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Turma: 1º ano Formador: Marco

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Apresentação em tema: "Turma: 1º ano Formador: Marco"— Transcrição da apresentação:

1 Turma: 1º ano Formador: Marco
PNAIC 2017 Setembro Turma: 1º ano Formador: Marco

2 Pauta Apresentação Facetas da alfabetização Consciência Fonológica
Jogos de Cfo Relatos de experiência docente Atividades para casa

3 1. Apresentação Nome sem a primeira sílaba
Trajetória na educação e no primeiro ano

4 2. Alfabetização: a questão dos métodos
Por que QUESTÃO? ASSUNTO A DISCUTIR CONTROVÉRSIA / POLÉMICA

5 2. Alfabetização: a questão dos métodos
O QUE É MÉTODO? um conjunto de procedimentos que, fundamentados em teorias e princípios, orientem a aprendizagem inicial da leitura e da escrita (alfabetização)

6 2. Alfabetização: a questão dos métodos
sintéticos analíticos

7 2. Alfabetização: a questão dos métodos
CONSTRUTIVISMO Tornou-se hegemônico no país (PCNs) Crítica sobre os métodos gerou a “desmetodização” sintéticos analíticos

8 2. Alfabetização: a questão dos métodos
“os métodos de alfabetização têm sido sempre uma questão porque derivam de concepções diferentes sobre o objeto da alfabetização, isto é, sobre o que se ensina quando se ensina a língua escrita.”

9 2. Alfabetização: a questão dos métodos
Primeira causa: aprender a ler ou a escrever? O que é mais importante? Em que momento? FRITH Passo Leitura Escrita 1a Logográfica (simbólica) 1b Logográfica Logográfica 2a Logográfica Alfabética 2b Alfabética Alfabética 3a Ortográfica Alfabética 3b Ortográfica Ortográfica

10 2. Alfabetização: a questão dos métodos
Segunda causa: aprender a ler para depois ler ou aprender a ler lendo?

11 2. Alfabetização: a questão dos métodos
“Diferentes métodos são fundamentados por diferentes conceitos de alfabetização” Diferentes facetas

12 2. Alfabetização: a questão dos métodos
LINGUÍSTICA SOCIOCULTURAL INTERATIVA

13 2. Alfabetização: a questão dos métodos
Linguística: alfabetização Interativa e sociocultural: letramento Objeto da linguística: conhecimento e apropriação do SEA. Objeto da interativa: habilidades de compreensão e produção de textos. Objeto da sociocultural: eventos sociais e culturais que envolvem a escrita.

14 2. Alfabetização: a questão dos métodos
Qual faceta é mais importante na aprendizagem inicial da leitura e da escrita? Magda Soares e Adams (1990): linguística Gough (1986): CL = LP x CO (Bruna, Portugal)

15 2. Alfabetização: a questão dos métodos
LEMBRAM DOS PAPÉIS?

16 2. Alfabetização: a questão dos métodos
ATIVIDADE EM GRUPOS DENTRO DO GRUPO DE CADA FACETA, DIVIDIR-SE EM MAIS DOIS GRUPOS ATIVIDADE COM O TEXTO

17 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
JOGO DO PRESENTE O QUE É CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA?

18 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
Iniciar, aprofundar e consolidar Compreender que as palavras são escritas com letras e que há variação na sua ordem Contar oralmente as sílabas das palavras e compará-las quanto ao tamanho Perceber as semelhanças sonoras iniciais e finais Reconhecer que as sílabas variam quanto a sua composição Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas

19 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
“o professor precisa ser um mediador da aprendizagem e, para isso, necessita planejar boas situações didáticas, selecionando e/ou criando bons recursos didáticos.”

20 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
[...] “quando chegam à escola, as crianças que convivem em um ambiente em que os adultos vivenciam situações diversificadas de contato com a escrita já dispõem de saberes, sobretudo aqueles relativos aos usos e funções da língua, mas precisam entender como funciona o SEA.”

21 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
Desde a década de 1970, pesquisas feitas em diversos países vêm demonstrando que existe uma relação entre o que se passou a chamar consciência fonológica e o aprendizado da escrita alfabética. Mas, afinal, o que é consciência fonológica?

22 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
Dizemos que um indivíduo exerce uma atividade metacognitiva quando ele, conscientemente, analisa seu raciocínio e suas ações mentais, “monitorando” seu pensamento. Quando a pessoa faz isso sobre a linguagem oral ou escrita, dizemos que ela está exercendo uma atividade metalinguística. Tal reflexão consciente sobre a linguagem pode envolver palavras, partes das palavras, sentenças, características e finalidades dos textos, bem como as intenções dos que estão se comunicando oralmente ou por escrito. Quando reflete sobre os segmentos das palavras, a pessoa está pondo em ação a consciência fonológica.

