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Serviço Social Disciplina: Ética Docente: Claudia F. Ribeiro.

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Apresentação em tema: "Serviço Social Disciplina: Ética Docente: Claudia F. Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Serviço Social Disciplina: Ética Docente: Claudia F. Ribeiro

2  Viabilizar o conhecimento dos códigos de ética do Serviço Social (1947-1965-1975- 1986) que nortearam a concepção ética e histórica da profissão do assistente social.

3  O contexto Histórico das décadas de 30 e 40;  O Serviço Social no Brasil emerge- perspectiva de apelo moral no trato das seqüelas da “questão social” – captando o homem de maneira abstrata e genérica.  Concepção do Homem- Sociedade- Estado alimentado basicamente pela doutrina social da Igreja Católica;

4  Neotomista;  Ações benévola e caridosa de senhoras e moças da sociedade;  Possuía caráter conservador e assistencialista;  Traziam consigo também, valores de bem e mal, justo e injusto, honrado e desonrado.  Tais valores eram vistos como imutáveis e deveriam guiar o agir do homem.

5  Buscava favorecer o capitalismo monopolista e o desenvolvimento industrial, através de uma atuação imediatista, silenciosa, acrítica.

6  Princípios fundamentais: humanismo católico de origem européia;  Valores; respeito a pessoas humana, dignidade, auto determinação, bem comum;  Momento histórico:  Preocupação da categoria na época-relação de comportamento profissional fundamental/valores humanismo católico.  Especialização nos EUA- importando metodologia e técnicas novas. Vídeo Inauguração de Brasília

7  Década de 60, questionamentos aos modelos de atuação internacionais;  Com o Golpe Militar de 1964, o Brasil se vê em outra realidade de gestão do Estado incorporando vetores desenvolvimentistas e provocando a composição de um viés modernizante no Serviço Social.

8  A assistente social cumpri em contribuir para o bem comum;  Esforça-se para que o maior número de criaturas humanas dele se beneficie;  Capacitando o indivíduo, grupos e comunidade para sua melhor integração social;

9  Estimulará a participação individual, grupal e comunitária no processo de desenvolvimento propugnado pela correção dos desníveis sociais;  Uma parcela dos profissionais- novo aporte teórico;  Busca uma análise crítica do papel do assistente social na sociedade capitalista e as demandas a ele dirigidas;

10  A primeira perspectiva, chamada de matriz modernizadora, considerava válidas as ideologias desenvolvimentistas e a visão sistêmica.  A segunda propunha uma reatualização do conservadorismo, considerava as teorias oriundas da psicologia, como a Gestalt e a Fenomenologia.  E a última norteava- se em direção a intenção de ruptura como o conservadorismo, considerava as teorias marxistas, porém ainda não tinha mais clareza teórica.

11 Princípios fundamentais: visão moderna humanismo católico/ base na natureza do destino do homem abertura para profissionais de diferentes credos e princípios filosóficos. Valores: ordem social justos-valores de 1947 Momento histórico:  Teoria e método desenvolvimentista/ romper com o convencional católico/ movimento de reconceitualização.

12 Diretrizes conservadora com uma nova roupagem; Exigências do bem comum legitimam, com efeito, a ação do estado, conferindo-lhe o direito de dispor sobre as atividades profissionais; Vinculação do homem a ordem social; Concepção personalista que permitem ver a pessoa humana como o centro; objeto e fim da vida social.

13 Foi orientado pelo funcionalismo e neotomismo; Manteve o caráter conservador, defendendo implicitamente o capitalismo; Tinha uma tendência, de tecnificação do conhecimento juntamente com o aprimoramento e qualificação dos profissionais que se voltam para o atendimento a demanda posta pela industrialização crescente e seus efeitos na sociedade.

14 Havia elevados índices inflacionários, dívida externa crescente e salários baixos. Houveram históricas manifestações e, defesa dos direitos humanos e em busca de liberdade de expressão. Nos anos 70 e 80 foram palco da reinserção inúmeros movimentos sociais, sindicais, políticos e populares.

15 Contou com significativa participação da Igreja Católica- teologia da libertação, constitui a Comunidades Eclesiais de Base Luta das “Diretas Já”; Luta em prol de uma Assembléia Nacional Constituinte livre. Vídeo Ditadura Militar Elis Regina Vídeo Ditadura a democracia Milton Nascimento

16 Princípios fundamentais: rompe com os valores tradicionais/profissionais preocupados com a competência e eficiência profissional; Valores: justiça social; Momento histórico: Reflete instabilidade da categoria-período ditatorial/movimento de reconceitualização Rompe com a filosofia cristã mas inclina para o social.

17 Fim do milagre econômico; Movimentos sociais - sindicatos ganham forças; O Serviço Social traz a tona novamente movimento de ruptura com a ordem conservadora; Direciona o compromisso ético- político do Serviço Social com a classe trabalhadora.

18 É visível a derrocada do privilégio das referências éticas desconectadas da história- rompem com os pressupostos da neutralidade; Reconhecimento por parte dos segmentos profissionais- dimensão político- ideológica; Nova ética- refletia a vontade coletiva, superando a perspectiva histórica e crítica. Vídeo Construção Chico Buarque

19 “... tem-se, então, uma percepção da ação profissional que requer capacitação para elaborar, gerir e decidir a respeito de políticas sociais e programas institucionais, o que pressupõe instrumentos para o conhecimento crítico da realidade política e social.” (Paiva,2010,p.160)

20 Princípios fundamentais: militância político- partidária; Valores: participação política vinculada aos movimentos da classe trabalhadora; Momentos históricos:  Ruptura radical com o fundamento ético anterior;  Referencial marxista;  Compromisso coma a classe trabalhadora.


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