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TÍTULO II ENCONTRO PIBID UENF Introdução Resultados

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Apresentação em tema: "TÍTULO II ENCONTRO PIBID UENF Introdução Resultados"— Transcrição da apresentação:

1 TÍTULO II ENCONTRO PIBID UENF Introdução Resultados
Héllen Carvalho Bastos da Silva, Maria Eugênia Ferreira Totti Supervisora Escola Municipal Francisco de Assis Coordenadora da Área de Pedagogia (b) Gerson Tavares do Carmo Janaína Lima Azevedo Kelly Mariana Sena Lopes Coordenador da Área de Pedagogia Bolsista PIBID/UENF Introdução Resultados (c) (d) Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Francisco de Assis, localizada no Município de Campos dos Goytacazes –RJ, com a turma do quinto ano do Ensino Fundamental, sendo o mesmo mediado pelos discentes do curso de Pedagogia, bolsistas do PIBID-UENF, que tem como o subprojeto “Escrita Solidária” Sistema de Suporte à Escrita Docente e Discente Sob a Perspectiva da Linguística Textual e das Ciências Naturais. Ao trabalhar o gênero musical nos é proporcionado desfrutar de uma série de benefícios que serão apresentados. Tendo esses entre outros objetivos, o de estimular a criatividade e a interpretação crítica através da leitura, reflexão e composição. Foi possível observar que é de extrema importância ter a música como aliada quando se trata de educação uma vez que é possível a elaboração de estratégias pedagógicas voltadas para interdisciplinaridade, desenvolvendo o lado cognitivo entre outros benefícios. A música como alternativa didática aguça o interesse do aluno, que muitas vezes sem perceber se encontra totalmente envolvido no processo. A atividade executada alcançou resultados proveitosos e positivos onde os alunos puderam interpretar, refletir e expor suas opiniões quanto ao gênero textual trabalhado e a realidade do meio em que vivem. Contudo a utilização da música facilita o ensino-aprendizado do aluno e o aproxima do educando, além de estimular a criatividade e resgatar a autoestima do mesmo ao valorizar quem ele é, de onde veio lembrando-os que é possível ter sonhos e buscar realizá-los. Considerações Finais Escutar e produzir música é uma das atividades mais estimulantes para o intelecto das crianças, também é um dos aprendizados mais divertidos uma vez que é completamente ligado ao lúdico. Ademais possui um poder desinibidor e socializador, foi possível chegar a essa conclusão quando por fim da apresentação da música os alunos dançavam e participavam juntos. Com a atividade “Conhecendo a canção: indo além das entrelinhas” e todas as outras trabalhadas durante o ano foi possível desenvolver a interpretação crítica e questionadora sobre diferentes realidades sociais, além de aproximar os alunos da leitura e mostrar que tanto ler, quanto produzir pode ser prazeroso. Por fim esse processo cultural, musical e criativo se torna cada vez mais viável quando se trata de visar uma lucratividade grandiosa no desenvolvimento do aluno buscando sempre a autonomia do mesmo. FOTO FOTO FOTO FOTO Material e Métodos A música é capaz de levar o indivíduo a um outro mundo de conhecimentos de forma lúdica abrindo caminho para todo um trabalho de leitura, escrita e interpretação de forma prazerosa e interativa. Na execução da atividade: “Conhecendo a canção”, foi proposto ao aluno a leitura da música: "Rap da Felicidade“ e apresentado o vídeoclipe do mesmo onde eles fizeram suas próprias interpretações, discutiram sobre o tema e ao final exploraram a criatividade virando compositores de suas próprias canções na qual mais tarde resultou na criação do rap "Direito de Sonhar“ que foi escrito a partir da junção de várias composições realizadas pelos próprios alunos. O material utilizado para realização da atividade e leitura da música foi folha de papel A4 e lápis. Próximas Atividades As atividades futuras estão relacionadas às Ciências Naturais e Linguagem para despertar a consciência e a responsabilidade com questões do meio ambiente e afins e utilizar-se da escrita e leitura como recurso natural como construtores no desenvolvimentos dos aspectos cognitivos e da formação do cidadão como agente transformador de seu meio social. (a) (b) Principais Referências Bibliográficas Agradecimento: Instituições de Fomento BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB Lei n.9394/96. Brasília. DF: MEC/SEF, 1996. BRASIL, parâmetros curriculares nacionais de Artes. Brasília MEC, 1997.


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