A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguística Histórica e Linguística Aplicada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguística Histórica e Linguística Aplicada"— Transcrição da apresentação:

1 Linguística Histórica e Linguística Aplicada
Recapitulação da história da linguagem como objeto da ciência Definição da LA como campo de pesquisa aplicada

2 Referências PFEIFFER, C. C.; NUNES, J. H. (Orgs.) Linguagem, História e Conhecimento. Campinas: Pontes, 2006. Linguística Histórica Sociolinguística Aquisição de Linguagem Língua e Cognição Conhecimento sobre a linguagem Eduardo Guimarães e Eni Orlandi

3 O Conhecimento sobre a Linguagem
Percurso do conhecimento Saber o que já existe, o que se produziu Saber quais teorias, quais objetos, quais procedimentos são predominantes Procurar produzir conhecimentos novos; saber pesquisar

4 TEORIAS PREDOMINANTES
COGNITIVAS EMPIRISTAS MATERIALISTAS

5 Línguística como disciplina científica – século XIX
MARCOS HISTÓRICOS Línguística como disciplina científica – século XIX

6 Antiguidade = INTERESSE PELA LINGUAGEM
MARCOS HISTÓRICOS ANTES DA LINGUÍSTICA- Antiguidade = INTERESSE PELA LINGUAGEM GRÉCIA ÍNDIA

7 Linguagem na Antiguidade
GRÉCIA Platão e Aristóteles FILOSOFIA – aspectos da significação Interesse pela linguagem= tratar das coisas do mundo, do Juízo, da Razão Primeiras classificações – NOMES, VERBOS E PARTÍCULAS

8 Linguagem na Antiguidade
Grécia ARTES – disciplinas destinada a ensinar a saber fazer algo Arte da Gramática – instrumentalização das línguas Arte da Retórica- convencimento

9 Linguagem na Antiguidade
ÍNDIA Interesses religiosos Aspectos fonológicos do Sânscrito (som perfeito nos Cântigos sagrados)

10 Línguística como disciplina científica – início século XIX
MARCOS HISTÓRICOS Línguística como disciplina científica – início século XIX Concepção naturalística e histórica Método Comparativo Objetivo: reconstituição histórica do passado das línguas asiáticas e européias

11 LINGUÍSTICA - Século XX
ABANDONO DO NATURALISMO E COMPARATIVISMO Curso de Linguística Geral – SAUSSURE (1916) Do movimento à perspectiva estática e autônoma

12 Definição de um objeto específico para a Linguística
ESTRUTURALISMO SAUSSURE Definição de um objeto específico para a Linguística Língua = fato social X Fala Língua= forma Língua= objeto autônomo, homogêneo DIACRONIA x SINCRONIA Significante X significado

13 PERCURSOS DO ESTRUTURALISMO
Saussure Curso de Linguística Geral = início da Linguística Contemporânea NOÇÃO DE SISTEMA

14 NOVOS CAMINHOS- sec XX Relação entre o linguístico e o exterior
Estudos enunciativos – Benveniste (1966) importância daquele que fala Semântica argumentativa- Ducrot (1973) relações retóricas – falar = relações de argumentação Funcionalismo- Jackobson Retomada do movimento e da retórica

15 NOVOS CAMINHOS- sec XX Falar é fazer algo Pragmática Morris Peirce
Atos da fala Filosofia Analítica– Austin (1962) Falar é fazer algo Pragmática Morris Peirce Grice (1957) – sentido = intenção do falante

16 Novos caminhos- sec XX Competência (regras de formação de frases)
A gramática da mente – Chomsky (1957, 1965) Linguagem pensada a partir do pensamento (marcas cognitivistas, subjetivistas) Posição biológica – inatismo, universalismo Linguagem – natural, própria do cérebro Competência (regras de formação de frases) X Desempenho Falante ideal

17 Linguística contemporânea
Avanço rumo aos domínios da Filosofia Antropologia Sociologia Psicologia/Psicanálise Questão das ciências humanas = o simbólico

18 Perspectivas contemporâneas CRÍTICAS
Teoria da enunciação – Círculo de Bakhtin Análise do Discurso Linha inglesa – Fairclough Linha Francesa- Pecheux; Focoult

19 O linguístico, o social e o histórico
Relação entre a exterioridade e o linguístico Linguagem = discurso Perspectiva materialista, histórica Determinação socio-cultural/histórica e política/ideológica da constituição humana e das relações entre sujeitos

20 A relação entre o simbólico e o político/ideológico
O Formalismo opõe-se ao Historicismo O Logicismo opõe-se ao Sociologismo (e ao Historicismo) Leis universais e absolutas opõem-se à dispersão e à alteridade Toda teoria é política e situada Nem toda teoria leva esse âmbito (simbólico/político) em conta Para as perspectivas discursivas não há como separar a linguagem do simbólico/político

21 A linguagem , o simbólico e o político
Pensar a relação da língua com o sujeito e com a exterioridade, considerando a língua na sociedade e na história

22 “Na realidade, não são palavras que pronunciamos ou escutamos, mas verdades ou mentiras, coisas boas ou más, importantes ou triviais, agradáveis ou desagradáveis, etc. A palavra está sempre carregada de um sentido ideológico ou vivencial” (Bakhtin, 1929/2004: 95)

23 (Bakhtin, 1929/2004: 32) “O domínio ideológico coincide com o domínio dos signos...são mutuamente correspondentes...Tudo que é ideológico possui valor semiótico” “A ideologia é um processo externo, visível.... a ideologia se mostra no externo, para os olhos, para os ouvidos e as mãos... a ideologia não está na alma, mas no mundo, no som, no gesto, na combinação de massas, linhas, cores e elementos com a vida”

24 Cidadania protagonista
“Ensinar a usar e a entender como as linguagens funcionam no mundo atual é tarefa crucial da escola na construção da cidadania ...” Moita Lopes, L. P & Rojo, R. H. R. Linguagens, códigos e suas tecnologias. In SEB/MEC. Orientações curriculares do EM, pp , 2004.

25 SABER PESQUISAR ESCOLHER UM ASSUNTO/TEMA
ESCOLHER UMA QUESTÃO SOCIALMENTE RELEVANTE ORIENTAR-SE TEORICAMENTE ASSUMIR POSIÇÃO METODOLÓGICA PRODUZIR A ANÁLISE DE MATERIAIS ESCOLHIDOSA PARTIR DA INSTRUMENTALIZAÇÃO ADEQUADA INTERPRETAR SEUS RESULTADOS COM BASE NOS EFERENCIAIS TEÓRICOS ADOTADOS

26 Questões EM GRUPOS, ESCOLHAM DUAS QUESTÕES E DISSERTEM SOBRE ELAS COM BASE NAS LEITURAS E DICUSSÕES PROPOSTAS NAS AULAS


Carregar ppt "Linguística Histórica e Linguística Aplicada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google