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Professor Fábio de Biazzi

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Apresentação em tema: "Professor Fábio de Biazzi"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Fábio de Biazzi
Comunicação Professor Fábio de Biazzi

2 Comunicação Definição
Comunicação é o compartilhamento de informações entre dois ou mais indivíduos ou grupos para o alcance de um entendimento comum, ou ainda, Ser capaz de apresentar uma mensagem de maneira que as pessoas possam facilmente compreendê-la ou aceitá-la Alcançar uma compreensão comum não significa que as pessoas tenham que concordar umas com as outras Significa que as pessoas devem ter uma idéia relativamente clara daquilo que a outra pessoa ou grupo está tentando dizer a elas

3 Comunicação Razões para o compartilhamento
Prover conhecimento sobre objetivos e metas da empresa, como desempenhar uma função, dimensões importantes para o desempenho e também para a tomada de decisão Motivar os membros da organização, esclarecendo o que deve ser feito, qual tem sido feito e o que pode ser feito para melhorar a performance e também demonstrando confiança Controlar e coordenar esforços, por tornar claros os papéis, as diretrizes formais, os padrões aceitáveis de comportamento, as regras e também evitando a duplicação de esforços Prover um canal de expressão de sentimentos e emoções

4 Comunicação Razões para o não compartilhamento
Informação é poder e compartilhar informações é uma forma de compartilhar poder Informação é diferencial competitivo e compartilhar informações pode levar ao vazamento de conhecimentos críticos para a concorrência

5 Comunicação Orientações aos gerentes
Assegure que seus subordinados têm todas as inofrmações que eles precisam para desempenhar suas funções e atingir seus objetivos Esclareça qualquer mudança em curso na organização Encorage seus subordinados para que se comuniquem entre si para que possam trabalhar juntos e atingir metas comuns, ganhando controle sobre seu trabalho Não utilize informações para intimidar, controlar ou manipular as pessoas

6 Comunicação Modelo de comunicação linear
Mensagem Codificação Canal Decodificação Emissor Receptor

7 Comunicação Modelo de comunicação transacional
Mensagem Codificação Canal Decodificação Emissor Receptor Decodificação Canal Codificação Mensagem

8 Comunicação Modelo de comunicação transacional
Mensagem Codificação Canal Decodificação Emissor Ruído Receptor Decodificação Canal Codificação Mensagem

9 Comunicação Barreiras à comunicação efetiva
Filtragem Percepção seletiva Sobrecarga de informação Emoções Linguagem Apreensão em relação aos eventos de comunicação

10 Comunicação Ruídos Ruídos externos – qualquer ruído que acontece no ambiente capaz de distrair a atenção do receptor ou dificultar a compreensão da mensagem Ruídos internos – ruídos produzidos pela capacidade de processamento do cérebro (pensar > ouvir > falar), por algum ruído externo (através de associação), pelo processo de percepção (seleção, organização e interpretação de informações) ou ainda por interpretações equivocadas da realidade Ruídos semânticos – ruídos provocados por diferenças de significado de palavras e símbolos para diferentes pessoas

11 Comunicação Exemplo de ruídos internos
Paul Cameron, professor da Wayne State University, em Detroit, conduziu um estudo com 85 alunos. Um auxiliar produziu um som de alerta aos alunos 21 vezes durante as aulas do Professor Cameron ao longo do curso. Foi pedido aos estudantes para, em cada um desses eventos, registrar seus pensamentos. Os resultados reportados a American Psychological Association mostraram que: 12% dos alunos estavam ouvindo ativamente 20% dos alunos estavam prestando atenção 20% dos alunos estavam recordando algum fato 20 % dos alunos estavam tendo “pensamentos românticos” 28% dos alunos estavam preocupados ou apenas “viajando”

12 Comunicação Direções da comunicação
De cima para baixo De baixo para cima Lateral ou horizontal Em redes Comunicação de “corredor”

13 Comunicação Formas de comunicação
Escrita Verbal Não verbal – aparência, postura, linguagem corporal, reações faciais, movimentos dos olhos, toques e movimentos Para-linguagem – ritmo, volume, pausas e entonação Por que eu não levaria você para a escola?

