A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Práticas interativas de comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Práticas interativas de comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Práticas interativas de comunicação
As redes sociais e a comunicação empresarial

2 O advento da Comunicação Mediada pelo Computador possibilita a emergência de fenômenos que estão mudando profundamente as formas de organização, identidade, conversação e mobilização social

3 Mais do que permitir aos indivíduos comunicar-se, esse tipo de comunicação amplificou a capacidade de conexão, permitindo que redes fossem criadas e expressas nesses espaços: as redes sociais mediadas pelo computador

4 Essas redes conectam não apenas computadores, mas pessoas

5 O que as redes nos mostram?
A criação das estruturas sociais e suas dinâmicas, como: a criação de capital social e sua manutenção a emergência da cooperação e da competição as funções das estruturas diferenças socioculturais entre os variados grupos os impactos distintos nos indivíduos

6 A digitalização da comunicação
Advento da Comunicação interativa: novas tecnologias e ferramentas redes sociais digitais alterações das formas de interação conversação troca de experiências (inclusive nos ambientes institucionais)

7 O que é uma rede social? Conexões (interações ou laços sociais)
Conjunto de dois elementos: Atores (pessoas, instituições, grupos) Conexões (interações ou laços sociais)

8 Atores: Em Redes sociais na internet, pensa-se em representações dos atores sociais, ou construções identitárias do ciberespaço Um ator, assim, pode ser representado por um blog, por um twitter, facebook, instagram, ou outro As páginas que gerenciamos podem ser consideradas representações de atores?

9 Quando realizamos a construção ou manutenção de uma página, o que buscamos manter/afirmar com a construção do perfil? Os perfis/páginas são: “espaços de interação, lugares de fala, construídos pelos atores de forma a expressar elementos de sua personalidade ou individualidade”

10 INTERAÇÕES A interação seria a matéria-prima das relações e dos laços sociais Implica uma reciprocidade de satisfação entre os envolvidos e compreende as intenções e atuações de cada um Tem um reflexo comunicativo entre o indivíduo e seus pares, como reflexo social

11 COMO GERAR ENGAJAMENTO?

12 As interações mediadas por computador podem:
Gerar e manter novas relações entre diferentes atores sociais (consumidores, páginas, marcas, etc.) Estabelecer relações para criação de valores comuns Geração de relações sociais que, por sua vez, vão gerar laços sociais mais complexos e profundos

13 Engajamento depende das interações
estabelecidas na rede! Os atores sociais não são sujeitos passivos Aguardam um tipo (expectativa) de interação Necessitam avistar confiança e reciprocidade

14 Planejamentos de comunicação para redes sociais que não compreendem a dimensão das capacidades comunicacionais dos sujeitos, ou as desqualificam, tendem a fracassar

15 Geração de Capital Social
Conceito complexo e diverso É a conexão entre indivíduos – redes sociais e normas de reciprocidade e confiança que emergem dela Reúne aspectos individuais e coletivos Depende de confiança, reciprocidade, engajamento e consenso

16 “consideraremos o capital social como um conjunto de recursos de um determinado grupo que pode ser usufruído por todos os membros do grupo, ainda que individualmente, e que está baseado na reciprocidade”

17 Redes sociais digitais como novos espaços de Hegemonia
Manutenção de padrões “verticalizados” Negação do receptor: baixa interatividade Não criação de vínculos e sentidos de pertença com atores da rede Não estimulação de valores comuns aos atores conectados na rede

18 Vídeos Eli Pariser: Tenha cuidado com os filtros bolha Zygmunt Baumann: Laços humanos e redes sociais


Carregar ppt "Práticas interativas de comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google