A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UM CONCEITO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UM CONCEITO"— Transcrição da apresentação:

1 INFORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UM CONCEITO
AULA 1 Produção e Recepção de Informações: teorias e métodos Nair Y. Kobashi Giovana Deliberali Maimone 08/03/2016

2 PORQUE REFLETIR SOBRE UM CAMPO CIENTÍFICO
PARA ENCONTRAR A IDENTIDADE DO CAMPO PARA CONSTRUIR METARRELATOS QUE ESPECIFIQUEM SEU SER E FAZER ESPECÍFICOS ANTE OUTRAS CIÊNCIAS PARA FUNDAMENTAR SEU CORPO TEÓRICO E CRIAR UM CORPO CONCEITUAL PRÓPRIO RIGOROSO, CLARO E DEFINIDO PARA RESOLVER PROBLEMAS CONCRETOS QUE SURGEM NO CURSO DAS PESQUISAS PARA JUSTIFICAR A ABORDAGENS E METODOLOGIAS EMPREGADAS PARA ENTRAR EM DIÁLOGO COM OUTRAS DISCIPLINAS COM PLENA IDENTIDADE

3 CONHECIMENTO CIENTÍFICO
SISTEMA DE CONHECIMENTO SOBRE UMA PARTE DA REALIDADE (OBJETO DE ESTUDO) TEM UM OBJETO DE ESTUDO DETERMINADO CONHECIMENTOS SÃO VERDADEIROS CONHECIMENTOS JUSTIFICADOS (POR UMA METODOLOGIA) POSSUI CORPO TEÓRICO FUNÇÃO: EXPLICAR, COMPREENDER A REALIDADE

4 CONHECIMENTO CIENTÍFICO
REQUER JUSTIFICATIVA MÉTODO METODOLOGIA EPISTEMOLOGIA CORPO TEÓRICO CONCEITOS

5 CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO OBJETO: ESTUDO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E C0NSUMO (RECEPÇÃO) DE INFORMAÇÃO DOCUMENTÁRIA.

6 TEORIAS DA INFORMAÇÃO Teoria (matemática) da informação
Objetivo: obter o máximo de economia de tempo, energia e recursos financeiros na transmissão da informação (Shannon & Weaver) Teoria específica do campo da Cibernética (teoria do controle e da comunicação na máquina e no animal) - aplicável a vários campos - inseparável do desenvolvimento da informática e suas aplicações PORTANTO - CLASSICAMENTE ORIENTADA AO EXAME DA INFORMAÇÃO COMO PURA SELEÇÃO E AO CONTROLE COMO MECANISMO REPRODUTIVO - CAMINHOU PARA UMA VISÃO NÃO-CLÁSSICA, ORIENTADA À INFORMAÇÃO COMO DISTINÇÃO E AO CONTROLE DINÂMICO E REFLEXIVO. EXEMPLOS: SISTEMAS DE RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO.

7 TEORIA DA INFORMAÇÃO OBJETO: SINAIS (PORTANTO, NÃO SÃO SIGNOS)
SIGNOS: APRESENTAM RELAÇÕES DE SIGNIFICAÇÃO CULTURALMENTE DADAS ENTRE EXPRESSÕES ESTABELECIDAS POR CONVENÇÃO (SIGNIFICANTES E SIGNIFICADOS)

8 INFORMAÇÃO Na Semiótica: formulada por um sistema (código) que torna a possibilidade de ocorrência de um sinal mais ou menos previsível Na TI: é sobretudo medida de frequência relativa, cujo valor é vinculado ao grau de novidade ou impossibilidade.

9 Redundância e Entropia
Conceitos da TI que influenciaram os estudos da informação e da comunicação REDUNDÂNCIA: equivale à redução informativa (quanto maior a redundância, menor a quantidade de informação) É, portanto, medida de excedente relativo aos sinais Operação: busca de quantidade mínima de sinais necessários para transmitir a mesma quantidade de informação

10 REDUNDÂNCIA E ENTROPIA
REDUNDÂNCIA: REPETIÇÃO PARA TORNAR INTELIGÍVEL OU MAIS FACILMENTE INTELIGÍVEL UMA MENSAGEM. ENTROPIA: MEDE O GRAU DE DESORDEM QUE EM UM SISTEMA FECHADO

11 SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO
QUANTO MAIS DESORDENADO UM SISTEMA, MAIS IMPREVISÍVEL ELE SERÁ. CONCEITOS ASSOCIADOS: RUÍDO, SILÊNCIO, PRECISÃO, REVOCAÇAÇÃO, RELEVÂNCIA

12 MODELO E-M-R SIMPLIFICA A CONCEPÇÃO DE SRIs
Sistema quantificável e formalizável das relações entre os elementos de um sistema. Facilita a objetivação da ação comunicativa em termos de Estímulo-Resposta Ignora a interação simbólica

13 Interação simbólica Fundamental nas relações sociais
- sujeitos, linguagem, espaço, cultura Emissão: produz mensagens Recepção: processo de construção de sentido Assim, produção de informação documentária: processo de comunicação com emissão de mensagem e construção de sentido pelo receptor.

