A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aline Bernardi Capriolli

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aline Bernardi Capriolli"— Transcrição da apresentação:

1 Aline Bernardi Capriolli
Aline Machado   Ana Cíntia Brasil Rejane Fortes Simone Conceição 

2 A MÚSICA COLABORA NA APRENDIZAGEM?

3 Segundo Rodrigues e Rosin
“ (...) a música na educação brasileira ainda é vista como acessório para entretenimento,como um recurso de reposição em momentos em que não se é possível cumprir o planejado pelo currículo escolar(...)”

4 “ (...) a arte não é um dom ou talento de alguns,mas que se tiverem oportunidade muitas crianças serão capazes de desenvolver essa habilidade,pois para se aprender uma atividade,primeiro é necessário experimentá-la.”

5 “ (...) a música no processo de ensino aprendizagem é uma oportunidade de agregar conhecimento histórico-cultural e que ela não é uma atividade inata,mas sim uma atividade construída pelo homem e uma atividade social através das interações humanas e que o professor pode utilizar como uma ferramenta para ensinar (...)”

6 WEIGEL (1988) e BARRETO( 2000 ) apud CHIARELLI afirma que as atividades de musicalização contribuem para: •Desenvolvimento cognitivo/linguístico:cuidade auditiva, coordenação motora,atenção. •Desenvolvimento psicomotor: senso rítmico, coordenação motora importantes para o processo de aquisição da leitura e da escrita”

7 Desenvolvimento sócio-afetiva: desenvolve o conceito de grupo,libera suas emoções desenvolvendo um sentimento de segurança e auto-realização.

8 Inteligência musical Segundo CAMPBELL;CAMPBELL; DICKINSON (2000,p147) apud CHIARELLI (2005) Conhecer a música é importante; A música transmite a herança cultural; A música é uma aptidão inerente e todas as pessoas merece ser desenvolvida; A música ensina os alunos sobre seus relacionamentos com os outros;

9 A música oferece aos alunos rotas de sucesso que eles podem não encontrar em parte alguma do currículo; A música melhora a aprendizagem de todas as matérias; A música ajuda os alunos a aprenderem que nem tudo na vida é quantificável; A música exalta o espírito humano.

10   A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar          sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre       o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos ao lado da matemática e da filosofia. (BRASIL, 1998, p. 45)

11

12 Momento Musical Fechem os olhos...

13 Referências Beauclair J. Olhar, ver, tecer: a busca permanente da teoria no campo psicopedagógico. In: Pinto SAM, Scoz BJL, et al., orgs. Psicopedagogia: contribuições para a educação pós-moderna. Petrópolis:Editora Vozes;2004. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. V 3. Conhecimento de Mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998.  CHIARELLI,L.K.,BARRETO,S. J. A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser.Revista Nº3 Junio 2005 ISSN: Disponível em < em 18/10/2016 Blog Luciana Steffen

14 MUITO OBRIGADA!


Carregar ppt "Aline Bernardi Capriolli"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google