A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A hegemonia jesuítica (1549 – 1759)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A hegemonia jesuítica (1549 – 1759)"— Transcrição da apresentação:

1 A hegemonia jesuítica (1549 – 1759)
Autora: FONSECA, Sônia Maria

2 Escola e igreja (templos e colégios)
A pedagogia do teatro, da música e das danças: A importância a arte (ofícios, residências, costumes, estilos); As comunidades jesuíticas eram auto-suficientes na produção dos mais variados objetos de uso cotidiano e para outras produções: Nos Sete Povos das Missões desenvolviam a agricultura e pecuária mais oficina de instrumentos musicais, ainda adornos pata templos, talha, escultura em madeira e pedra. Comunidade produtiva e competitiva.

3 Adaptação aos costumes locais
 As escolas e rede de escolas jesuíticas se organizava com base no projeto pedagógico do “Ratio Studiorum” de 1599, mas adequado às características do povo local, mantendo alguns princípios básicos: Forma da organização escolar e a orientação pedagógica; Observação da doutrina católica; Observação do trinômio estudar-repetir-disputar; Exercícios escolares; preleção (fala do professor), lição de cor, composição (escrita) e desafio

4 Educação = catequese e evangelização
objetivo: formar o homem cristão. Forma: usando a literatura humanista – latim, grego, filosofia, oratória (para a elite colonial). Pedagogia tradicional: perspectiva essencialista do homem (= o homem nasce pronto, definido, com tendência para o bem ou para o mal); Educar é moldar o homem à sua essência divina; Fundamento teórico em São Tomás de Aquino (tomismo).

5 Expulsão por Pombal Um elemento político: jesuítas se tornaram uma concorrência econômica e política. Objetivo de Pombal: Nacionalizar o sistema comercial; Reformas educacionais de cunho iluminista.


Carregar ppt "A hegemonia jesuítica (1549 – 1759)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google