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CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

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Apresentação em tema: "CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
cmmi Componentes Alisson matos BianCa marques Breno nunes Fábio santos Jéssica gomes Nailton araújo

2 Cmmi - Capability Maturity Model Integration
Qualidade de ser capaz ou apto a realizar uma determinada ação ou tarefa. Maturity Estado de maturidade, totalmente desenvolvido em determinada área. Model Representação de algo em diferentes contextos. Integration Consistência entre modelos e funções organizacionais.

3 Cmmi - Capability Maturity Model Integration
Modelo de boas práticas para definição, implementação e melhoria de processos. Não é uma metodologia, mas sim uma descrição de características de processos efetivos. Objetivo de redução de custos com melhorias de processos;

4 Representações do cmmi

5 representações do cmmi
CMMI por Estágios Permite avaliação da maturidade do processo em 5 níveis; Níveis de maturidade; CMMI Contínuo Permite uma classificação mais fina de cada área processo; Níveis de capacitação

6 GERENCIADO QUANTITATIVAMENTE
Níveis de capacitação OPTMIZADO GERENCIADO QUANTITATIVAMENTE DEFINIDO GERANCIADO REALIZADO 0. INCOMPLETO

7 GERENCIADO QUANTITATIVAMENTE
Níveis de maturidade OPTMIZADO GERENCIADO QUANTITATIVAMENTE DEFINIDO GERANCIADO INICIAL

8 Nível 1 Inicial

9 Nível 1: inicial Este nível é caracterizado por processos ad hoc e caóticos, onde os projetos não são planejados, são improvisados, com isso o primeiro nível é caracterizado por: Imaturidade organizacional; Requisitos incompletos; Profissionais despreparados; Falta de medições; Valores desproporcionais; Os processos são improvisados e geralmente não são seguidos; As qualidades, procedimentos e conhecimentos pertencem às pessoas e não aos projetos; As chances de sucesso dependem das habilidades pessoais dos gerentes e desenvolvedores; Insatisfação dos clientes.

10 Nível 2 gerenciado

11 Nível 2: gerenciado - CAPACITADO
Um processo de nível de capacidade 2 é caracterizado como um “processo gerenciado”. A disciplina de processo refletida pelo nível de capacidade 2 contribui para assegurar que as práticas existentes sejam mantidas durante períodos de stress. Nível 2: gerenciado - MATURIDADE No nível de maturidade 2, o status dos produtos de trabalho e a entrega dos serviços estão visíveis para a gestão em pontos definidos (por exemplo, nos principais marcos e no término das principais tarefas).

12 Nível 2: gerenciado - Conceito
Processos básicos de gerenciamento de projeto são estabelecidos para controle de custos, prazos e escopo.

13 Nível 2: gerenciado Gerenciamento de Requisitos - REQM (Requirements Management) Planejamento de Projeto - PP (Project Planning) Monitoramento e Controle de Projeto - PMC (Project Monitoring and Control) Gerenciamento de Acordo com Fornecedor - SAM (Supplier Agreement Management) Medição e Análise - MA (Measurement and Analysis) Garantia da Qualidade de Processo e Produto - PPQA (Process and Product Quality Assurance) Gerência de Configuração - CM (Configuration Management)

14 Nível 2 – Gestão de Requisitos
Gerenciar os requisitos dos produtos e componentes de produto do projeto e identificar inconsistências entre esses requisitos e os planos e produtos de trabalho do projeto. Nível 2 - Planejamento de Projeto Estabelecer e manter planos que definam as atividades de projeto. Nível 2 – Monitoramento e Controle de Projeto Proporcionar um entendimento do progresso do projeto, de forma que ações corretivas apropriadas possam ser tomadas quando o desempenho do projeto desviar significativamente do plano.

