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Control Objectives for Information and related Technology – COBIT 5

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Apresentação em tema: "Control Objectives for Information and related Technology – COBIT 5"— Transcrição da apresentação:

1 Control Objectives for Information and related Technology – COBIT 5
Mayara Souza Pedro Henrique Azevedo de Oliveira

2 COBIT

3 Introdução Premissa básica:
É o ativo mais importante para o COBIT que acredita que somente com uma informação clara e precisa é possível construir contratos que favoreçam essa ligação entre TI e Negócio e que consequentemente entregará valor ao consumidor final. Informação

4 Trata-se de um conjunto de processos e estruturas com o objetivo de assegurar que a TI possa suportar adequadamente os objetivos e estratégias de negócio da organização, de modo a agregar valor real ao negócio, balancear riscos e, acima de tudo, obter retorno sobre os investimentos realizados em TI; O principal objetivo da governança de TI é proporcionar o alinhamento da organização da TI com as necessidades do negócio, atuais e futuras, oferecendo assim melhores condições para a tomada de decisão sobre os investimentos em tecnologia. Governança de TI

5 Governança de TI Governança Corporativa de TI, segundo ISO/IEC 38500:
“O sistema pelo qual o uso atual e futuro da TI é dirigido e controlado. A governança corporativa de TI envolve a avaliação e a direção do uso da TI para dar suporte à organização no alcance de seus objetivos estratégicos e monitorar seu uso para realizar os planos. A governança inclui a estratégia e as políticas para o uso de TI dentro de uma organização.” Governança de TI

6 Governança de TI Governança Corporativa de TI, segundo ISO/IEC 38500:
“A norma orienta que os dirigentes da organização governem a TI por meio de três tarefas principais: Avaliar: o uso atual e futuro da TI; Dirigir: a preparação e a implementação de planos e políticas para garantir que o uso da TI atenda aos objetivos do negócio; Monitorar: o cumprimento das políticas e o desempenho em relação aos planos. Governança de TI

7 Governança x Gestão de TI
A governança corporativa de TI está inserida na governança corporativa da organização, sendo dirigida por esta. Busca o direcionamento da TI para atender ao negócio e o monitoramento para verificar a conformidade com o direcionamento tomado pela administração da organização. A gestão de TI implica a utilização sensata de meios (recursos, pessoas, processos, práticas) pra alcançar um objetivo. Atua no planejamento, construção, organização e controle das atividades operacionais e se alinha com a direção definida pela organização. Gestão controla tarefas operacionais, enquanto a Governança controla a gestão.

8 Princípios do COBIT

9 O Cubo do COBIT É o modelo que representa como os componentes se inter- relacionam:

10 O Cubo do COBIT Requisitos de Negócios:
Efetividade: lida com a informação relevante e pertinente para o processo de negócio, bem como a mesma sendo entregue em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável. Eficiência: relaciona-se com a entrega da informação através do melhor uso dos recursos, de forma mais produtiva e econômica. Confidencialidade: proteção das informações confidenciais a fim de se evitar sua divulgação indevida. Integridade: relaciona-se com a fidedignidade e totalidade da informação, bem como sua validade para o negócio.

11 O Cubo do COBIT Requisitos de Negócios:
Disponibilidade: relaciona-se a disponibilidade das informações quando esta é exigida para processamento pelo negócio. Também possui relação com a salvaguarda dos recursos necessários e sua capacidade. Conformidade: aderência a leis, regulamentos e obrigações contratuais relacionadas ao negócio. Confiabilidade: relaciona-se com a entrega da informação apropriada para tomada de decisão. O Cubo do COBIT

12 O Cubo do COBIT: Recursos de TI Aplicações Informações Infraestrutura
Pessoas Processos de TI Domínios Processos Atividades O Cubo do COBIT:

13 5 Domínios do COBIT 1 - Alinhar, Planejar e organizar:
As estratégias de TI e de negócios estão alinhadas? A empresa está obtendo um ótimo uso dos seus recursos? Todos na organização entendem os objetivos de TI? Os riscos de TI são entendidos e estão sendo gerenciados? A qualidade dos sistemas de TI é adequada às necessidades de negócios? Uso de informação e tecnologia e como isso pode ser usado para que a empresa atinja seus objetivos e metas; Composto por 13 processos; 5 Domínios do COBIT

14 5 Domínios do COBIT 2 - Construir, Adquirir e implementar
Os novos projetos fornecerão soluções que atendam às necessidades de negócios? Os novos projetos serão entregues no tempo e orçamento previstos? Os novos sistemas ocorrerão apropriadamente quando implementados? As alterações ocorrerão sem afetar as operações de negócios atuais? Para executar a estratégia de TI, as soluções de TI precisam ser identificadas, desenvolvidas ou adquiridas, implementadas e integradas ao processo de negócios. Alterações e manutenções nos sistemas existentes são cobertas por esse domínio para assegurar que as soluções continuem a atender aos objetivos de negócios. É composto por 10 processos.

15 5 Domínios do COBIT 3 - Entregar, serviço e suporte:
Tal domínio se refere à entrega dos serviços de TI necessários para atender aos planos táticos e estratégicos; Inclui processos para gerenciar operações, requisições de serviços e incidentes, assim como o gerenciamento de problemas, continuidade, serviços de segurança e controle de processos de negócio; Contém 6 processos. 5 Domínios do COBIT

16 5 Domínios do COBIT 4 - Monitorar, avaliar e analisar
Lida com a estimativa estratégica das necessidades da companhia e avalia se o atual sistema de TI atinge os objetivos para os quais ele foi especificado e controla os requisitos para atender objetivos regulatórios; Cobre as questões de estimativa, independentemente da efetividade do sistema de TI e sua capacidade de atingir os objetivos de negócio, controlando os processos internos da companhia através de auditores internos e externos; Composto por 3 processos. 5 Domínios do COBIT

17 5 Domínios do COBIT 5 - Avaliar, direcionar e monitorar:
Único domínio voltado para o processo de governança de TI; Estes processos ditam as responsabilidades da alta direção para a avaliação, direcionamento e monitoração do uso dos ativos de TI para a criação de valor. 5 Domínios do COBIT

18 Indicadores Outcome measures (indicadores de resultado):
São os indicadores avaliados após a execução do processo. Indicam se o processo alcançou o resultado esperado, considerando inclusive os critérios de informação. Performance indicators (indicadores de performance): São os indicadores avaliados durante a execução do processo, de modo que seja possível tomar medidas corretivas para assegurar que este alcance seu resultado.

19 Diretrizes de Auditoria
Trata-se de um guia passo-a-passo compilado para ajudar auditores externos ou internos a avaliar a performance da organização. A estrutura para o processo de auditoria aceita no mercado normalmente compreende 4 estágios principais: Obtenção do entendimento dos riscos Avaliação do controles determinados Avaliação de conformidade (por meio de testes) Substanciação dos riscos (dos objetivos de controle não atingidos).

20 O alinhamento com a estratégia da organização possibilita que a TI possa se posicionar de maneira a agregar valor aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, auxilia no posicionamento competitivo, assegura que os recursos sejam utilizados da melhor forma possível, o que naturalmente implica na redução de custos e melhora da eficiência administrativa (excelência operacional). Conclusão

21 Obrigado!


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