a ocorrência do desfecho nos dois grupos. C) Parte-se do desfecho (presente/ausente) e, através de uma fonte confiável, verifica-se a exposição (passado) nos dois grupos.

6 Tipo de estudos epidemiológicos observacionais
A) “causa” (exposição) e “efeito” (desfecho) são mensurados em um único momento no tempo. B) Parte-se da exposição (presente/ausente) e, em pelo menos em um momento posterior no tempo, mensura-se a ocorrência do desfecho nos dois grupos. C) Parte do desfecho (presente/ausente) e, através de uma fonte confiável, verifica-se a exposição (passado) nos dois grupos. Estudo transversal Estudo de coorte Estudo caso controle

7 Quadros et al. Inquérito epidemiológico em escolares: determinantes e prevalência de fatores de risco cardiovascular. Cad Saúde Pública. 2016; 32(2):e Objetivo: descrever a prevalência e os fatores associados a condições de risco cardiovascular – dislipidemia, hiperglicemia e hipertensão - em escolares de ambos os sexos, com idades entre seis a 18 anos, alunos do 1o ao 9o ano do Ensino Fundamental e do 1o ao 3o ano do Ensino Médio das redes pública e particular do município.

8 Estudo Transversal População investigadaem um só momento

9 Estudo Transversal Estudo de prevalência descritivo ou Inquérito

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11 Estudo transversal analítico
Explorar associação entre variáveis Exposição Desfecho Explorar associação entre variáveis Área de residência Hiperglicemia

12 Área rural: 6 Com hiperglicemia Sem hiperglicemia Observa-se entre os dois grupos por residência (fator ou exposição ou determinante) em qual a hiperglicemia (desfecho) foi mais frequente (prevalência). Área urbana: 68 Com hiperglicemia Sem hiperglicemia

13 Estudos transversais Medida de frequência HiperG 68 6 Área urbana 796
Sem hiperG Total Frequência de hiperG Área urbana 68 796 864 Área rural 6 269 275

14 Prevalência HiperG 68 6 Área urbana 796 864 Área rural 269 275
Sem hiperG Total Prevalência de hiperG Área urbana 68 796 864 7,9 Área rural 6 269 275 2,2

15 Estudos transversais Existe associação entre exposição e desfecho?
Compara-se a prevalência do desfecho nos dois grupos: expostos e não expostos Razão de prevalências= Prevalência de hiperG na área urbana Prevalência de hiperG na área rural

16 Como medir associação entre exposição e desfecho?
Posso quantificar o quanto morar em área urbana aumenta ou diminui a frequência de hiperglicemia? Anemia Razão de prevalências Área urbana 8,0 8,0 / 2,3= Área rural 2,3 3,48

17 Medida de associação – Razão de prevalências – RP
Prevalência da hiperglicemia em escolares da área urbana (expostos) Razão de prevalências (RP)= No caso => RP= 3,48 Como interpreto? E se a RP fosse = 1? E se fosse = 0,5? Prevalência da hiperglicemia em escolares da área rural (não-expostos)

18 Estudos transversais Associação ou Causalidade?
Escolares com adiposidade periférica elevada têm 3 x prevalência de hiperglicemia daqueles com adiposidade normal. A adiposidade causa hiperglicemia? A hiperglicemia causa adiposidade?

19 Critérios de Hill Quanto mais critérios forem preenchidos, maior a chance de esta associação ser de "causa e efeito“ : Força da associação: quanto mais forte uma associação, mais provável que seja causal. Consistência: a relação deve ser condizente com os achados de outros estudos Especificidade: exposição específica causa a doença Temporalidade: causa deve ser anterior à doença Gradiente biológico (efeito dose-resposta): deve ser em gradiente, proporcional Plausibilidade biológica: A associação deve ter uma explicação plausível, concordante com o nível atual de conhecimento do processo patológico Coerência: os achados devem seguir o paradigma da ciência atual Evidências experimentais: Mudanças na exposição mudam o padrão da doença Analogia: com outra doença ou com outra exposição Bradford-Hill, Austin. (1965). "The Environment and Disease: Association or Causation?". 'Proceedings of the Royal Society of Medicine' 58: 295–300. PMID

20 Estudos transversais Pode ser medida a associação entre exposição e desfecho, mas há limitação para causalidade. Não há temporalidade, um critério importante para estabelecer causalidade.

21 Principal problema do estudo transversal
Causalidade reversa Para algumas variáveis, não se pode afirmar quem foi causa ou consequência.

22 Análise bruta e ajustada primeira abordagem

23 Confundimento Idade dislipidemia sexo exposição desfecho fator
É um outro fator que, de forma independente, é risco ou proteção para o desfecho. Este fator está relacionado com a exposição (maior ou menor frequência entre os expostos) Este fator não faz parte da cadeia causal entre a exposição e o desfecho

24 “Controle” do confundimento
A) Análise estratificada Estima-se a razão de prevalências de anemia em quem apresentou/não apresentou diarreia para cada grupo de idade B) Regressão múltipla Y=a+bx1+bx2+e O efeito de cada x (idade, diarreia) sobre Y (anemia) é estimado independentemente!!!!


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