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PRECONCEITO, RACISMO E DISCRIMINAÇÃO SOCIAL

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Apresentação em tema: "PRECONCEITO, RACISMO E DISCRIMINAÇÃO SOCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 PRECONCEITO, RACISMO E DISCRIMINAÇÃO SOCIAL
Qual a diferença?

2 Qual a diferença? Várias são as incompreensões existentes entre os termos Preconceito, Racismo e Discriminação.

3 Vamos definir raça! A origem da palavra “raça” é  obscura. Alguns estudiosos entendem que a sua etimologia  provém da palavra latina  “radix”, que significa  raiz ou tronco; enquanto outros acham que ela tem origem na palavra italiana “razza”,  que significa  linhagem ou  criação.

4 Vamos definir raça! “Raça tem somente um significado científico e biológico:  Refere-se a uma única subdivisão  das espécies conhecidas,  membros de uma herança  física, a qual visa distinguir-se de outras populações da mesma espécie. Apesar desta definição ser precisa tanto quanto possível, os cientistas  entendem que não existem claras subdivisões na única espécie chamada homem, isto é, o homo sapiens.

5 Racismo "a ideologia que postula a existência de hierarquia entre grupos humanos";

6 Preconceito uma indisposição, um julgamento prévio negativo que se faz de pessoas estigmatizadas por estereótipos";

7 Estereótipo "atributos dirigidos a pessoas e grupos, formando um julgamento a priori, um carimbo. Uma vez ‘carimbados’ os membros de determinado grupo como possuidores deste ou daquele ‘atributo’, as pessoas deixaram de avaliar os membros desses grupos pelas suas reais qualidades e passam a julgá-las pelo carimbo";

8 Discriminação "é o nome que se dá para a conduta (ação ou omissão) que viola direitos das pessoas com base em critérios injustificados e injustos, tais como: a raça, o sexo, a idade, a opção religiosa e outros".

9 Racismo é crime inafiançável e imprescritível.(Art. 5.º, XLII, CF).
Segundo a Constituição Federal, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. A Carta diz, também, que constituem princípios fundamentais da Republica Federativa do Brasil o de promover o bem comum, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação.

10 Diversidade Cultural A globalização é um fenômeno bastante complexo, que propicia a conexão entre diferentes culturas, pessoas e locais. Ao mesmo tempo que parece conduzir a uma homogeneidade cultural, no sentido de que algumas culturas poderiam ser descaracterizadas por influências externas. Também verificamos o movimento oposto, no qual se reafirmam as diferentes identidades culturais.

11 Diversidade Cultural Até mesmo as culturas consideradas “dominantes” estão suscetíveis às influências de outras culturas. É possível perceber tais dinâmicas nas metrópoles, em que se verificam diferentes influências culturais em hábitos, linguagem, vestimentas, arquitetura e culinária. Um exemplo nesse sentido é o fato de existir um bairro em Nova Iorque que abriga a maior comunidade chinesa do Ocidente, denominado Chinatown.

12 Diversidade Cultural Outro exemplo dessa diversidade é o fato de na década de 1990, surgiu no Brasil um movimento musical denominado manguebeat. Surgiu com a fusão dos elementos locais, que são representados pelo mangue e pelo maracatu, com elementos globais da indústria musical, como o rock, a música eletrônica, o funk e o hip-hop.

13 Diversidade Cultural Os exemplos apresentados demonstram que a globalização tem propiciado o contato entre diferentes realidades culturais e a emergência de novas manifestações culturais, que devem ser reconhecidas em sua diversidade. Tal atitude é defendida pelo multiculturalismo, que almeja a valorização e o reconhecimento da diversidade cultural para que todas sejam respeitadas em suas diferenças.

14 Diversidade cultural brasileira
A Antropologia não apenas enfatiza as diferenças entre culturas distantes, como também nos fornece subsídios para a compreensão de nossa própria cultura. O caráter multiétnico do país, resultado da confluência de diversas etnias, indígenas, africanos e portugueses, participaram da colonização do país. Outros povos europeus e asiáticos que chegaram ao Brasil como imigrantes nos séculos XIX e XX.

15 Diversidade cultural brasileira
Tendo em vista que o Brasil tem múltiplas expressões culturais, notamos o contínuo esforço em estabelecer uma identidade nacional brasileira. Era necessário definir – e, por vezes, inventar – o que constituía esta nação, a história, o idioma, os heróis nacionais, os monumentos e representações oficiais, como a bandeira, o hino nacional, etc. Todos esses elementos buscar dar uma noção de pertencimento.

16 Diversidade cultural brasileira
No início do século XX, a noção de cultura brasileira era apresentada com base em algumas manifestações populares tais como a MPB, o samba, o carnaval, a capoeira, o futebol, a feijoada, etc. Algumas dessas representações foram colocadas como símbolos da cultura nacional, enquanto outras não foram aceitas pelo Estado e acabaram sendo esquecidas ou modificadas.

17 Diversidade cultural brasileira
Manifestações como a capoeira, que em um primeiro momento não era aceita socialmente, pois havia identificação com a cultura negra africana, hoje é vista como parte da identidade nacional. Coloca-se nesse mesmo aspecto, outras representações culturais como o samba e o futebol. Apesar de o país ter superado algumas barreiras étnicas, o contexto ainda é o de formação de uma identidade diversificada.

18 Conflito étnico-raciais no Brasil
O preconceito deriva das representações negativas acerca dos outros indivíduos e grupos sociais, sendo, portanto, a negação da alteridade. Na realidade brasileira, uma das principais formas de preconceito que se encontram incrustadas em nossa formação social é o racismo. Mas em que parâmetros se baseia o racismo? Que justificativas são elaboradas para sustentar sua existência?

19 Conflito étnico-raciais no Brasil
Durante o século XIX, estavam em voga no meio intelectual as “teorias racialistas”. Estas defendiam a existência de uma hierarquia entre as raças humanas, na qual os europeus eram considerados superiores em oposição a outras sociedades humanas. Após a segunda metade do século XX, a iologia demonstrou o equívoco em torno do conceito de raça, alegando não existir a possibilidade de definir geneticamente diferenças raciais.

20 Questão afro-brasileira
No início do século XX, difundiu-se a noção de “democracia racial” como parte da construção da identidade nacional brasileira, resultado da miscigenação entre indígenas, europeus africanos. A ideia de que o Brasil seria um modelo de relações raciais foi defendida por intelectuais brasileiros que negavam ou minimizavam o racismo no Brasil, na medida em que afirmavam a existência de “grupos de cor”, em substituição à noção de raças.

21 Questão afro-brasileira

22 Questão afro-brasileira


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