A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relato de caso: Diagnóstico de Doença de Crohn em idosos Francisco FF; NametalaJ; Palacio FGM; Amorim C; CarneiroAJV; Fogaça H; Sampaio AP; Beatriz, P.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relato de caso: Diagnóstico de Doença de Crohn em idosos Francisco FF; NametalaJ; Palacio FGM; Amorim C; CarneiroAJV; Fogaça H; Sampaio AP; Beatriz, P."— Transcrição da apresentação:

1 Relato de caso: Diagnóstico de Doença de Crohn em idosos Francisco FF; NametalaJ; Palacio FGM; Amorim C; CarneiroAJV; Fogaça H; Sampaio AP; Beatriz, P. Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ INTRODUÇÃO Doença de Crohn (DC) é uma desordem inflamatória crônica, progressiva do trato gastrointestinal. A sua etiologia permanece incerta, porém fatores genéticos, ambientais e microbianos têm sido relatados na patogênese. A DC pode ocorrer a qualquer momento, desde a infância até a idade adulta tardia, apesar de mais de 80% dos casos serem diagnosticados na segunda ou terceira década de vida. Tem um pico de incidência bimodal, com o segundo pico entre as idades de 50 e 80 anos. Cerca de 15% dos casos, se manifestam após a idade de 65 anos. Dor abdominal pode ser o sintoma inicial, muitas vezes acompanhada de diarréia, febre e sinais de má absorção intestinal. A forma de apresentação da doença é semelhante entre os diferentes grupos etários, embora o envolvimento dos cólons seja mais presente no segundo pico. Muitas vezes, é difícil estabelecer o diagnóstico em pacientes mais idosos por ser uma condição rara e em geral se manifestar com sintomas leves ou atípicos. Há várias situações clínicas que podem dificultar o diagnóstico da DC em pacientes idosos, incluindo: infecções, vasculites, colite microscópica, câncer colorretal, colite isquêmica, colite associada à droga (anti-inflamatórios não esteróides, por exemplo) e diverticulite. Os princípios que regem o tratamento da DC em pacientes com mais de 60 anos são os mesmos que em outras faixas etárias. O prognóstico é difícil de determinar. CASO CLÍNICO Homem, 68 anos, negro, etilista, relata há 1 mês quadro de diarreia líquida, mucossanguinolenta, cerca de 15 episódios diários, associada a dor abdominal difusa, astenia progressiva, picos febris esporádicos e perda ponderal não quantificada. Durante internação apresentou monoartrite em punho direito. Foram realizadas coprocultura, sorologia para HIV e pesquisa de toxinas A e B para Clostridium difficile, todas negativas. Colonoscopia sugestiva de Doença de Crohn com biópsias confirmando o diagnóstico. Iniciada terapia com corticoide e azatioprina, evoluindo com melhora significativa do estado geral e retorno ao padrão de evacuações Íleo terminal Válvula íleo cecal CONCLUSÃO O surgimento da DC nos idosos não deve ser negligenciada, devendo-se estar atento a essa possibilidade diante de quadro clínico compatível. Os métodos diagnósticos e as opções terapêuticas são semelhantes qualquer que seja a faixa etária. Contato:


Carregar ppt "Relato de caso: Diagnóstico de Doença de Crohn em idosos Francisco FF; NametalaJ; Palacio FGM; Amorim C; CarneiroAJV; Fogaça H; Sampaio AP; Beatriz, P."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google