Capítulo 10 – Inteligência Prof. Tatiana Volpato

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1 Capítulo 10 – Inteligência Prof. Tatiana Volpato

2 O Que é Inteligência Para William Stern: a capacidade pessoal para resolver problemas novos, fazendo uso adequado do pensamento. Outros autores: a utilização de todos os equipamentos mentais que dessem conta da adequação às tarefas da vida. Outras definições: inteligência é uma capacidade mental que pode ser medida e quantificada por meio dos famosos testes de QI.

3 O Que é Inteligência A inteligência é um conceito construído socialmente: as culturas consideram inteligência quaisquer atributos que possibilitem o sucesso nessas sociedades. Inteligência é a habilidade de aprender a partir da experiência, solucionar problemas e e usar o conhecimento para se adaptar a novas situações.

4 QI – Quociente de Inteligência
Quociente de inteligência (abreviado para QI, de uso geral) é um termo proposto por William Stern que significa o resultado da divisão da idade mental pela idade cronológica multiplicado por 100. A idade mental é obtida por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas de um sujeito, em comparação ao seu grupo etário. Assim, uma criança com idade cronológica de 10 anos e nível mental de 8 anos teria QI 80, porque (8/10) x 100 = 80.

5 Teorias da Inteligência

6 Teorias da Inteligência

7 Teorias da Inteligência

8 Teorias da Inteligência

9 Teorias da Inteligência

10 Teorias da Inteligência

11 Teorias da Inteligência

12 Teorias da Inteligência

13 Teorias da Inteligência

14 Teorias da Inteligência
É uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor em qualquer área de atuação. Define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.

15 PONTOS-CHAVE NA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Toda pessoa possui todas as oito inteligências; A maioria das pessoas pode desenvolver cada inteligência num nível mais adequado de competência; As inteligências funcionam juntas de maneira complexa; Existem muitas maneiras de ser inteligente em cada categoria.

16 OS DIFERENTES TIPOS DE INTELIGÊNCIAS
Inteligência lingüística Inteligência lógico-matemática Inteligência espacial Inteligência sonora ou musical Inteligência cinestésico-corporal Inteligência naturalista Inteligências pessoais: intrapessoal e interpessoal Inteligência existencial

17 INTELIGÊNCIA LINGÜÍSTICA
Inclui a capacidade de manipular a sintaxe ou a estrutura da linguagem, a semântica ou os significados da linguagem, suas dimensões pragmáticas e seus usos práticos

18 INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Inclui sensibilidade a padrões e relacionamentos lógicos, afirmações e proposições, funções e outras abstrações relacionadas

19 INTELIGÊNCIA ESPACIAL
Inclui a capacidade de visualizar, de representar graficamente idéias visuais ou espaciais e de orientar-se apropriadamente em uma matriz espacial.

20 INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA
Perícia no uso do corpo todo para expressar idéias e sentimentos e facilidade no uso das partes do corpo para produzir ou transformar coisas.

21 INTELIGÊNCIA SONORA OU MUSICAL
Capacidade de perceber, discriminar, transformar e expressar formas musicais.

22 INTELIGÊNCIA NATURALISTA
Perícia no reconhecimento e classificação das numerosas espécies do meio ambiente do indivíduo.

23 INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL
Capacidade de perceber e fazer distinções no humor, intenções, motivações e sentimentos das outras pessoas.

24 INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL
Autoconhecimento e a capacidade de agir adaptativamente com base neste conhecimento.

25 INTELIGÊNCIA EXISTENCIAL
Capacidade de situar-se ao alcance do compreensão integral do cosmos, do infinito, assim como a capacidade de compreender a existência humana.

26 Inteligência Lingüística  Vinícius de Moraes Inteligência Lógico- Matemática Inteligência Musical Einstein Mozart

27 Inteligência Espacial 
Picasso Inteligência Corporal-Cinestética Baryshnikov Inteligência Intra-pessoal  Freud

28 Inteligência Inter-pessoal 
Gandhi  Inteligência Espiritual Madre Theresa de Calcutá Inteligência Naturalística  José Lutzenberger

29 Teorias da Inteligência

30 Teorias da Inteligência

31 Teorias da Inteligência

32 Inteligência e o cérebro
Do ponto de vista psicofisiológico, a inteligência está relacionada à habilidade do córtex cerebral em fazer associações de informações, percepções e sensações. No córtex cerebral, há áreas específicas que processam dados memorizados e os associam aos dados novos ou de entrada, e a inteligência depende da habilidade ou competência dos processos que determinam a ativação e formação de circuitos neuronais.