14 Comunicação Mitos sobre linguagem corporal
Mentirosos não encaram seus interlocutores Numa conversa, quanto mais contato visual, melhor Colocar as mãos para trás inspira poder Unir as pontas dos dedos demonstra inteligência Pessoas de status mais elevado mostram domínio tocando As pessoas sorriem quando estão satisfeitas Não se deve confiar em quem fala muito rápido

15 Comunicação Como saber se alguém está mentindo
As pessoas fazem mais pausas Excesso de erros gramaticais Excesso de agitação com as mãos Micro-expressões e primeiras reações Atos falhos “Nossos inimigos são criativos e ágeis, e nós também. Eles nunca param de pensar em novas maneiras de prejudicar nosso país e nosso povo, e nós também” (George W. Bush)

16 Comunicação Canais de comunicação
Relatórios e boletins Memorandos e cartas Discursos e apresentações pré-gravadas Correio eletrônico Grupos de discussão on-line Mensagem de voz Discursos e apresentações ao vivo Conversas telefônicas Vídeo-conferências Conversação face-a-face Riqueza do canal quantidade de informação que pode ser transmitida durante um episódio de comunicação

17 Comunicação Treinamento em habilidades de comunicação
Anos de treinamento Uso na vida adulta Escrever 14 Reduzido Ler 8 Razoável Falar 1 Alto Ouvir Muito alto

18 Comunicação Tipos de ouvintes
Não ouvinte ou ouvinte marginal – escutam, mas não ouvem, pois estão desinteressados, preocupados com outras coisas ou estão preparando sua próxima fala Ouvinte avaliador – esforça-se para ouvir e prestar atenção, mas não para compreender as razões, intenções e objetivos de quem fala Ouvinte ativo – escuta e ouve a mensagem, demonstrando atenção total ao conteúdo da mensagem e à intenção de quem fala

19 Comunicação Como fazer para ouvir ativamente
Ouvir o conteúdo da mensagem “Ouvir” os sentimentos de quem fala Responder aos sentimentos de quem fala Perceber as insinuações de quem fala (verbais ou não) Refletir de volta a quem fala o que você acha que está ouvindo

20 Comunicação Comunicação em situações críticas
Demandas não razoáveis do superior imediato Falta de cooperação de seus pares Comunicação de uma decisão desagradável Atendimento a um cliente “irado” Apresentação de um relatório para gerentes e diretores Discordância em relação a opiniões de outros Explicitação de críticas em relação ao trabalho de outros

21 Comunicação Comunicação em situações críticas Agressividade
Defender seus direitos de forma a violar os direitos dos outros Ignorar ou menosprezar as necessidades, opiniões, desejos, sentimentos e crenças dos outros Expressar seus próprios desejos, necessidades e opiniões de modo inapropriado

22 Comunicação Comunicação em situações críticas Não assertividade
Falhar em defender seus direitos ou posições ou fazê-lo de modo a ser facilmente desconsiderado pelos outros Expressar seus desejos, necessidades, opiniões e sentimentos de forma a se desculpar, de modo tímido ou auto-depreciativo Falhar em expressar honestamente suas necessidades, opiniões, sentimentos e crenças

23 Comunicação Comunicação em situações críticas Assertividade
Defender seus direitos de forma a não violar os direitos dos outros Expressar seus desejos, necessidades, opiniões sentimentos e crenças de maneira direta, honesta e apropriada

24 Comunicação Comunicação em situações críticas (Por que ser mais assertivo?)
Aumento das probabilidades de sucesso Aumento da confiança em você mesmo e nos outros Aumento do nível de respeito dos outros e pelos outros Maior responsabilidade pelo seu próprio comportamento Maior número de iniciativas pessoais Economia de energia


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