A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPACITAÇÃO DISCENTE Problema Básico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPACITAÇÃO DISCENTE Problema Básico"— Transcrição da apresentação:

1 CAPACITAÇÃO DISCENTE Problema Básico
"O QUE VOCÊ PENSARIA DE UM MÉDICO QUE NÃO SOUBESSE CLINICAR, UM ENGENHEIRO CIVIL QUE NÃO SOUBESSE PROJETAR UMA CASA E UM BANQUEIRO QUE NÃO SOUBESSE RUDIMENTOS DE FINANÇAS?”

2 CAPACITAÇÃO DISCENTE Problema Básico
“ENTRETANTO,ENCONTRAMOS, COMUMENTE, ESTUDANTES QUE NÃO SABEM ESTUDAR.” Roque Teophilo

3 CAPACITAÇÃO DISCENTE Problema Básico
Então é preciso que os alunos aprendam a estudar, dentro e fora da sala de aula. Ricardo Mazzonetto

4 Metodologia de Estudos
CAPACITAÇÃO DISCENTE Metodologia de Estudos O que é o estudo? “O estudo é uma aprendizagem dirigida” Roque Teophilo O que é o estudo eficiente? “É aquele que promove uma aprendizagem duradoura” Ricardo Mazzonetto

5 CAPACITAÇÃO DISCENTE Metodologia de Estudos
Processos da Aprendizagem Cognitiva 1º. ASSIMILAÇÃO Tentativa de integração de novas informações e experiências aos esquemas cognitivos anteriores. Ao entrar em contato com o objeto do conhecimento o indivíduo busca retirar dele as informações que lhe interessam deixando de lado, outras que não lhe são tão importantes, visando sempre a restabelecer a equilibração (adaptação) do organismo. (Adição de um saber, sem modificar a estrutura=fácil). 2º. ACOMODAÇÃO Representa "o momento da ação do objeto sobre o sujeito”, havendo a modificação das estruturas cognitivas anteriores com a conseqüente aquisição do novo saber. (Integração de um novo conhecimento com a modificação dos esquemas cognitivos anteriores= difícil).

6 CAPACITAÇÃO DISCENTE Metodologia de Estudos
Fases da Aprendizagem Cognitiva 1ª. SÍNCRESE Processo de aquisição do saber, caracterizado por uma mistura das informações. É assistemático e parcialmente organizado. Nele o sujeito se encontra em oposição ao objeto de estudo. Não houve, nesta fase, a integração do saber. Ex: conhecimento dado pela leitura introdutória de um tema jurídico. (ASSIMILAÇÃO). 2ª. ANÁLISE Decomposição de um todo nas suas partes constituintes, para se adquirir um conhecimento detalhado de cada uma das partes e de suas relações entre si. Ex: análise dos artigos de uma dada lei. (INÍCIO DA ACOMODAÇÃO). 3ª. SÍNTESE Recomposição de um todo nas suas partes constituintes, para se adquirir o conhecimento do que é essencial em uma dada realidade anteriormente analisada e diferenciá-lo daquilo que é acidental. Ex: explanação da interpretação do que é essencial numa lei. (ACOMODAÇÃO)

7 CAPACITAÇÃO DISCENTE Metodologia de Estudos Método PQRST – (University-Maxwell Air Force)
P: Preview ou exame preliminar do livro ou texto. Q: Question ou formulação de perguntas sobre o conjunto. R: Read ou ganhar informações pela leitura. S: State ou expor os temas com suas próprias palavras. T: Test ou avaliação dos conhecimentos.

8 CAPACITAÇÃO DISCENTE Metodologia de Estudos Método PQRSTU – (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
P: Pré-visualização ou exame preliminar do livro ou texto. Q: Questionário ou formulação de perguntas sobre o conjunto. R: Releitura ou o ganho de informações pela leitura. S: Sinopse ou a exposição dos temas com suas próprias palavras. T: Teste ou avaliação dos conhecimentos. U: Uso ou a aplicação desse saber.

9 CAPACITAÇÃO DISCENTE Metodologia de Estudos
Terceira Orientação Dominar Eficientes Métodos de Estudo


Carregar ppt "CAPACITAÇÃO DISCENTE Problema Básico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google