A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Improcedência liminar do pedido

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Improcedência liminar do pedido"— Transcrição da apresentação:

1 Improcedência liminar do pedido

2 Visão topológica do recebimento da inicial
não citação não indeferida improced. liminar? 238 extinção recurso/retratação 332 sim Petição inicial 487, I 332,§2º sim decisão para emenda indeferida emenda é possível? 321 extinção recurso/retratação 330 não 485, I 331

3 Improcedência liminar do pedido (L. I, T. I, C. III)
“Art  Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar: (...)” Perguntas Quais causas dispensam a fase instrutória? Não citar o réu pode configurar violação do princípio do contraditório? É necessário apenas invocar o precedente ou é preciso justificar sua aplicação ao caso?

4 Improcedência liminar do pedido – art. 332, inc. I
I – enunciados de súmula do STF ou STJ Perguntas A súmula tem que ser vinculante? O juiz pode escolher não aplicar a súmula? Se o réu, na contestação, apontar a súmula, o juiz pode aplicar o art. 332?

5 Improcedência liminar do pedido – art. 332, inc. II
II – acórdãos proferidos pelo STF ou STJ em julgamento de recursos repetitivos

6 Improcedência liminar do pedido - art. 332, inc. III
III – entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência Perguntas O que é incidente de resolução de demandas repetitivas? O que é incidente de assunção de competência? A decisão de recurso repetitivo é sempre vinculante? O juiz pode escolher não aplicar? O que acontece nesse caso?

7 Improcedência liminar do pedido - art. 332, inc. IV
IV – enunciado de súmula de tribunal de justiça sobre direito local Pergunta O que é “direito local”?

8 Improcedência liminar do pedido - art. 332, §1º
§1º O juiz também poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição Perguntas Qual a diferença entre decadência e prescrição? Isso é relevante para o fim processual? O juiz pode escolher não aplicar, já que o artigo afirma que ele “poderá” aplicar? O que acontece nesse caso?

9 Improcedência liminar do pedido - providências
Interposição do recurso cabível Art. 332, §3º e §4º Perguntas Réu também deverá apresentar contestação? Se não o fizer, estará preclusa essa apresentação? Não interposição do recurso cabível Art. 332, §2º Réu será somente intimado? Por que não será citado?


Carregar ppt "Improcedência liminar do pedido"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google