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Faculdade Meridional – IMED/ RS

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Apresentação em tema: "Faculdade Meridional – IMED/ RS"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Meridional – IMED/ RS
. AVALIAÇÃO E PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS NO TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL Marcia Fortes Wagner¹, Gabriela Quadros de Lima2 e Leda Rúbia Corbulim Maurina3 ¹ Doutora em Psicologia (PUCRS). 2 Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). 3Mestre em Educação. Faculdade Meridional – IMED/ RS Introdução O presente trabalho visa descrever o estudo “Avaliação e Promoção de Habilidades Sociais no Transtorno de Ansiedade Social” que está sendo desenvolvido na Faculdade Meridional, IMED, Passo Fundo, RS, o qual tem por objetivo realizar a avaliação e a intervenção no contexto do quadro clínico do Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social(FS) e na comorbidade Transtornos Relacionados a Substâncias, a fim de propiciar aos indivíduos uma melhor qualidade de vida. Fazem parte da equipe três psicólogas, doze alunos com Bolsa Desempenho da IMED e um bolsista FAPERGS. Por meio do processo de avaliação e de grupos de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) busca-se instrumentalizar os sujeitos a conhecerem seu perfil psicológico e a aprenderem estratégias comportamentais mais adequadas frente às dificuldades que surgirem em suas vivências diárias. Vinculados ao projeto de pesquisa, estão sendo desenvolvidos o grupo de estudos “Avaliação em Habilidades Sociais” e o projeto de extensão “Treinamento de Habilidades Sociais em Usuários de Substâncias Psicoativas”. O grupo de estudos visa aprofundar o conhecimento da equipe no que diz respeito à avaliação psicológica e à aplicabilidade dos instrumentos, a fim de auxiliar no processo inicial dos grupos terapêuticos. Já o projeto de extensão se responsabilizará pelas intervenções grupais de THS aos residentes da comunidade terapêutica. Amostra Método O estudo proposto é de cunho quantitativo. Num primeiro momento, se configura como um estudo transversal de levantamento e associação entre variáveis. Posteriormente, se caracteriza como uma pesquisa de intervenção pré e pós-teste. Total da amostra: 48 sujeitos, subdivididos em dois grupos. Grupo 1: 24 sujeitos de população universitária entre 18 e 25 anos que apresentem TAS. Grupo 2 : 24 residentes de comunidade terapêutica entre 25 e 35 anos com critério diagnóstico de Transtornos relacionados ao uso de substância psicoativa e TAS. Sexo masculino e feminino. Maiores de 18 anos. Instrumentos Ficha de Dados Pessoais e Sociodemográficos, organizada para esta proposta de estudo. Escalas Beck (Cunha, 2001): Inventário de Depressão de Beck (BDI), destinado a medir a gravidade da depressão; Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), para avaliar sintomas de ansiedade; Escala de Desesperança de Beck (BHS), a qual mede a dimensão do pessimismo ou da extensão das atitudes negativas frente ao futuro e Escala de Ideação Suicida de Beck, a BSI, medida escalar de auto relato que tem como finalidade a triagem da ideação suicida. Cuestionário de Ansiedad Social para Adultos/ CASO-A30 (Caballo et al, 2010) para avaliar as dimensões da Fobia Social. Inventário Fatorial de Personalidade/IFP (Pasquali, Azevedo, Ghesti, 1997): visa avaliar o indivíduo em 15 necessidades psicológicas (assistência, dominância, ordem, denegação, intracepção, desempenho, exibição, heterossexualidade, afago, mudança, persistência, agressão, deferência, autonomia e afiliação). Drug Use Screening Inventory/ DUSI (Ronzani, 2006): fornece um perfil da intensidade de problemas em relação ao uso de substância; sociabilidade; sistema familiar; escola; trabalho; relacionamento com amigos e lazer/recreação, comportamento; saúde e transtornos psiquiátricos. Resultados preliminares O projeto foi avaliado e recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Meridional (IMED). Como atividade inicial, foi realizado treinamento da equipe de alunos em relação aos aspectos teóricos e práticos do processo de avaliação e intervenção. O programa de Treinamento em Habilidades Sociais (THS) está sendo divulgado entre os acadêmicos da IMED e residentes da comunidade terapêutica, sendo que os interessados estão sendo submetidos a uma avaliação inicial para detectar a presença do TAS como pré-requisito para participar da intervenção. O THS será desenvolvido em sessões semanais de 2 horas de duração, ao longo de 12 semanas. Os resultados da intervenção grupal serão observados na comparação entre a aplicação dos instrumentos ao início e final do Treinamento de Habilidades Sociais. O impacto esperado será auxiliar os indivíduos a melhorar sua competência interpessoal e individual, propiciando que consigam obter melhor desempenho em sua vida acadêmica e em sua futura atividade profissional. Referências Cunha, J. A. (2001). Manual da Versão em Português das Escalas Beck. São Paulo: Casa do Psicólogo. Caballo, V. E., Salazar, I. C., Irurtia, M. J., Arias, B., Hofmann, S. G. y the CISO-A Research Team (2010). Measuring social anxiety in 11 countries: development and validation of the Social Anxiety Questionnaire for Adults. European Journal of Psychological Assessment, 26, Pasquali, L., Azevedo, M. M., & Ghesti, I. (1997). Inventário Fatorial de Personalidade: manual técnico e de avaliação. São Paulo: Casa do Psicólogo. Ronzani,T.(2006). Detecção do uso abusivo e diagnóstico de dependência substancias psicoativas. In: Supera- curso sistema para detectação do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento. Brasília: Secretaria Nacional Antidrogas.


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