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PublicouAndré Amorim da Conceição Alterado mais de 7 anos atrás
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Introdução aos Estudos da Educação
Prof. Dr. Ricardo Leite Camargo Fone: (19) (16) Piracicaba, agosto 2010
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A Educação INFORMAL Características Gerais da Educação Informal Não organizada Casual (deliberada ou acidental) Empírica Deliberada ou Acidental Exercida por diferentes “atores”
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A Educação FORMAL “A escola desenvolve a educação formal porque surge a exigência da formação de um grupo instituído especialmente para exercer determinadas funções, sendo convocados especialistas que elaboram um projeto de ação mais efetiva. Embora na família, por exemplo, a educação possa ser intencional, deliberada, ela não é tão organizada, estruturada ou controlada como na escola.” (Aranha, p.82)
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A Educação FORMAL Educação Formal Breve Histórico Sociedade Primitiva - Não há escola 2. Séc XVI – escola institucionalizada 3. Séc XVIII – Revolução Industrial – técnica 4. Sec. XIX – Escola Pública
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A Educação FORMAL 1. Sociedade Primitiva Não há escola
A educação é exercida pelo conjunto de membros que a constituem
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2. Institucionalização – Séc. XVI
A Educação FORMAL 2. Institucionalização – Séc. XVI Instituição como conhecemos hoje criação burguesa do século XVI surge o “sentimento de infância e de família”.
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3. Séc XVIII – Revolução Industrial
A Educação FORMAL 3. Séc XVIII – Revolução Industrial Ênfase na formação técnica Distanciamento da formação humanística
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4. Séc XIX – Escola Pública
A Educação FORMAL 4. Séc XIX – Escola Pública Pública Leiga Gratuita Obrigatória
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Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo.
Paulo Freire ( )
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