15 Nível 2 - Gerenciamento de Contrato com Fornecedor
Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores. Nível 2 - Medição e Análise Desenvolver e sustentar a capacidade de medições utilizada para dar suporte às necessidades de gerenciamento de informações. Nível 2 - Garantia da Qualidade de Processo e Produto Munir a equipe e a gerência com uma visão clara sobre os processos e seus produtos de trabalho associados

16 Nível 2 - Gerência de Configuração
Estabelecer e manter a integridade dos produtos de trabalho, utilizando identificação de configuração, controle de configuração, balanço de configuração e auditorias de configuração

17 Nível 3 definido

18 Nível 3: definido Desenvolvimento de Requisitos: O propósito do Desenvolvimento de Requisitos (RD) é produzir e analisar os requisitos de cliente, de produto e de componente de produto. Solução Técnica: O propósito da Solução Técnica (TS) é projetar, desenvolver e implementar soluções para requisitos. Soluções, designs e implementações englobam produtos, componentes de produto e processos de ciclo de vida relacionados ao produto isoladamente ou a combinações de produtos quando apropriado. Integração de Produtos: O propósito da Integração de Produto (IP) é montar o produto a partir de componentes de produto, garantir que o produto integrado execute as funções de forma apropriada e entregar o produto. Verificação: O propósito da Verificação (VER) é assegurar que os produtos de trabalho selecionados atendem aos seus requisitos especificados.

19 Nível 3: definido Validação: O propósito da Validação (VAL) é demonstrar que um produto ou componente de produto atende ao seu uso pretendido quando colocado em seu ambiente alvo. Foco no Processo Organizacional: O propósito do Foco no Processo Organizacional (OPF) é planejar, implementar e implantar melhorias do processo organizacional com base na compreensão dos pontos fortes e pontos fracos atuais dos processos e dos ativos de processo da organização. Definição do Processo Organizacional + IPPD: O propósito da Definição do Processo Organizacional (OPD) é estabelecer e manter um conjunto de ativos de processo da organização e padrões de ambiente de trabalho disponíveis para uso. Para IPPD, Definição do Processo Organizacional + IPPD cobre também o estabelecimento de regras e guias organizacionais que possibilitam a condução de trabalhos realizados por equipes integradas. Treinamento Organizacional: O propósito do Treinamento Organizacional (OT) é desenvolver as habilidades e o conhecimento das pessoas para que elas possam desempenhar seus papéis de forma eficiente e eficaz.

20 Nível 3: definido Gestão Integrada de Projetos + IPPD: O propósito da Gestão Integrada de Projeto (OPD) é estabelecer e gerenciar o projeto e o ambiente dos stackeholders relevantes de acordo com um processo integrado e definido que é adaptado a partir do conjunto de processos padrão da organização. Para IPPD, a Gestão Integrada de Projeto + IPPD cobre também o estabelecimento de uma visão compartilhada para o projeto e o estabelecimento de equipes integradas que irão cumprir os objetivos do projeto. Gestão de Risco: O propósito da Gestão de Risco (RSKM) é identificar potenciais problemas antes que ocorram. Para isso, as atividades de tratamento de risco podem ser planejadas e colocadas em prática quando necessário, durante a vida do produto ou do projeto, para mitigar impactos indesejáveis na obtenção dos objetivos. Análise de Decisão: O propósito da Análise de Decisão é analisar decisões possíveis usando um processo de avaliação formal que avalia alternativas identificadas com relação a critérios estabelecidos.

21 Nível 4 Gerenciado Quantitativamente

22 Nível 4: gerenciado Quantitativamente
Este nível começa quando o processo é gerenciado quantitativamente através de estatísticas e outras técnicas. É composto por 2 áreas de processos, sendo elas: Desempenho de Processo Organizacional – OPP (Organizational Process Performance) Gerenciamento Quantitativo de Projeto – QPM (Quantitative Project Management).

23 Nível 4: gerenciado Quantitativamente
No nível 4 podemos observar as seguintes situações: A organização estabelece metas quantitativas para os seus produtos e processos. Medidas de qualidade e produtividade são coletadas em todos os projetos: avaliação e analise continua do desempenho. A variância das medidas é diminuída. É estabelecido o controle estatístico de processos. Uma organização no nível 4 passa a ter uma gestão feita com bases quantitativas.

24 Nível 5 otimizado

25 NÍVEL 5: OPTIMIZADO Nesse nível, o processo gerido quantitativamente é alterado e adaptado para atender às necessidades negociais/estratégicas da empresa. Podemos observer as situações: Melhoria continua de seus processos. Identificação de pontos fracos e defeitos. Ações preventivas sobre causas. Mudanças mais significativas de processos ou tecnologias .

26 BELLOQUIM, Átila. SEI/CMM: O Caminho Para o Nível 2
BELLOQUIM, Átila. SEI/CMM: O Caminho Para o Nível 2. Software Process Improvement Network. Julho de Disponível em: < CMM2.htm>. Acesso em 27 abril 2017. Referências Fontes bibliográficas


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