23 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
Exemplo falar cavalo, quando lhe pedimos que diga uma palavra começada com o mesmo pedaço que aparece no início da palavra casa; observar que a palavra janela tem 3 pedaços” (sílabas), que a palavra casa tem 2 “pedaços” e que, portanto, a primeira palavra é maior; falar palavras como caminhão ou macarrão, quando lhe pedimos que diga uma palavra que rime com feijão; identificar, ao lhe mostrarmos 4 figuras (gato, bode, galho e mola), que as palavras gato e galho são as que “começam parecido”, porque começam com /ga/; identificar, ao lhe mostrarmos 4 figuras (vestido, martelo, vampiro, coruja), que as palavras vestido e vampiro são as que começam parecido, porque começam “com o mesmo sonzinho”.

24 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
Tipo de operação Separar Juntar Contar Adicionar Subtrair Tipo de segmento Rima Sílaba Intrassilábico Fonema Posição Início Meio Fim

25 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
“Precisamos, portanto, estar atentos para quais habilidades de consciência fonológica uma criança precisa desenvolver à medida que vai se apropriando do SEA.”

26 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
Psicogênese da Língua Escrita (Emília Ferreiro) Icônica Garatuja Pré-silábica Silábica quantitativa Silábica qualitativa Silábica alfabética Alfabética Ortográfica VSDEK VUC PEK PETK PETEKA PETECA

27 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
Silábica quantitativa Contar e separar sílabas Comparar tamanho de palavras Silábica qualitativa Produzir rimas Palavras de mesma sílaba inicial Alfabética Palavras com mesmo fonema inicial

28 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
“as habilidades de consciência fonológica importantes para uma criança se alfabetizar não aparecem com a maturação biológica, como parte do desenvolvimento corporal. Elas dependem de oportunidades para refletir sobre as palavras em sua dimensão sonora. Portanto, a escola tem um papel essencial em fomentar seu desenvolvimento no final da educação infantil e no começo do ensino fundamental;”

29 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
CFo  condição necessária mas não suficiente compreender relação oral-escrito  forma escrita “poder montar e desmontar palavras e poder observar a sequência de letras de palavras parecidas são importantes suportes cognitivos para as crianças pensarem nos segmentos sonoros, muito mais abstratos e sem uma aparência material (Ferreiro, 2003; Bradley & Bryant, 1987).”

30 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
FEIJÃO CAMINHÃO CORAÇÃO TUBARÃO PÃO LEÃO

31 Letras correspondentes
Vogais Orais Vogais Nasais Fonema vogal Letra correspondente /a/  a /e/  e /i/  i /ó/  o /o/  /u/ u Fonema vogal Letras correspondentes /ã/ ã, am, an /ẽ/ em, en / ĩ / im, in /õ/ õ, om, on /ű/ um, un

32 Consoantes Papel das Cavidades Nasais Orais Nasais Modo de Articulação Oclusivas Constritivas Fricativas Vibrantes Laterais Papel da cordas vocais Surdas Sonoras Sonora Ponto de articulação bilabiais  p b m labiodentais f v linguodentais t d alveolares s c ç z r rr l n palatais x ch g j lh nh velares c q (k) (guê)

33 3. Consciência Fonológica – Ano 1, Un. 3, p. 19-25
E AGORA?...

34 4. Jogos de Consciência Fonológica
RIMA - ATIVIDADE 1.1 – Ajude a contar a história RIMA - ATIVIDADE 2.1 – Ciranda cirandinha SÍLABA (ADIÇÃO) - ATIVIDADE 7.1 – Junta-junta no final FONEMA (IDENTIFICAÇÃO) - ATIVIDADE 12.2 – Festa do som inicial FONEMA (SUBTRAÇÃO) - ATIVIDADE 18.1 – Um a menos no início – câmera lenta Programa próximo slide

35 SEGMENTAÇÃO/CONTAGEM
UNIDADE NÍVEL SESSÃO TAREFA HABILIDADE 1 RIMA e ALITERAÇÃO RIMA IDENTIFICAÇÃO PRODUÇÃO ALITERAÇÃO 2 SÍLABA SEGMENTAÇÃO/CONTAGEM ANÁLISE SÍNTESE ADIÇÃO SUBTRAÇÃO INVERSÃO ANÁLISE/SÍNTESE 10ª 3 FONEMA 11ª 12ª 13ª 14ª 15ª 16ª 17ª 18ª 19ª SEGMENTAÇÃO 20ª 21ª 22ª 23ª 24ª 25ª 26ª ANÁLISE / SÍNTESE 27ª 28ª 29ª 30ª

36 4. Jogos de Consciência Fonológica
Dividir em grupos Criar um jogo - SORTEIO

37 5. Relatos de Experiências Docentes
Livro Azul: dividir em subgrupos, onde cada grupo vai escolher, ler um relato e apresentar a síntese. Relatos pessoais: deixar espaço para os professores fazerem o relato de algumas de suas experiências

38 6. Atividade para CASA Atividade a distância:
Magda Soares – A reinvenção da alfabetização – Ler e fazer um resumo, levantando os principais pontos, relacionando com sua prática pedagógica. Jogo de CFo – Elaborar um jogo de consciência fonológica, definindo a habilidade (identificação, síntese, análise), o tipo de tarefa (síntese, segmentação, adição, subtração, inversão), o nível de CFo (silábico ou fonêmico) e a posição (início, meio ou fim). Atividade em serviço: Jogo de CFo – Aplicar o jogo de consciência fonológica elaborado.

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