A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Permanência e Êxito de Estudantes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Permanência e Êxito de Estudantes"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Permanência e Êxito de Estudantes
Armênia Hobson Cruz

2 Justificativa para implementação do plano
O comportamento das taxas de evasão, retenção e conclusão nos cursos do IFCE, de a 2016.

3 Recorte Histórico (Período 2010-2016)
Termo de Acordos e Metas(TAM) Relatórios do TCU identificando o contexto da evasão nos institutos Relatórios da CGU identificando o quadro situacional da evasão no IFCE Elaboração do “Plano de Combate a Evasão e Retenção” Notas Informativas SETEC Nº. 119/2013 e Nº. 138/2015 Construção da ferramenta “IFCE Em Números” Implementação do “Plano de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFCE – 2017”

4 Conceitos básicos Saída do estudante com êxito
Saída do estudante sem êxito É quando o estudante conclui seu curso dentro ou fora do prazo previsto no seu tempo de duração conforme estabelecido no PPC. Todos os tipos de saída do curso que não sejam através da conclusão.

5 Conceitos Básicos Evasão
Engloba um conjunto de saídas sem êxito de um estudante, incluindo: TRANSF INT, TRANSF EXT, CANCELAMENTO, CANCELAMENTO COMPULSÓRIO e ABANDONO

6 Conceitos Básicos Abandono
Situação da matrícula de um aluno que deixou de frequentar o curso É registrado pela unidade de ensino no início do período letivo subsequente à não renovação da matrícula As saídas sem êxito (evasão) são aferidas por curso.

7 Conceitos Básicos Retenção
Situação da matrícula de um estudante que está em curso mas que o provável semestre de término extrapola o mínimo previsto na matriz curricular do curso. A não conclusão do curso no período previsto é uma das principais causas da evasão.

8 Fatores que influenciam o aumento do índice de retenção dos estudantes
Trancamento de matrícula e de componente curricular Reprovações sucessivas x matriz curricular com muito pré-requisitos Greve

9 Taxas de conclusão, retenção e evasão do IFCE 2011 – 2020 (Presencial)
Cursos Técnicos Cursos de Graduação Fonte: atualizado e acessado em

10 Taxas de conclusão, retenção e evasão do IFCE 2011 – 2020 (A distância)
Cursos Técnicos Cursos de Graduação Fonte: atualizado e acessado em

11 Fatores motivadores para evasão e retenção no IFCE
Fatores Individuais Fatores Institucionais Déficit de aprendizagem dos nossos estudantes quanto aos conhecimentos da Educação básica Falta de identificação com o curso Dificuldade em conciliar estudo e trabalho Jornada de trabalho exaustiva interferindo no rendimento do estudante Dificuldade em conciliar cursos de ensino médio com técnicos concomitantes Grau de complexidade do curso alto Sucessivas repetências Sobrecarga de disciplinas nos cursos técnicos integrados e concomitantes Currículos que não priorizam as práticas profissionais inerentes ao perfil de egresso esperado Nível elevado de alguns cursos técnicos parecido inclusive, com cursos de graduação Pouca ou nenhuma articulação entre teoria e prática nos currículos dos cursos técnicos e de graduação

12 Fatores motivadores para evasão e retenção no IFCE
Fatores Institucionais Cursos sem laboratórios ou com laboratórios deficientes de equipamentos e insumos Auxílios (transporte, material didático e outros) financeiros insuficientes para atender a demanda de todos os estudantes com o perfil adequado Estudantes que recebem mais de uma bolsa e outros nenhuma Deficiência no atendimento de pessoas com necessidades específicas Pouca ou nenhuma demanda por estágio em alguns cursos ofertados Inassiduidade e impontualidade por parte de alguns docentes Pouca oferta de cursos de nivelamento para os estudantes Poucas oportunidades para recuperar a aprendizagem Dificuldade de comunicação no campus Despreparo no atendimento ao público

