A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação de cadeias e hidrocarbonetos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação de cadeias e hidrocarbonetos"— Transcrição da apresentação:

1 Classificação de cadeias e hidrocarbonetos
Química Orgânica Classificação de cadeias e hidrocarbonetos

2 Química orgânica Era inicialmente conhecida como a química que estuda as substâncias originadas dos organismos vivos; Frederick Wholer  síntese da uréia 1828 a partir de substâncias inorgânicas Química orgânica hoje é aquela que estuda os compostos de carbono.

3 O carbono e as ligações covalentes
O carbono é tetravalente  faz 4 ligações É capaz de fazer duplas e triplas ligações.

4 Formas de representação das cadeias carbônicas
Fórmula estrutural  mostra com detalhes a ligação e a estrutura da molécula Octano Metil-propano

5 Formas de representação das cadeias carbônicas
Fórmula mínima  mostra apenas os elementos presentes e a quantidade de cada um deles. C4 H C8 H18 Metil-propano Octano 1º) C 2º) H 3º) S, N, O, entre outros

6 Formas de representação das cadeias carbônicas
Fórmula estrutural com ligações semiexplícitas

7 Formas de representação das cadeias carbônicas
Fórmula de linha  átomos ocultos

8 Ligações do Carbono com outros elementos
Nº de elétrons na camada de valencia Nº de ligações covalentes H 1 C 4 N 5 3 S 6 2 O Halogênios (fam.17) 7

9 Exercício 1 A bioluminescência é o fenômeno responsável pela emissão de luz dos vaga-lumes. Tal luz é produzida em razão da oxidação de uma substância chamada luciferina. Desenhe a formula estrutural em seu caderno e dê a fórmula mínima.

10 Exercício 2 – UNIRIO2014 “O Brasil está pressionando o laboratório suíço Roche para reduzir o preço de sua droga Antiaids ou enfrentar a competição de uma cópia local, disse Eloan Pinheiro, diretora do laboratório estatal Far-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro”. (Jornal do Brasil/2001) A produção do AZT, que foi uma das primeiras drogas antivirais utilizadas no combate à AIDS, faz parte desse cenário. A fórmula molecular do AZT é: a) C10H17O3N5 b) C9H15O2N5 c) C11H18O3N5 d) C10H15O4N4 e) C10H13O4N5

11 Classificação de Carbonos
Carbono primário  se liga a um carbono apenas; Carbono secundário  se liga a dois carbonos; Carbono terciário  se liga a 3 carbonos; Carbono quaternário  se liga a 4 carbonos.

12 Classificação de carbonos

13 Exercício 3 O corante denominado “índigo” foi utilizado no Egito antes do ano 2000 a.C. Na época, era produzido por fermentação. Atualmente, o índigo é produzido sinteticamente e toma a forma de um pigmento azul insolúvel, que se adere facilmente às fibras de tecido, como o algodão por exemplo. A fórmula estrutural plana do índigo pode ser representada por: Marque V (verdadeira) ou F (falsa) para as alternativas relacionadas à estrutura do índigo: sua fórmula molecular é C16H12O2N2. sua fórmula molecular é C16H10O2N2. c) na molécula do índigo existem carbonos primários, secundários e terciários. d) na molécula estão presentes carbonos secundários e terciários.

14 Classificação de cadeias
Cadeias abertas  não apresentam nenhum tipo de ciclo. Cadeias fechadas  também chamadas de cadeias cíclicas, não possuem extremidades livres, formando um ciclo.

15 Classificação de cadeias abertas
Normal também chamada de linear pois seus carbonos apresentam uma sequencia linear e há apenas 2 extremidades. Ramificada essa cadeia apresenta mais de 2 extremidades.

16 Classificação de cadeias abertas
Saturada possui apenas ligações simples Insaturada possui ligações duplas ou triplas

17 Classificação de cadeias abertas
Homogênea possui apenas átomos de carbono na cadeia principal Heterogênea possui um heteroátomo (átomo diferente de carbono) entre dois carbonos da cadeia principal. Homogênea

18 Classificação de Cadeias fechadas
Saturada ou insaturada Homogênea e heterogênea Alifáticas ou alicíclica  não possuem anel de benzeno Aromáticas  possuem anel de benzeno Alifáticos Aromáticos

19 Exercício 4 O náilon é um polímero de condensação, mais especificamente da classe das poliamidas, que são polímeros formados pela condensação de um diácido carboxílico com uma diamida. Uma das variedades desse polímero pode ser obtida por meio de uma matéria-prima denominada de caprolactana, cuja fórmula estrutural é: Analisando essa cadeia, podemos classificá-la em: a) Fechada, insaturada, heterogênea. b) Alicíclica, insaturada, heterogênea. c) Fechada alicíclica, saturada, heterogênea. d) Fechada alicíclica, insaturada, homogênea. e) Fechada, insaturada, homogênea.

20 Exercícios do livro para fazer
Pág. 30 e 31  nº 34, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44 e 45.


Carregar ppt "Classificação de cadeias e hidrocarbonetos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google