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Metodologia para Prevenção e Tratamento de Falhas Humanas no Centro de Operação da CEMIG GT Jenaína A. Souza Magela Adriano Alves, Adriano Oliveira, Selma.

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1 Metodologia para Prevenção e Tratamento de Falhas Humanas no Centro de Operação da CEMIG GT
Jenaína A. Souza Magela Adriano Alves, Adriano Oliveira, Selma Milagre, Alan Petrônio, Alessandra Crispim, Ederaldo José, Eduardo Lázaro, Fernanda de Paula, Matheus Felipe

2 Conteúdo Introdução Dados importantes Fundamentos do P&D Resultados
Pilar de monitoramento Pilar preventivo Pilar corretivo Resultados Conclusão

3 E se eles não são terroristas, as falhas não são intencionais...
Introdução Ou cometem até mesmo falhas gravíssimas? E se eles não são terroristas, as falhas não são intencionais... Como acontece o chamado: xi... deu branco? Por que operadores experientes e treinados cometem falhas simples de serem evitadas?

4 Dados Importantes Decisão Entendimento Reação Complexidade do sistema
Operadores experientes em tarefas de baixa complexidade estão tão sujeitos a erros quanto operadores com pouca experiência em tarefas mais complexas

5 Dados Importantes Principais fatores de erros humanos: Comunicação
Competência Procedimentos Físicos e mentais Ambientes e sociais Motivação

6 Introdução P&D Desenvolvimento de uma Metodologia para Prevenção e Tratamento de Falhas Humanas no Centro de Operação da Cemig Parceria UFU – Cemig. Prevenção e tratamento de falhas humanas. Uso de sistemas que visam a maximização da atenção e vigilância do indivíduo. Envolve miscelânea de assuntos.

7 Fundamentos do P&D Monitoramento Correção Prevenção
P&D Eficiência Humana Monitoramento Prevenção Correção

8 Fundamentos do P&D Monitoramento Correção Prevenção
P&D Eficiência Humana Monitoramento Prevenção Correção

9 Fundamento do P&D - MONITORAMENTO
Não basta tratar e verificar falhas pontualmente. Faz-se necessário fazer correlações e enxergar a falha em contextos observando: Horários/turnos de tendência Tipos de falha Melhores práticas Tendências Gráficos

10 Fundamento do P&D - MONITORAMENTO

11 Fundamentos do P&D Monitoramento Correção Prevenção
P&D Eficiência Humana Monitoramento Prevenção Correção

12 Fundamento do P&D - PREVENÇÃO
Está embasado em quatro produtos: Análise da IHM Modelo mental adequado Análise ergonômica Equipamento de biofeedback

13 Fundamento do P&D – PREVENÇÃO Análise da IHM
USABILIDADE Característica das interfaces operador-equipamento que estabelece eficácia, eficiência, facilidade de aprendizagem do operador e satisfação do operador (ABNT, 2010).

14 Fundamento do P&D – PREVENÇÃO Análise da IHM
AVALIAÇÃO HEURÍSTICA Método tradicional de avaliação de usabilidade. Os avaliadores interagem com a interface e julgam a sua adequação comparando-a com princípios de usabilidade reconhecidos.

15 Fundamento do P&D – PREVENÇÃO Análise da IHM
Resultados da avaliação da IHM da Cemig: Foram utilizadas 14 heurísticas para avaliação da usabilidade da IHM.

16 Fundamento do P&D – PREVENÇÃO Modelo Mental Adequado - SHERPA
O homem utiliza modelos mentais que elabora a partir da realidade por ele vivida. Os modelos mentais são modelos desenvolvidos para que possamos representar estados físicos e abstratos. A qualidade da decisão depende do número de modelos mentais.

17 Fundamento do P&D – PREVENÇÃO Modelo Mental Adequado - SHERPA

18 Fundamento do P&D – PREVENÇÃO Modelo Mental Adequado - SHERPA
SHERPA Systematic human error reduction and prediction approach

19 Fundamento do P&D – PREVENÇÃO Análise Ergonômica
Análise do mobiliário Análise do ambiente Análise física (diagrama de Corlett)

20 Fundamento do P&D – PREVENÇÃO Equipamento de Biofeedback
O desempenho e precisão humana dependem do stress a que o organismo está submetido.

21 Fundamento do P&D – PREVENÇÃO Equipamento de Biofeedback
O projeto entregou como resultado o equipamento de biofeedback: Fundamentado nos benefícios da respiração. Treina o operador para controlar o stress.

22 Fundamentos do P&D Monitoramento Correção Prevenção
P&D Eficiência Humana Monitoramento Prevenção Correção

23 Fundamento do P&D - CORREÇÃO
Implementada metodologia padrão para tratamento de falha. Análise da Falha Melhorias implementadas Feedback ao operador Feedback à equipe

24 Resultados/conclusões
Observação das falhas sistematicamente e não apenas pontualmente. Implementação de processo de análise da falha. Correções na IHM do sistema de supervisão. Aprendizado sobre o controle do stress. Aprimoramento do processo de treinamento de operadores. Ainda não é o FIM.

25 Jenaína A. de Souza Magela jenaina@cemig.com.br (31) 3506-4855
Obrigada pela atenção! Criou Deus o homem a sua imagem, a imagem de Deus o criou, homem e mulher criou. Genesis 1-27 Jenaína A. de Souza Magela (31)


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