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Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.

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Apresentação em tema: "Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã."— Transcrição da apresentação:

1 Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã

2 Desenvolvimento Comercial de Sistemas
Introdução Professor: Charles Leite

3 Introdução à Interação Homem-Máquina
A Interface Homem-Máquina é uma área multidisciplinar da computação, a qual envolve projetos, avaliações e implementações de sistemas computacionais interativos, tratando de muitos aspectos que, aparentemente, podem não se relacionar, mas que, de fato, têm uma forte ligação entre si. O estudo dessa interação entre os sistemas/máquinas e o homem como usuário final tem o objetivo de entender como ela ocorre e também de aprender como elaborar melhor as interfaces, promovendo, assim, uma melhor interação entre homem e máquina. IHM ou IHC auxilia as pessoas a realizarem suas atividades com produtividade e segurança através de projetos de sistemas computacionais, desempenhando assim, um papel importante em todo o processo de desenvolvimento no projeto de usabilidade, onde compreenderá como ocorre o diálogo entre homens e computadores.

4 Introdução à Interação Homem-Máquina
Resumidamente, podemos dizer que IHC é: 1. O canal de comunicação entre o homem e o computador, através do qual os mesmos interagem, visando atingir um objetivo comum. 2. O conjunto de ações do usuário + respostas do sistema computacional (através de sinais e representações).

5 O que a IHC estuda? O campo da IHC também estuda o “lado das pessoas”, dentro da interação com computadores, incluindo: Processos mentais dos usuários, quando interagem com computadores; Boas práticas de trabalho; Questões de treinamento; Gerenciamento de processos de trabalho informatizado; Colaboração em grupos de trabalho via computador; Aspectos sociais e organizacionais; Questões de saúde.

6 A Interação Poderíamos considerar como uma boa definição de interação o estabelecimento de uma ligação entre dois objetos. Alguns exemplos de interação entre homem e máquina/sistemas são: Entradas e saídas de dados do sistema; Conversação entre o usuário e o sistema (diálogos que surgem em meio ao uso do sistema); Atividades mentais e físicas necessárias para utilizar o sistema, as quais são desempenhadas pelo usuário através da interface, num ciclo de execução e avaliação.

7 A Interação Dentro do universo das interfaces e interação, existe um importante elemento que precisa ser tratado de maneira especial, pois poderá determinar o sucesso ou não de nossos projetos, os chamados “Modelos de Interação”. Abaixo, podemos observar alguns dos aspectos importantes sobre os modelos de interação: Devem existir regras que determinem como o usuário e o sistema interagem através da interface; Eles estabelecem a estrutura de ações que o usuário deve desempenhar e quais mensagens o sistema deve enviar; Dependem da tecnologia de hardware e software utilizada na interface; Pode-se utilizar um ou vários estilos de interação; As interfaces gráficas devem seguir algum padrão definido.

8 Interfaces Dá-se o nome de interface ao meio de contato que estabelece a ligação entre os objetos, através do qual um usuário INTERAGE com um computador, objetivando simplificar e/ou auxiliar a execução de uma tarefa. A interface é um componente essencial no contexto dos sistemas interativos, sendo fator determinante para o sucesso ou fracasso do projeto de um sistema computacional. As interfaces, de certa forma, abstraem a definição do sistema operacional em uso, a manipulação dos dispositivos de entrada e saída e todo o sistema de comunicações.

9 Interfaces Tais interfaces também podem ser consideradas a parte mais importante de qualquer sistema computacional. Os porquês podem ser óbvios, mas são verdadeiros. Elas constituem o sistema para a maioria dos usuários, pois podem ser vistas, ouvidas e, em alguns casos, tocadas. A grande maioria dos usuários não sabe e nem quer saber o que tem por trás da tela de um sistema, portanto, para eles, a interface é “o sistema”.

10 Requisitos de uma Interface
Uma interface deve atender a três requisitos básicos. Tais requisitos são: • ser útil - ter uma função clara, bem definida e apropriada para uma determinada funcionalidade; • ser utilizável - o usuário deve ser capaz de encontrar e executar as funções esperadas, sem grandes dificuldades; • ser ubíqua - seu uso deve ser transparente e intuitivo para o usuário.

11 Para que servem as Interfaces?
As interfaces possuem, essencialmente, dois componentes marcantes: entrada e saída. Podemos considerar como entrada tudo aquilo que servir como ação decorrente de uma intenção, que gerará um retorno, uma resposta. A saída compreende a resposta, que é decorrente dessa ação iniciada. Alguns exemplos de ações de entrada e saída estamos acostumados a observar no dia-a-dia:

12 Para que servem as Interfaces?
• Entradas: – Digitar dados para campos de entrada em formulários; – Copiar/colar textos; – Permitir entradas por seleção/combinação de texto; – Desfazer/refazer ações; – Localizar itens e elementos.

13 Para que servem as Interfaces?
• Saídas: – Formas de visualização (zoom, preview, etc.); – Organização das unidades de apresentação (telas, janelas, caixas de diálogo); – Navegação dentro de uma unidade de apresentação (rolagem/paginação).

14 Usabilidade O sucesso de uma interface é mais dependente da qualidade, que a provê de suporte e entendimento para o usuário final, do que a diversidade de funções oferecidas. Não adianta termos um sistema poderoso, se não conseguirmos torná-lo “utilizável” para o cliente final. Isso é um dos grandes problemas que encontramos nas empresas que desenvolvem sistemas e produtos sem se preocupar como deveriam estar a usabilidade e a interatividade entre seus produtos e os usuários finais.

15 Usabilidade “A usabilidade é eficácia, eficiência e satisfação com que um conjunto específico de usuários pode realizar um determinado conjunto de tarefas em um ambiente particular” (ISO 9241, 16982).

16 Usabilidade Alguns dos desafios que temos ao trabalhar e pensar como prover a usabilidade aos usuários de nossos produtos e sistemas são: Padronização da interação do sistema com o usuário, permitindo com que o uso, o aprendizado e a autonomia possam ser otimizados dia a dia; Possibilitar o uso intuitivo, permitindo com que os usuários se utilizem de seus instintos e intuição para utilizar o sistema; Uso inteligente e criativo das interfaces e elementos de interação entre sistema e usuário; Universalização do acesso ou Acessibilidade Universal, ampliando o acesso a pessoas com diferentes capacidades e limitações físicas e intelectuais.

17 DÚVIDAS ...

18 CERTEZA QUE NÃO TEM MAIS DÚVIDAS ?


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