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APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

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Apresentação em tema: "APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO"— Transcrição da apresentação:

1 APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO
Flambagem Termomecânica de Dutos Submarinos através da Instalação de Módulos de Bóias Aluno: Igor Gabriel Teixeira Gómez Orientador: Murilo Augusto Vaz PRH-nº: 35 MOTIVAÇÃO APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO O emprego de dutos submarinos como meio de transporte na indústria petrolífera é bastante comum. Tem sido necessária a fabricação de dutos em diferentes escalas e materiais para atender a demanda do mercado.O uso de dutos submarinos apresenta dificuldades técnicas ainda na fase de projeto, tais como a seleção do material e modelação das condições ambientais, além de problemas operacionais e também fatores ligados ao desgaste da própria linha de transmissão, como corrosão, fadiga, esforço excessivo, entre outras dificuldades. Através da análise estática do fenômeno, podem-se obter as equações de flambagem que governam as deflexões laterais e as deformações axiais que o duto sofre, podendo dessa forma encontrar os comprimentos das alças de flambagem para os diferentes modos de deformação da alça, bem como as dimensões das deflexões laterais associadas e os esforços e momento máximos obtidos para as configurações modeladas. O uso desta técnica de controle é uma ferramenta bastante promissora em que sua aplicação é possível tendo em vista a análise preliminar feita, fornecendo á indústria do petróleo mais uma contribuição tanto técnica quanto de aplicação. Os benefícios relativos a esse estudo estão na confiabilidade do duto como meio de transporte, já que se conseguiram meios para garantir a estabilidade desse processo. OBJETIVO Analisar a utilização de módulos de bóias como ferramenta de controle da flambagem lateral de dutos submarinos sobre o leito marinho. As Variáveis do Problema são: comprimento da alça de flambagem (L1), deflexão lateral (v(x)), esforço axial no duto (Naf), momento fletor máximo (Mmax) e comprimento da região de FEED-IN (Lf). Os Parâmetros de controle são: coeficientes de atrito lateral e axial (μa e μL), gradiente de temperatura (ΔT), pressão interna (Pi), comprimento e flutuabilidade do módulo de bóia (Lb e k). Será analisado o efeito da utilização de módulos de bóia para o 1º modo de flambagem. RESULTADOS OBTIDOS MODELO DE HOBBS Gráfico de Flambagem obtido através de implementação computacional em MATLAB 14.0 Comprimento de Bóia = 10 metros / Flutuabilidade da bóia = 0.8 / Atrito Axial = 0.5 Atrito Lateral = 0.7 / Temperatura de operação = 20ºC (Supondo baixa temperatura) Pressão Interna no Duto = 16MPa / Força Axial Efetiva = 1.013MN Comprimento da Região de FEED-IN = m / Momento Fletor Máximo = 0.264MNxm Deflexão Lateral Máxima = 72 cm MODELO ANALÍTICO – NUMÉRICO COM BÓIAS Para o modelo, tomamos como metodologia a técnica de extrair informações segundo a perspectiva analítico-numérica, alcançando resultados consistentes e condizentes com a realidade. Entretanto, é necessário consolidar essa ferramenta através de um outro padrão de cálculo, tendo em vista aumentar a confiabilidade do método segundo uma análise diferenciada. Para tal, escolheu-se o método em Elementos Finitos, sendo este desenvolvido em ABAQUS. Espera-se, dessa forma, que os resultados sejam compatíveis com o Modelo Analítico-Numérico e que o estudo seja concluído. AGRADECIMENTOS Agradeço a Deus em primeiro lugar, por estar sempre me dando Forças, Coragem e Tranquilidade nos momentos decisivos e de maior dificuldade. À minha querida Heloísa, pela confiança, carinho e admiração, e pelo apoio que sempre me deu. Ao meu Orientador Professor Murilo A. Vaz pelo apoio, ensino e direção que vem me dando ao longo desse trabalho e aos Responsáveis da ANP PRH-35, Professor Célio, Professor Queija, Cássia e colaboradores pela organização e apoio aos alunos. À minha Família, pelo amor e pela educação com que tem me agraciado. Aos meus colegas, pelo companheirismo e presença.


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