14 Emissão e Recepção PROCESSOS INTERDEPENDENTES
REQUEREM COMPETÊNCIA COMUNICATIVA AGENTES SOCIAIS DA COMUNICAÇÃO SUJEITOS COMUNICATIVAMENTE COMPETENTES (INFERÊNCIAS, USO DE METARREGRAS)

15 INFERÊNCIAS INFERÊNCIAS
NECESSÁRIAS PARA COMPLETAR AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS, já que elas raramente são exaustivas Explicam e justificam os motivos, metas e razões do interlocutor (inferências elaboradas e inferências avaliadoras)

16 METARREGRAS PROPRIEDADES INVARIANTES QUE GOVERNAM AS CONDIÇÕES FUNDAMENTAIS DE TODA INTERAÇÃO ATOR E OBSERVADOR DECIDEM O QUE É CORRETO FUNDAMENTAM A POSSIBILIDADE DE NEGOCIAÇÃO DAS AÇÕES DE INFORMAÇÃO CONFIANÇA, COOPERAÇÃO INTERLOCUTIVA, RECIPROCIDADE

17 TEORIA APLICÁVEL AOS SRI
Não deve ignorar o importância do conceito estatístico de informação Ela permite seu armazenamento, digitalização, processamento e transmissão à distância MAS, - Não pode ignorar o conceito de informação como significação, sentido (que escapam à possibilidade de cálculo)

18 Portanto, Questionar o conceito de informação de Shannon e Weaver pensando nas questões semânticas não previstas nessa teoria. De fato, não se pode estender o conceito de informação da TI ao significado qualitativo semiótico próprio das ações de informação

19 ALGUMAS ACEPÇÕES DE INFORMAÇÃO
ABORDAGENS: OPERACIONAL, SEMÂNTICO, SOCIODISCURSIVO OPERACIONAL: REFERE-SE ÀS TEORIAS CLÁSSICAS DA TI SEMÂNTICO-COGNITIVO: SER HUMANO COMO PROCESSADOR DE INFORMAÇÃO (CONCEPÇÃO EXTENSA)

20 ACEPÇÕES DE INFORMAÇÃO
LÓGICA: CONTEÚDO DE PROPOSIÇÕES ÀS QUAIS SE ATRIBUI V ou F. _ Referência e significado LINGUÍSTICA: INFORMAÇÃO TEM CONTEÚDO SEMÂNTICO, INCLUINDO-SE OS SENTIDOS PRAGMÁTICOS PRODUZIDOS EM CONTEXTOS DE COMUNICAÇÃO

21 CONHECIMENTO LINGUISTICA: CONHECIMENTO É PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO CONCEITUAL. ABORDAGEM COGNITIVA: IGNORA A COMPLEXIDADE DOS PROCESSOS SEMIÓTICO-CULTURAIS PROCESSAR SÍMBOLOS É DIFERENTE DE INTERPRETÁ-LOS E UTILIZÁ-LOS

22 CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONCEPÇÃO TRADICIONAL: AS MÁQUINAS
TAL COMO A MENTE, PODEM PROCESSAR INFORMAÇÃO (ABUSO DAS METÁFORAS COMPUTACIONAIS – ANALOGIA ENTRE ESPÍRITO HUMANO E COMPUTADOR)

23 ABORDAGEM SOCIODISCURSIVA
ELABORAR INFORMAÇÃO: ATIVIDADE SOCIAL COMPLEXA QUE REQUER CONSTRUÇÃO REFLEXIVA, REALIZADA EM CONTEXTOS DA ATIVIDADE SOCIAL, QUE DEFINE AS CONDIÇÕES TÉCNICAS, LINGUÍSTICAS, ECONÔMICAS E INSTITUCIONAIS.

24 ELABORAR INFORMAÇÃO PRÁTICA DISCURSIVA
NÃO HÁ, PORTANTO, CONCEITO FORMAL, ESTATÍSTICO, CIBERNÉTICO OU COGNITIVO QUE POSSA, ISOLADAMENTE, DAR CONTA DESSA PRÁTICA.

25 INFORMAÇÃO NA CI COMPONENTE TÉCNICO-OPERATIVO, TENDO EM VISTA AS FORMAS PELAS QUAIS AS TECNOLOGIAS TRATAM LINGUAGEM E INFORMAÇÃO ACEPÇÃO COGNITIVA: PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS ACEPÇÃO INSTITUCIONAL: PRODUÇÃO DE DISCURSOS EM ORGANIZAÇÕES COMPLEXAS (IMPORTÂNCIA ECONÔMICA, SOCIAL, POLÍTICA)

26 AÇÕES DE INFORMAÇÃO PROCESSOS PRESENTES EM TODAS AS ATIVIDADES SOCIAIS (NOVA RACIONALIDADE) PRÁTICAS PROFISSIONAIS: SELEÇÃO, TRATAMENTO, DIFUSÃO PROCESSOS HETEROGÊNEOS QUE EMBASAM A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA SOCIEDADE

27 INFORMAÇÃO MATÉRIA BÁSICA DO SISTEMA PRODUTIVO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA AÇÕES DE INFORMAÇÃO REQUEREM ATENÇÃO PRIVILEGIADA DA LINGUAGEM PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO SÃO PROCESSOS LINGUÍSTICOS SÃO RELAÇÕES COMUNICATIVAS CONSTRUÍDAS EM TORNO DE PRÁTICAS DISCURSIVAS QUE FAZEM PARTE DAS RELAÇÕES SOCIAIS E SE INSCREVEM NA DINÂMICA INSTITUCIONAL DA SOCIEDADE. BASES DE DADOS: ASPECTOS TÉCNICOS E SEMÂNTICO-DISCURSIVOS


Carregar ppt "INFORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UM CONCEITO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google