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Publicoumaria clara de figueiredo Alterado mais de 7 anos atrás
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Fundamentos III Maria Clara Figueiredo Dia 1
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A maior riqueza do homem é sua incompletude Nesse ponto eu sou abastado. Palavras que me aceitam como eu sou – eu não aceito. Não agüento ser apenas um sujeito que abre portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que compra pão às 6 horas da tarde, que vai a fora, que aponta lápis, que vê a uva etc. etc. Perdoai Mas eu preciso ser outros Eu penso renovar o homem usando borboletas. Manuel de Barros
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EMENTA AUTOCRACIA BURGUESA SERVIÇO SOCIAL RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL PROJETO- ÉTICO POLÍTICO
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OBJETIVOS Objetivos: Geral: Discutir as tendências históricas e teórico-metodológicas do debate profissional do Serviço Social no período da autocracia burguesa, como parte essencial do movimento de afirmação de sua direção ético-política e, portanto, de construção do seu Projeto Ético-Político. Específicos: Apreender a relação entre as direções do processo de Reconceituação no Brasil e o quadro sociopolítico e econômico do país, com ênfase no período de crise da autocracia burguesa; Apreender as principais referencias do Serviço Social adotadas pela categoria como resposta às demandas de cada contexto; Identificar os impasses e avanços na assimilação da tradição marxista para o amadurecimento da profissão; Capturar as linhas de força gestadas no seio da universidade no que se refere à pesquisa, produção de conhecimento, bem como dos eventos que passaram a integrar a formação e discussões da categoria.
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Competências e Habilidades Compreender e analisar criticamente o processo histórico do Serviço Social com ênfase nas diferentes concepções teórico-metodológicas que embasam a profissão; Apreensão das principais teses produzidas pela categoria no sentido da interpretação de sua trajetória histórica; Proporcionar ao aluno uma leitura crítica do desenvolvimento histórico da profissão (três direções filosófica que caracterizam o processo de renovação da profissão) e a dinâmica de acumulação capitalista como subsídios necessários ao exercício profissional crítico- propositivo.
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Metodologias de Ensino 1. Estratégias de Ensino ( x ) Aulas Expositivas ( x ) Seminários ( x ) Estudo dirigido ( x ) Leituras programadas ( x ) Atividades integradas ( x ) Aulas teóricas ( x ) Discussão em pequenos grupos 2. Recursos Audio-Visuais ( x ) Quadro Branco ( x ) Vídeos/Filmes ( x ) Retroprojetor ( x ) Textos ( x ) Data-show
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Conteúdo Programático Unidade I Capitalismo monopolista e autocracia burguesa (o significado do golpe de abril) O processo de renovação do Serviço Social sob a autocracia burguesa O Movimento de Reconceituação latino americano
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Unidade II Perspectiva modernizadora (positivismo) Reatualização do conservadorismo (fenomenologia); Intenção de Ruptura (marxismo)
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Avaliação As avaliações dos discentes serão realizadas através de produção individual ou em grupo de, seminários, estudos dirigidos e avaliação escrita individual sobre os temas específicos além de um trabalho prático que proporcione um contato dos alunos com o trabalho dos assistentes sociais nos serviços de saúde. Como avaliação complementar será considerada a participação em sala de aula, assiduidade e pontualidade na entrega das atividades parciais solicitadas durante o semestre. A avaliação da disciplina: será contínua, sendo possível repensar ou manter aspectos metodológicos adotados e assim viabilizar um bom rendimento pedagógico.
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Bibliografia NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
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Algumas dicas para ler Ditadura e Serviço Social Não há uma ordem cronológica! Passeio pelas décadas: 50, 60, 70, e 80 idas e vindas; Nesse movimento de ir e vir a volta é sempre recheada de novidades!!! Dialética
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Uso de termos “diferentes” pouco utilizados e muitas vezes com significado pouco aplicado ao contexto dicionário.
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