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TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

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Apresentação em tema: "TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS"— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: METODOLOGIA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio

2 METODOLOGIA Deve ser entendida no seu sentido próprio de método, de caminho para alcançar determinado objetivo, o que implica uma concepção da realidade ou do fragmento de realidade escolhido como objeto de estudo; Enfim, deve descrever de forma detalhada como se pretende atingir o objetivo proposto.

3 PROCEDIMENTOS DE COLETAS
Cada procedimento de coleta de informações, pelas sua própria característica, apresenta uma série de vantagens, mas é limitado em vários aspectos; Ex. questionário/entrevista; Conhecer as desvantagens, contorná-las para explorar ao máximo as condições da pesquisa, de modo que a seleção dos procedimentos sejam a mais adequada possível.

4 ANÁLISE DOS DADOS O procedimento de tratamento dos dados depende do referencial teórico adotado, que deve estar condicionado à natureza das perguntas levantadas, ao tipo de informação obtida, e a natureza da pesquisa, etc.

5 ANÁLISE DOS DADOS Paradigma qualitativo São caracterizados pelo não emprego da quantificação, ou seja, deixa de considerar, prioritariamente, um instrumental estatístico como base do processo de análise de um problema. Não pretende numerar ou medir unidades ou categorias homogêneas. Isso não quer dizer que há uma separação entre estudos quantitativos e qualitativos.

6 ANÁLISE DOS DADOS Paradigma quantitativo Quantificação dos dados identificados na realidade,através de gráficos, tabelas e/ou quadros; Análise estatística para mostrar a relação entre variáveis.

7 MÉTODO CIENTÍFICO EXEMPLO:
Ao fazer uma descoberta científica, como o soro anti-ofídico, Vital Brasil descreveu o método que utilizou para chegar a aquele resultado, possibilitando aos outros cientistas chegarem ao mesmo soro. Não houve improvisação. O trabalho foi realizado com técnica, precisão e planejamento. Em Ciência, não se trabalha ao acaso.

8 EXPERIMENTO DE REDI Francesco Redi, cientista italiano

9 EXPERIMENTO DE REDI Francesco Redi, médico italiano do século XVII, elaborou um experimento para derrubar a Ideia de que os seres vivos podiam surgir a partir da reorganização da matéria, a chamada geração espontânea. Os defensores da geração espontânea consideravam, por exemplo, que a lama dos leitos dos rios poderia se organizar de forma a gerar rãs, ou que a carne em putrefação poderia gerar larvas de moscas. Redi propôs que, na verdade, as moscas pousavam na carne e botavam ovos que geravam as larvas (hipótese). O experimento consistiu em utilizar três conjuntos de frascos contendo carne dentro: um conjunto de frascos destampados, onde as moscas poderiam pousar livremente (grupo controle); um conjunto de frascos “semitampados” com uma redinha, que permitia que o ar e outras partículas pequenas (como ovos de moscas) pudessem entrar no frasco (um dos grupos experimentais); e um último conjunto de frascos tampados e vedados completamente, de forma que nada pudesse entrar em contato com a carne que estava dentro (outro grupo experimental). Após alguns dias, observou-se que nos frascos tampados não surgiram larvas, nos frascos destampados surgiram várias larvas e nos frascos cobertos com as redinhas, surgiram algumas larvas, mas em quantidade bem menor. Redi interpretou que, como surgiram larvas nos frascos destampados e nos frascos tampados não surgiu nenhuma, a hipótese de que as larvas resultam de ovos das moscas é verdadeira e conclui-se que a geração espontânea não é uma boa explicação para a origem das larvas. No que tange aos frascos semitampados, Redi supôs que as moscas puseram ovos na redinha e eles caíram na carne, por isso, a quantidade de larvas é bem menor.

10 Disponível em: http://www. ibb. unesp


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