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Apresentação em tema: "1."— Transcrição da apresentação:

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2 Reunião Pedagogos Fevereiro/2011

3 BOLETIM DE AVALIAÇÃO ESCOLAR
Orientações para acompanhamento do boletim de avaliação escolar e do desenvolvimento dos estudantes.

4 1 - Estudo das expectativas de aprendizagem, associando aos descritores das matrizes de referência.

5 2 - Diagnóstico inicial dos estudantes O que considerar?

6 Leitura e análise das expectativas avaliadas na etapa anterior.
Realização do diagnóstico, utilizando diferentes atividades tais como: dinâmicas, leitura de pequenos textos, debates em grupos, etc. de forma a identificar o estágio de desenvolvimento dos estudantes nos aspectos cognitivos, afetivos, social e da organização do trabalho.

7 Elaboração de diagnóstico com diferentes níveis de dificuldade, de forma a identificar o estágio de desenvolvimento de todos os estudantes. Relação entre expectativas trabalhadas, adquiridas e as propostas para o ciclo.

8 Identificação dos pontos de melhoria detectados nos processos de aprendizagem.

9 3 – Análise dos dados obtidos a partir do diagnóstico:
Perfil dos estudantes Perfil da turma Perfil do ciclo Perfil da escola

10 4 – Elaboração do Plano de Trabalho
Definir expectativas de aprendizagem para a etapa considerando: a) O diagnóstico O percurso de aprendizagem da turma Lançamento, no sistema, das expectativas para o período.

11 Definir agrupamentos flexíveis para o período.
Definir metodologias de trabalho para as turmas e para os grupos flexíveis. Definir processos e instrumentos de avaliação.

12 Lançar no sistema os projetos desenvolvidos pela escola.
Lançar, no sistema, os estudantes que participam dos projetos.

13 Acompanhar a apuração e o registro da frequência.
5 – Monitoramento Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos realizados em cada turma e com cada estudante. Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos realizados com os grupos flexíveis. Acompanhar a apuração e o registro da frequência.

14 Acompanhar o desenvolvimento dos programas e projetos desenvolvidos.
Acompanhar o lançamento , no sistema, dos resultados do processo de avaliação das etapas.

15 6 - Acompanhar o lançamento , no sistema, dos resultados do processo de avaliação das etapas.

16 7 – Análise dos resultados:
Relacionar o número de estudantes com as expectativas adquiridas e não adquiridas. Destacar as expectativas não adquiridas para seleção na etapa seguinte. Destacar as dificuldades específicas de cada estudante para reorganizar os grupos flexíveis. Destacar disciplinas que apresentam maior número de estudantes com as expectativas não adquiridas para revisão de metodologias.

17 Destacar disciplinas que apresentam maior número de estudantes com as expectativas não adquiridas para revisão de metodologias. Relacionar número de expectativas adquiridas com o número de expectativas previstas para a etapa e para o ciclo.

18 Analisar resultados com os professores, por área.
Relacionar o resultado dos estudantes com a participação em programas, projetos e agrupamentos flexíveis. Analisar resultados com os professores, por área.

19 8 – Realizar Conselho de Classe
Apresentação da análise realizada Definição das “orientações às famílias” e “ações da escola”, que serão registradas no boletim de cada estudante.

20 9 – encerrar sistema para gerar boletins.
10 – Realizar reuniões com as famílias. 11 – Gerar relatórios da etapa finalizada: por turma por estudante

21 12 – Planejar as ações para a etapa seguinte a partir da análise dos resultados.

22 GT DE PEDAGOGOS 2011 PROPOSTA DE TRABALHO: INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O PROCESSO

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