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PublicouManuella Lacerda Pedroso Alterado mais de 7 anos atrás
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Lastro, bitola e pneus de tratores agrícolas
Eng. Agr. Esp. Ciro Luiz da Silva Junior Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Lastro Funções: - Aumentar a aderência das rodas motrizes dos tratores ao solo. - Aumentar a estabilidade - Aumentar a capacidade de tração Os lastros podem ser colocados na frente, nas laterais e na parte traseira do trator (rodas) Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Lastro Tipos: - Lastro de água: nos pneus traseiros. É o primeiro lastreamento que deve ser feito (baixo custo). Volume de água máximo: 3/4 ou 75% do volume do pneu diagonal. Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Lastro Tipos: - Lastro de ferro fundido: pode ser colocado nas rodas motrizes (anéis) ou no pára-choque (barras). Peso: lastros frontais (35 a 40 kg) e lastros de rodas motrizes (45 a 50 kg). Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Lastro Outros tipos de lastro: - Lastro de material inerte: areia, pedra, ou brita é colocado em caixas metálicas (em desuso). Para implementos que exigem maior força de tração. - Lastro de bloco de concreto: colocado nos dois braços inferiores do SLH durante uma operação com lâmina ou pá frontal. Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Lastro Cuidados - Semeadoras, cultivadores e pulverizadores exigem menor força de tração (retirar lastros). - Se não retirar: maior compactação do solo, maior consumo de combustível, maior desgaste da máquina. Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Bitola Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Bitola Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Bitola É a distância de centro a centro dos pneus dianteiros e traseiros dos tratores. Função: adequação do trator ao espaçamento da cultura e ao implemento. Tipos de bitola: - Ajustáveis no eixo - Pré-fixadas - Servo-ajustáveis Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Bitola Ajustáveis no eixo: - Variação da bitola é feita soltando a presilha e prendendo a roda no eixo. - Permite obter grandes variações de bitola. - John Deere. Bitolas de 3m: importante para evitar amassamento de soqueira em cana. Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Bitola Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Bitola Pré-fixadas: - A variação da bitola é feita alterando a posição do disco e do aro. Tratores MF 265 permitem 8 variações possíveis, cada uma variando a bitola em 1 polegada. Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Bitola Servo-ajustáveis: - A variação da bitola é feita soltando as presilhas que prendem o disco ao aro e girando o eixo traseiro. Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Bitola Ajuste de bitola dianteira Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Bitola Cálculo da bitola - Para semeadora: as rodas do trator devem passar entre as fileiras da cultura. - Para aração com arado de aiveca: as rodas de um lado deslocam dentro do sulco e as do outro lado sobre a porção de solo não arado. - Para aração com arado de discos: possui formato abaulado, então, durante a operação há uma folga de 0,10 a 0,15m entre cada pneu e o local de ataque do arado. Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Pneus Funções: - Suportar o peso do trator (em condições estáticas e dinâmicas) - Amortecimento (em terreno irregular) - Garante transmissão das forças motrizes e frenantes do trator ao solo. Tipos de pneus: - Pneus radiais - Pneus diagonais Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Pneus Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Pneus Pneus radiais: - Fibras das lonas dispostas perpendicularmente ao sentido de deslocamento do pneu. - Apresenta maior flutuação e rendimento de tração. - Desvantagem: menor estabilidade lateral (prejudicial em operações que exigem maior precisão ou em curva de nível). Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Pneus Pneus diagonais: - Fibras das lonas dispostas diagonalmente ao sentido de deslocamento do pneu. - Fibras formam ângulo de 90° entre si. - Apresenta maior resistência à perfuração e maior estabilidade lateral. Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Pneus Classificação dos pneus: Tipo Desenho da banda de rodagem F Rodas de direção - Tratores F-1 Regular (1 raia) F-2 Regular (2 ou 3 raias) F-3 Multi raiado R Rodas de tração- Tratores R-1 Tração regular R-2 Tração extra (raia profunda) R-3 Raia superficial R-4 Industrial (canavieiro) Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Pneus Classificação dos pneus: Tipo Desenho da banda de rodagem I Pneus para implementos I-1 Regular (1 raia) I-3 Regular (2 ou 3 raias) G Pneus para microtratores G-1 Tração LS Pneus para tratores florestais LS-1 Tração regular LS-2 Tração intermediária Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Pneus Classificação dos pneus: R-1 R-2 R-3 Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Pneus Classificação dos pneus: I-1 I-3 Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Pneus Classificação dos pneus: F-2 F-3 Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Pneus Especificação dos pneus: É feita baseando-se nas dimensões da seção do pneu e no seu diâmetro. Ex.: Pneu 23.1: largura do pneu (em polegadas) 30: diâmetro interno do pneu (polegadas) Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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Pneus Especificação dos pneus: Mecanização Agricola - Prof. Ciro Luiz
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