33 Inteligência e o cérebro
As vias aferentes são as que trazem dados que alimentam os processamentos, enquanto as eferentes formam a saída dos dados processados. Dessa maneira, todas as formas de inteligência dependem da estrutura morfológica do cérebro. Algumas delas dependem de todo o sistema nervoso. O início da inteligência, do ponto de vista filogenético, começa com o surgimento dos neurônios associativos, “pois eles possibilitam a formação de padrões complexos de circuitos neuronais, dando início à formação de circuitos lógicos de memória e de processamento.

34 Inteligência e o cérebro
Segundo os cientistas do Instituto Neurológico de Montreal, a faculdade do saber está diretamente ligada à espessura do córtex cerebral, também conhecido como massa cinzenta - região que desempenha funções fundamentais como memória, pensamento, linguagem e consciência identificaram a correspondência entre a atividade de uma área específica do cérebro, o córtex pré-frontal, e a inteligência de uma pessoa. De acordo com o estudo, publicado no periódico Neuroscience, o número e a frequência de conexões cerebrais nessa região é maior em pessoas com melhor desempenho intelectual.

35 Inteligência e o cérebro
A inteligência depende de dois fatores: ter um córtex pré-frontal que faça bem o seu trabalho e fazer com que ele se comunique bem com o resto do cérebro.

36 Inteligência e o cérebro
Central de distribuição – De acordo com os cientistas, uma possível explicação é que o córtex pré-frontal atua como se fosse uma central de distribuição de dados, monitorando e influenciando outras regiões do cérebro. Há evidências de que a parte esquerda do córtex pré-frontal é a responsável por nos ajudar a manter o foco.

37 Inteligência e o cérebro

38 Inteligência e o cérebro
Córtex Cerebral: 90% da totalidade cerebral (parte visível); Capacidade de processar informações; Atribui significados às situações e acontecimentos; Área mais desenvolvida do cérebro; Designa-se por “Massa Cinzenta”; Conjunto de Neurónios Diferenciados; Atravessado por uma linha longitudinal;

39 Inteligência e o cérebro
Hemisfério Esquerdo Especializado em: Simbologia; Lógica; Pensamento mais Analítico (separa as ideias); Pensamento Linear ( um passo a seguir ao outro); Pensamento Verbal (escrito e falado);

40 Inteligência e o cérebro
Hemisfério Direito Responsável Por: Organização das Percepções Espaciais; Pensamento Sintético (associa as ideias); Pensamento Holístico (intuitivo); Pensamento Imagístico (rege-se por imagens);

41 Inteligência e o cérebro

42 Inteligência e o cérebro

43 Inteligência e Genética
Parece haver diferentes formas de inteligência coexistindo na mesma pessoa, tal que a importância da genética (herdada) e ambiental (aprendizagem adquirida) possam ser diferentes. Pesquisas com gêmeos idênticos, as quais foram separados no momento do nascimento, chegaram a conclusão de que aproximadamente 60% de nossa inteligência depende de fatores genéticos, e 40% de fatores ambientais. Porém, os estudos são inconclusivos. .

44 Inteligência e genética
A inteligência é poligenética, o que significa que muitos genes parecem estar envovlidos, cada um respondendo por muito menos de 1% das variações de inteligência. Os genes fazem diferença. Mesmo que todos fôssemos criados no mesmo ambiente intelectualmente estimulante, teríamos aptidões diferentes. Porém, as experiências de vida também contam. Desse modo. Biologia e a experiência se entrelaçam.

45 Inteligência e Gênero Estudos mostram que os homens se saem melhor em testes de capacidade viso espacial enquanto mulheres na expressão, percepção e memorização. mulheres saem-se melhor que homens em relações humanas, como por exemplo reconhecer aspectos emocionais e comunicação nas outras pessoas na expressão artística, estética, na execução de tarefas detalhadas e planejadas e etc. Estudos também inconclusivos, já que o aprendizado cultural é muito poderoso e influente entre os seres humanos.

46 Bibliografia David G. Myers, Psicologia. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
Ana Maria Merces Bock. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002.


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