A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS/PASSOS DA DIDACTICA paradigmas educacionais/ Os desafios da Didáctica Escola Tradicional Escola Tecnicista Escola Nova Construtivismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS/PASSOS DA DIDACTICA paradigmas educacionais/ Os desafios da Didáctica Escola Tradicional Escola Tecnicista Escola Nova Construtivismo."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS/PASSOS DA DIDACTICA paradigmas educacionais/ Os desafios da Didáctica Escola Tradicional Escola Tecnicista Escola Nova Construtivismo e Sócio-interacionaismo Educação para as transformações Americo Mahumane Universidade Pedagogica

2 Tendencias de ensino “ESCOLA TRADICIONAL” CARACTERÍSTICAS a)Programas gerados à revelia da realidade extra-escolar. b)Reproduz os sistemas. Usa mecanismos de conduta que geram o medo; o pedagógico a serviço do burocrático. c)É elitista, etnocêntrica. d)Tende a ser repressiva e disciplinadora. Americo Mahumane Universidade Pedagogica

3 Tendencias de Ensino “ESCOLA TRADICIONAL” PROFESSOR: centro do processo ALUNO: passivo Ênfase na MEMORIZAÇÃO Fundamentos Ratio Studiorum Inácio de Loyola (1491-1556) Estímulo à competição Americo Mahumane Universidade Pedagogica

4 TENDENCIAS DE ENSINO “TECNICISMO E PEDAGOGIA ECONOMICA” CARACTERÍSTICAS a)Orientada para o processo, pois preocupa-se com o como da instrução. b)Vê a aprendizagem como um processo de pressupostos estáveis. c)provê a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica d)A eficiência da aprendizagem é garantida por poderosos métodos de controle. Americo Mahumane Universidade Pedagogica

5 Behaviorismo Radical Burrhus Skinner (1904-1990) Comportamentalismo John Watson (1878-1958) Estímulo-Resposta Ivan Pavlov (1849-1936) Teoria da Flexibilidade Cognitiva Rand Spiro ( - ) Tendencias de Ensino “TECNICISMO e PEDAGOGIA ECONOMICA” Fundamentos PROFESSOR: organizador técnico ALUNO: passivo Ênfase na formação de Mão-de-Obra Americo Mahumane Universidade Pedagogica

6 Tendencias de Ensino “ESCOLA NOVA” CARACTERÍSTICAS a)É centrada no aluno, orientada para a autonomia e o desenvolvimento pessoais. b)Os objetivos educacionais são voltados para os interesses efetivos dos estudantes (Projetos), os quais sempre serão avaliados em relação a si mesmos, no tempo. c)É ágil em lidar com a heterogeneidade (de pessoas, de interesses, de objetivos, etc). Americo Mahumane Universidade Pedagogica

7 Tendencias de Ensino “ESCOLA NOVA” Fundamentos PROFESSOR: auxiliar do desenvolvimento ALUNO: ativo Ênfase na formação no desenvolvimento da pessoa Pragmatismo John Dewey (1859-1952) Abordagem Centrada na Pessoa Carl Rogers (1902-1987) A Visão do Todo Ovide Decroly (1871-1932) Darcy Ribeiro (1922-1997) Americo Mahumane Universidade Pedagogica

8 Tendencias de Ensino “CONSTRUTIVISMO e SÓCIO INTERACIONAISMO” CARACTERÍSTICAS a)Vê o educando como um elemento interativo e adaptativo. b)É orientada para o processo da aprendizagem em si, preocupando-se em saber como o ser humano aprende. c)Os conteúdos são flexíveis e adaptáveis ao processo de aprendizagem. d)A planificacao é bem-delineado; a avaliação da aprendizagem se dá com base no alcance de objetivos hierarquizados promove-se competências. Americo Mahumane Universidade Pedagogica

9 Fundamentos PROFESSOR: mediador do conhecimento ALUNO: ativo Ênfase na formação do conhecimento do aluno Tendencias de Ensino “CONSTRUTIVISMO e SÓCIO INTERACIONAISMO” Sócio -Interacionismo Lev Vygotsky (1896-1934) Construtivismo Emilia Ferreiro (1936-) Epistemologia Genética Jean Piaget (1896-1980) Gestalt Max Wertheimer (1880-1943) Americo Mahumane Universidade Pedagogica

10 Tendencias de Ensino “EDUCAÇÃO PARA AS TRANSFORMAÇÕES E INTEGRACAO DO SABER LOCAL CARACTERÍSTICAS a) Almeja as transformações sociais b) Os conteúdos enfocam o presente, em situações vivenciadas pelo aluno em sua comunidade, localizando o homem enquanto ser histórico. c) O que? e o como? da Educação, devem servir para responder ao por que? para que? a favor de que? contra o que? por que fazer?... na sociedade. d) A avaliação do aluno se dá com base na observação do desenvolvimento de seu poder de tomada de decisão. Americo Mahumane Universidade Pedagogica

11 Fundamentos PROFESSOR: problematizador ALUNO: activo / tomador de decisões Ênfase na transformação social Pedagogia Freinet Celestin (1896-1966) e Elise Freinet (1898- 1981) Pedagogia Libertadora Paulo Freire (1921-1997) Dialética da Educação Moacir Gadotti (1941-) Tendencias de Ensino “EDUCAÇÃO PARA AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS” Escola Moderna Francisco Ferrer (1849-1909) Americo Mahumane Universidade Pedagogica

12 Fundamentos PROFESSOR: mediador ALUNO: activo / tomador de decisões Ênfase na Ética da Vida Pensamento Complexo Edgar Morin (1921-) Pensamento Sistêmico Fritjof Capra (1939-) Metáfora de Redes e Educação Nilson José Machado Teoria Geral de Sistemas Ludwig von Bertalanffy Tendencias de ensino “TUDO ESTÁ LIGADO A TUDO” Americo Mahumane Universidade Pedagogica

13 A DIDACTICA E A PERSPECTIVA SISTÊMICA DO ENSINO “TUDO ESTÁ LIGADO A TUDO” CARACTERÍSTICAS a)O Pensamento Sistêmico e a Metáfora de Redes Na planificação do processo ensino-aprendizagem. b)Na escola aprende-se a: escrever, ler, contar, observar, interpretar, projetar, criticar, pensar, concebendo o fim das “certezas”, admitindo sobre os erros e ilusões do conhecimento humano. c)As relações entre sociedade e natureza são tão importantes quanto as relações humanas, pois é preciso aprender sobre nossa identidade terrena, em busca de uma Ética da Vida. Americo Mahumane Universidade Pedagogica

14 3.O saber popular como ponto de partida “leitura do mundo” processo dialógico todos têm o que ensinar e aprender superando as ideologias que pregam a separação entre o pensar e o agir entre o conceber e o executar, entre o conhecer e o fazer Americo Mahumane Universidade Pedagogica

15

16

17


Carregar ppt "CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS/PASSOS DA DIDACTICA paradigmas educacionais/ Os desafios da Didáctica Escola Tradicional Escola Tecnicista Escola Nova Construtivismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google