13 Fatores motivadores para evasão e retenção no IFCE
Fatores Institucionais Dificuldade em ofertar disciplinas pendentes aos alunos reprovados Poucas iniciativas no estímulo à realização de pesquisa e extensão Acompanhamento pedagógico e multidisciplinar frágil principalmente no turno noturno Atitudes de desrespeito relativas à gênero, etnia, a situação socioeconômica e a pessoas com necessidades específicas Falta de estrutura para atender às necessidades de permanência do estudante de tempo integral - espaço e alimentação adequados, espaço para descanso e estudo nos intervalos entre turnos Acompanhamento frágil dos estudantes monitores e com dificuldade de aprendizagem

14 Fatores motivadores para evasão e retenção no IFCE
Fatores Institucionais Dificuldade em ofertar disciplinas pendentes à alunos reprovados Poucas iniciativas no estímulo à realização de pesquisa e extensão Acompanhamento pedagógico e multidisciplinar frágil principalmente no turno noturno Atitudes de desrespeito relativas à gênero, etnia, a situação socioeconômica e a pessoas com deficiência Falta de estrutura para atender às necessidades de permanência do estudante de tempo integral - espaço e alimentação adequados, espaço para descanso e estudo nos intervalos entre turnos Acompanhamento frágil dos estudantes monitores e com dificuldade de aprendizagem

15 Fatores motivadores para evasão e retenção no IFCE
Fatores Institucionais Questões didático-pedagógicas Relação professor - aluno (que em parte é ruim); Metodologia de ensino e de avaliação que não favorecem a aprendizagem; Falta de flexibilidade de alguns professores que reprovam por décimos; Intolerância por parte de alguns professores; Demonstração de despreparo de alguns professores; Material de estudo desatualizado

16 Fatores motivadores para evasão e retenção no IFCE
Conjuntura Econômica e Social Vulnerabilidade social, cultural e econômica do estudante Pouca disponibilidade ou escassez de transporte local e intermunicipal que dão acesso aos campi do IFCE, inclusive no final de semestre Falta de oportunidade de trabalho na área de alguns cursos ofertados pelo IFCE Dificuldade ou impossibilidade de registro nos conselhos profissionais Desvalorização da profissão docente e da profissão de tecnólogo pela sociedade

17 Plano para Permanência e Êxito dos estudantes do IFCE
PNE Elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para 90% (noventa por cento) [...]. ” Estratégia 12.3 “Elevar gradualmente a taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais nas universidades públicas para 90% (noventa por cento) [...]”. IFCE Elevar gradualmente até 2024, a taxa de conclusão média dos cursos técnicos de nível médio e de graduação para 90% (noventa por cento) ofertados nas formas presencial e a distância.

18 Taxa de Conclusão – Metas
Para alcance da meta prevista, o IFCE define que as taxas de conclusão para cada campus e curso ofertado deverá aumentar em 7,15% ao ano, a contar de 2017. A referência inicial de 40% foi obtida a partir da taxa de conclusão média dos cursos presenciais do IFCE nos últimos anos. 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024 40% 47,15% 54,3% 61,45% 68,6% 75,75% 82,9% 90%

19 Roteiro do Plano Identificação Justificativa Base Conceitual
Diagnóstico quantitativo e qualitativo Ações gerais e específicas Meta para permanência e êxito Metodologia de planejamento, acompanhamento e avaliação dos indicadores e das ações do Plano

20 Plano de Permanência e êxito dos estudantes do IFCE
Próximos passos ... Período Atividade Jan/17 Envio do plano às comissões geral e específicas para apreciação Fev/17 Reunião com comissões gerais e locais Mar/17 Divulgação junto à comunidade acadêmica Validação junto ao Consup Abr/17 Implementação do plano –15 a 30/03 – validação no CONSUP A partir de 03/04

21 Agradecidos!


Carregar ppt "Plano de Permanência e Êxito de Estudantes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google