A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOCENTE : Gabriela Chamba

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOCENTE : Gabriela Chamba"— Transcrição da apresentação:

1 DOCENTE : Gabriela Chamba
Cadeira : Segurança e Prevenção de Riscos laborais e Ambientes nas Unidades Sanitárias DOCENTE : Gabriela Chamba

2 Ergonomia Conceito A palavra ergonomia provém do latim, que signica: Ergo – trabalho, nomos – leis ou normas Ergonomia é o conjunto de disciplinas que estudam a organizacao do trabalho, no qual existem interações entre seres humanos e maquinas. Objectivos da ergonomia Desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu ambiente de trabalho; Melhoria das condições ambientais; Prevenção de acidentes de trabalho; Prevençãon de lesões por esforço repetitivo.

3   Quando falamos em ergonomia , temos que levar em consideração alguns aspectos como:
Productividade da empresa; Qualidade do produto; Condições de trabalho; Qualidade de vida dos trabalhadores.

4 Papel de um ergonomista
Os ergonomistas são profissionais de diversas aréas que se especializam em ergonomia, e contribuem para o planejamento, projecto e avaliação de tarefas, além de avaliarem postos de trabalho, produtos , ambientes e sistemas com a finalidade de compatibilizar o trabalho com as necessidades , habilidades e limitações das pessoas.  

5 Qualidade do ambiente interior de trabalho
As caracteristicas quimicas, fisicas e biologicas do ar interior não residencial, em locais de trabalho, por exemplo nos gabinetes, espaços publicos interiores, não incluindo espaços interiores industriais ou na presença de operaçoes que possam afectar o conforto ou saúde do ocupante .

6 Factores que influenciam a qualidade do ar interior do trabalho
Temperatura e valores extremos de humidade – colocação impropria dos dispositivos de mediação, deficiente controlo do edificio de compensar extremos climaticos, número de equipamentos instalados e a densidade de ocupação

7 CONT. Dioxido de carbono – número de pessoas, queima de combustivel fosseis (gás , aquecedores). Monoxido de carbono – emissões de veiculos (garagens, entradas de ar), combustao, fumo de tabaco. Formaldeido – madeira pressada, contraplacado não selado, isolamento de espuma da ureia – formaldeiodo, tecidos, cola, carpetes, mobiliarios, papel quimico

8 CONT. Particulas – fumo, entradas de ar, papel, residuos de água e carpetes. Compostos organicos volateis – fotocopiadoras e impressoras, computadores, carpetes, mobiliario, produtos de limpeza, fumo, tintas e adesivos e perfumes. Ventilação inadequada – (ar exterior insuficiente) deficiente em circulação – medidas de poupança de energia e manutenção. Materia microbiana – água estagnada em sistema de AC, materiais molhados e humidos.

9 Iluminação em postos de trabalho
A iluminação adequada dos ambientes de trabalho aumenta a produtividade das pessoas. A intensidade de luz que incide sobre o ambiente de trabalho deve ser suficiente para garantir uma boa visibilidade. Nos ambientes de trabalho quando há grandes exigencias visuais, o nivel de iluminação deve ser aumentado, colocando-se um foco de luz directamente sobre a tarefa.

10 CONT. Uma boa iluminação propicia a visualização do ambiente permitindo que as pessoas vejam , se movam com segurança e desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, precisa e segura, sem causar fadiga visual e desconforto . A iluminação pode ser natural, artificial ou uma combinação de ambas. Uma boa iluminação requere igual atenção para a quantidade e qualidade da iluminação.

11 CONT. A prática de uma boa iluminação para locais de trabalho é muito mas que apenas fornecer uma boa visualização da tarefa. É essencial que as tarefas sejam realizadas facilmente e com conforto. Desta forma ou maneira a iluminação deve satisfazer os aspectos quantitativos e qualitativos exigidos pelo ambiente.

12 Em geral a iluminação assegura:
Conforto visual, dando os trabalhadores uma sensação de bem – estar, desempenho visual, ficando os trabalhadores capacitados a realizar suas tarefas visuais, rapida e precisamente, mesmo sob circunstâncias dificeis e durante longos periodos, segurança visual, ao olhar ao redor e detectar perigos.

13 Principios ergonómicos de segurança no trabalho
Definições Segurança no trabalho - É o conjunto de métodos ou prevenção que são adotados com a finalidade de minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e também proteger a integnidade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Acidente de trabalho – É aquele que ocorre no exercicio do trabalho em serviços de empresa, causando lesão corporal ou perturbação funcional, podendo causar a morte, perda ou redução permanente ou temporaria de trabalho.

14 Objectivo da segurança do trabalho
É garantir que as actividdades se desenvolvam da forma como estavam previstas, sem oferecer riscos, eliminando também factores que possam levar o trabalhador a sofrer acidentes ou incidente, também tem como objectivo, prevenção de riscos profissionais. Incidente – É entendido como toda circunstância acidental ou episódio que não gere lesão ou perturbação funcional, não resulte morte ou incapacidade temporaria ou permanente do empregado.

15 Os factores de risco geralmemte encontrados no trabalho são:
Trabalho repetitivo; Postura inadequada; Esforço em excesso; Velocidade; Duração; Calor; Ruido; Iluminamento.

16 OBRIGADA FIM


Carregar ppt "DOCENTE : Gabriela Chamba"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google